18 de abr. de 2017

Vereadora Meyre Câmara, tem requerimento aprovado para que se faça as sinalizações das ruas de Umarizal

Vereadora Meyre Câmara (PSB), na apresentação do seu requerimento. Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

Foi aprovado por unanimidade na sessão legislativa dessa terça-feira (18), na Câmara Municipal de Umarizal-RN, o Requerimento nª 005/2017 de preposição da vereadora Meyre Câmara (PSB), na qual requeria do Departamento Estadual de Transito DETRAN-RN em parceria com o Poder Público, para que façam a sinalização de todas as ruas e avenidas do município de Umarizal-RN.

A parlamentar na defesa do seu requerimento, externou uma iniciativa que a cidade de Caraúbas-RN, juntamente com o DETRAN tomaram para melhorar o tráfego de pedestres e veículos daquele município, com colocações de placas de sinalizações, faixas de pedestres entre outras.

“Essas sinalizações vêm de forma significativa ajudar ao tráfego de pedestres e veículos em nossa cidade. Haja visto que essas sinalizações, vão fazer que as nossas vias fiquem sinalizadas e possam evitar possíveis acidentes”, destacou a vereadora Meyre Câmara (PSB).


Assessoria de Imprensa da C.M.U 

Rejane Silva Galdino Ranielle via Facebook/ / / / /Gratidão é a palavra... Pela inesperada homenagem recebida hoje na sessão da Câmara pelos queridos vereadores Neide Freitas, Maikon Nunes... Muito emocionada!

Para mim não há dinheiro que pague, o momento especial que pude vivenciar junto com a equipe educadora da Creche Dina de Brito.
Poder compartilhar o meu pouco, porém de coração foi muito gratificante. 
E receber como retribuição o sorriso, alegria daquelas crianças não tem preço. "Jamais esquecerei".
Agradeço de coração também a Diretora Ednete Freitas e a toda equipe daquela instituição de ensino, o acolhimento e a atenção. 

E deixar aqui também meu agradecimento ao meu parceiro, companheiro de todas as horas e que está sempre do meu lado me apoiando... Meu esposo Ranielle Rejane Galdino.






Secretaria Municipal de Saúde se mobiliza para mais uma campanha de doação de sangue; Hemocentro volta a Umarizal dia 29


a última data marcada, ônibus não chegou a Umarizal por que o Governo do Estado não pagou o posto que abastece o transporte

15
O Hemocentro de Pau dos Ferros deverá voltar a Umarizal no próximo dia 29 de abril, segundo informa o secretário de Saúde, Ubiratan Paiva. Na última data marcada, o veículo ficou impossibilitado de chegar a Umarizal, por que o Governo do Estado não pagou o posto responsável por abastecer o transporte.
“O Hemocentro ligou para mim querendo remarcar a data para vir fazer a coleta de sangue e eu aceitei e ficou agendado para o dia 29 de abril”, conta Ubiratan.
O ônibus do Hemocentro ficará em Umarizal das 8h às 13h, ao lado do Bosque Municipal Anatildes Dias de Souza, em frente ao Centro Administrativo.
Suporte
Reprodução
De acordo com Ubiratan, a Prefeitura de Umarizal, através da Secretaria de Saúde, dará todo suporte para que a equipe que vem com o veículo realize a coleta de sangue. “A secretaria faz a divulgação convidando a população a doar e a prefeitura entra também com a parte da alimentação das pessoas que vem com o Hemocentro. Garantimos toda estrutura para que seja feito o evento”, explica.
Ubiratan acredita que, assim como nas outras vezes que esteve em Umarizal, o Hemocentro irá conseguir uma grande quantidade de doações. “Umarizal já tem vários doadores de sangue que sempre estão colaborando. Faremos uma boa divulgação para que seja feita uma boa coleta para que o banco de sangue fique bem abastecido”.

Umarizal Fest 2017 ---- comprem já o seu Abadá.......


Vereador Gilmar Freitas (PR) solicita envio de ofício ao secretário de obras do município.

O teor do oficio foi requerer que o senhor secretário faça reparos na iluminação publica entre as ruas Tancredo neves e Almaque dias, o parlamentar foi procurado por vários moradores onde os mesmos disseram que naquele setor se encontra quatro posteis com as lâmpadas queimadas..

Prefeiturade Umarizal inicia resgate da cultura local com competição de “Melhor Judas” e sessão de cinema

prefeitura de Umarizal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer promoveu na semana passada programação cultural relativa a Semana Santa, tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Na sexta-feira, 14, o filme A Paixão de Cristo foi exibido em um telão no ginásio poliesportivo José Antônio de Oliveira e no sábado, 15, foi realizado o Malha Judas, competição que escolheu o boneco mais estilizado e bem caracterizado pelos participantes.
“Foi um evento bem produtivo e que nos próximos anos queremos continuar e até aprimorar”, ressalta a secretária de Cultura, Heleneide Amorim.
A competição para escolha do “Melhor Judas” foi disputada. O título foi dividido entre dois participantes. Os “Judas” denominados de João Zap Zap e Raul Seixas foram os ganhadores. Os donos dos bonecos dividiram uma cesta básica, prêmio simbólico preparado pela secretaria com o apoio do comércio local. “Foi bem participativo”, avalia Heleneide.
No próximo ano, o Malha Judas deverá acontecer novamente, porém em uma outra localidade. “Vamos trazer o evento para o Bosque Municipal”, informa a secretária.
Resgate da Cultura
O resgate de tradições culturais e de festividades populares que eram realizadas em Umarizal e que se acabaram ao longo dos anos integra a lista de ações que a gestão da prefeita Elijane Paiva (DEM) pretende executar durante sua administração. Todos os projetos na área da cultura, segundo a chefe do executivo, objetivam valorizar a produção cultural local e promover os artistas da cidade.

Prefeitura de Umarizal disponibiliza carteira de estudante para universitários




A Prefeitura Municipal de Umarizal (PMU), por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está disponibilizando as carteiras de identificação estudantil para todos os universitários da cidade que são usuários do transporte escolar intermunicipal e que estudam em várias universidades espalhadas pelo interior do estado.

Para todos os estudantes que fizeram seus cadastramentos e entregaram seus respectivos documentos na secretaria de Educação à época da divulgação, já podem buscar suas carteirinhas estudantil na sede da própria SME, no Centro Administrativo, em horário de expediente, das 8h às 13h.

Segundo a secretária de Educação, professora Eva Dias, os beneficiados pelo documento estudantil são alunos que viajam para Patu, Apodi, Mossoró, Caraúbas e Jundiaí (nesse último caso, sempre no início e término de cada semestre) e que estudam nas seguintes instituições: UERN, UFERSA, IFRN, UNP e Escola Agrícola de Jundiaí.

"Estamos trabalhando para facilitar e dinamizar o transporte estudantil de nossos universitários. A nossa pretensão é fazer com nossos jovens tenham o máximo de foco somente nas suas qualificações e deixem as questões burocráticas por nossa conta. As carteirinhas identificam os alunos, que têm livre acesso ao ônibus já que 'caroneiros' são terminantemente proibidos", destaca a secretária.

"Quero aproveitar o espaço e ressaltar que o bom uso assim como a manutenção do estado do ônibus é responsabilidade de cada aluno. Os motoristas são responsáveis pelos veículos e autorizados a fiscalizar qualquer sinal de depredação com identificação do aluno que a praticar", finaliza a professora Eva Dias.


Ainda segundo a professora Eva Dias, os alunos que não fizeram seus cadastros poderão se dirigir à sede da secretaria, também no horário de expediente, munidos de todos os documentos pessoais e comprovante de residência e de matrícula de sua respectiva universidade e assim confeccionar sua identidade estudantil.

Turno da tarde da Escola Tancredo Neves está mantido, diz diretora.

Pelo menos por enquanto o turno vespertino está mantido; escola investe em reforma para atrair alunado perdido nos últimos anos.
 
78
Foto: Escola Municipal Tancredo Neves atende a mais de 400 alunos, a maioria matriculado no turno da manhã - Foto: Léo Silva
O funcionamento da Escola Municipal Tancredo Neves no turno vespertino está mantido, pelo menos por enquanto, segundo informou ao O Umarizalense, a diretora Leandra Moura. Em entrevista nesta segunda-feira, 17, a gestora explicou por que há a possibilidade de horário da tarde ser fechado. A queda da quantidade de alunos é um dos principais motivos.
“Ainda na gestão de Néo como prefeito, nós tínhamos aqui quase mil alunos. Em 2016 o ano encerrou com 434 e 2017 iniciamos com 417. Sobre o turno vespertino, as gestões anteriores acomodaram o ginásio todo pela manhã, deixando a carência do turno vespertino. Bom seria se pela manhã funcionasse só o primário e a tarde funcionasse o ginásio”, explica Leandra.
Alunos assistem aula em salas recém-pintadas e com janelas novas – Foto: Léo SIlva
Com ginásio funcionando pela manhã, o turno da tarde ficou vago e o matutino superlotou, segundo a diretora. “Estamos com turmas com 38 alunos, quando a grade exige 35 alunos por turma”, detalha Leandra.
Para reverter a situação, a diretora diz que uma das estratégias adotadas pela coordenação da escola, em conjunto com a Secretaria de Educação e a gestão da prefeita Elijane, é a reestruturação da escola, com investimentos em reformas e no aperfeiçoamento do ensino. “A nossa meta é mostrar que somos bons. Mostrar que a gente oferece um trabalho igual ou até melhor que o de escolas do Estado que estão com suas salas superlotadas e que não tem professores em todas as suas salas”, ressalta Leandra.
Diretora Leandra ao lado de outros educadores da Tancredo Neves – Foto: Léo Silva
“Estrutura física nós temos e de boa qualidade. Ótimos professores também. Então nossa estratégia para atrair os alunos de volta é mostrar trabalho, mostrar que oferecemos o melhor”, acrescenta a gestora.
Visita
Prefeita Elijane ao lado da secretária de Educação Eva Dias em visita a escola na manhã desta terça-feira, 18. – Foto: Léo Silva
Na manhã desta terça-feira, 18, a prefeita Elijane Paiva ao lado da secretária de Educação, Eva Dias visitaram a escola. Elas vistoriaram as reformas em andamento – como a pintura do prédio e os serviços de limpeza –, e conversaram com funcionários, professores e alunos sobre a qualidade da merenda, da água e das aulas.
“Nós precisamos melhorar a nossa educação como um todo […] Temos quatro anos para trabalhar. Não podemos fazer milagre nesses primeiros meses, mas não vamos medir esforços para que a educação do município tenha uma melhora significativa”, afirma Elijane.

Educação do município volta a se desenvolver e escolas se reestruturam com ações do governo Elijane

O "antes" e o "depois", registrado pela direção através de fotografias impressionam; reparos das escolas é uma das prioridades no início do governo de Elijane Paiva.
 
151
Prefeita visita escolas para avaliar reformas - Foto: Léo Silva
Reformadas, limpas e organizadas. Em pouco mais de três meses, a prefeita Elijane Paiva (DEM) modificou o cenário das escolas municipais que hoje estão de cara nova. Na manhã desta terça-feira, 18, a chefe do executivo, acompanhada da secretária de Educação, Eva Dias, viu de perto as mudanças produzidas pela sua administração.
A primeira unidade escolar visitada foi a Tancredo Neves. O ambiente foi totalmente transformado. Pintura, retirada de entulhos, conserto de utensílios e outras ações importantes reconstruíram a escola que, pouco a pouco, volta a ser referência em educação na cidade.
Prefeita Elijane e secretária conversam com estudantes da Tancredo Neves – Foto: Léo Silva
O reconhecimento do trabalho executado vem dos próprios alunos. Em visita de sala em sala, professores e estudantes elogiaram a qualidade da merenda, o ambiente escolar limpo e a qualidade do ensino que deu um salto.
“Estamos sempre passando, sempre visitando as escolas exatamente para ver o que as crianças estão achando, pois o nosso foco principal, são elas. Elas são quem tem que nos dizer o que tem de positivo no nosso ambiente escolar e o que tem de negativo”, destaca Elijane.
O empenho da prefeita é reconhecido pela administração da escola. A diretora Leandra Moura enaltece a preocupação de Elijane com o bem estar de educadores e estudantes. “Quando entramos aqui, a prefeita veio com a gente e foi ela quem se preocupou com a parte física da escola, ela teve a preocupação. Apesar de todas as dificuldades, estamos tendo o apoio total da prefeitura”, afirma a gestora.
Através de fotos, a gestão da escola registrou o antes e o depois das reformas:
Antes:

Prefeita Elijane Paiva e a secretária de educação Eva Dias visita escolas.

Hoje pela manhã a prefeita de umarizal e a secretária de educação Eva dias estiveram visitando a escola municipal Tancredo Neves, essas visitas vão ser rotineiras, a prefeita quer acompanhar de perto o funcionamento de todas as escolas da rede municipal.