15 de mai. de 2015

COLUNA DO TL - 15.05.15 CURTINHAS DO BLOG

COLUNA DO TL - 15.05.15 CURTINHAS DO BLOG

Heracles Dantas
Wilma de Faria2
SUMIÇO
A ex-governadora Wilma de Faria anda meio sumida da cena política. A guerreira está mergulhada há vários dias. Sumiu tanto que deu margem a boatos sobre seu estado de saúde. Por onde anda a mãe de Márcia? O que é que tá havendo?
GAZE
Inadmissível a falta de material básico no maior hospital de urgência e emergência do Estado. Não há desculpa que justifique faltar gaze e esparadrapo no Hospital Walfredo Gurgel.
DEMISSÃO
Esse caso do Walfredo, que levou o Governo do RN ao noticiário nacional de forma negativa, é merecedor de demissão sumária de quem foi o responsável pelo desleixo inaceitável. O secretário de Saúde, Ricardo Lagreca, deveria ter tomado essa posição de imediato. A não ser que a culpa não seja da direção do Walfredo. Nesse caso, quem mereceria demissão seria o próprio secretário.
REUNIÃO
O PT se reuniu na manhã desta sexta-feira para discutir Natal. O partido enfrenta uma ‘rebordosa’ de desgaste por tabela; no plano nacional, corrupção e desgaste do Governo Dilma deixam a legenda negativada perante o eleitorado. O desgaste também respinga em suas lideranças locais.
CANDIDATURA
O nome do deputado Fernando Mineiro é o mais forte para disputar a Prefeitura de Natal. Hoje, por conta do desgaste do partido, seus índices não são animadores. Porém, o tempo poderá ajudar na construção da candidatura.
NOME
Fernando Mineiro é um nome limpo, sério e nunca foi envolvido em nenhum tipo de escândalo ou falcatrua. Além disso, tem conteúdo e conhece Natal como ninguém. É um quadro de respeito da política potiguar. Porém, sabe que sua situação eleitoral não depende apenas de suas qualidades pessoais. O partido ajuda; ou atrapalha. Hoje, por incrível que possa parecer ou algum petista admitir, o desgaste do PT está engessando o crescimento da candidatura de Mineiro.
SOLIDARIEDADE
Hoje pela manhã, ocorreu o sepultamento de Potizinho, filho do ex-deputado e atual conselheiro do TCE, Poti Jr. Momentos de muita emoção diante do sofrimento da família. Políticos de variados partidos, conselheiros do TCE e amigos prestaram solidariedade aos pais.
PRESENÇA
O deputado estadual Souza, que tem atuação mais destacada em Mossoró e na região de Areia Branca, está reforçando seu nome através da presença em praticamente todos os eventos que ocorrem naquela área. Souza é deputado de primeiro mandato, humilde e interiorano da gema; sabe como conquistar redutos que não lhe foram tão favoráveis em 2014. Vai ajudar a eleger um bom número de prefeitos na sua região para sedimentar sua permanência na Assembleia.  
TABAJARA
Os questionamentos feitos a respeito do uso político da reta tabajara, são absolutamente verdadeiros e oportunos. A questão é que o blog do BG publicou um desabafo do jornalista Woden Madruga, principal colunista do jornal Tribuna do Norte, de propriedade do ministro Henrique Alves. Woden bateu pesado e chamou o ‘lenga-lenga’ de farsa, que teria sido usada na campanha eleitoral.
FARSA
Woden está certo. Foi uma farsa. Mas não foi a primeira de Henrique. O marido de Laurita contabiliza várias farsas de projetos sem execução no RN. Em 2013 e 2014, quem estivesse fora do Estado e acompanhasse as notícias do RN, iria imaginar que aqui havia se transformado num grande celeiro de desenvolvimento e que os problemas não faziam parte de nosso cotidiano. Tudo enganação com objetivo eleitoreiro. Punido com a derrota.
http://www.tuliolemos.com.br/noticia/4699/

Água oferecida em Paraná/RN pode ter substância cancerígena

Água oferecida em Paraná/RN pode ter substância cancerígena

Água em município do interior pode conter substância cancerígena
O Ministério Público do RN instaurou inquérito civil público para apurar a "eventual presença de substância cancerígena na água do Açude Antas, manancial utilizado pela CAERN para abastecimento da comunidade rural da Vila Caiçara e adjacências, no Município de Paraná", no interior do RN. O caso foi publicado na edição de hoje (14) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo a informação que chegaram ao MPRN, na década de 1980, "foram exploradas jazidas de esmeraldas na área em que posteriormente foi construído o referido açude, havendo a necessidade de avaliar se a água do manancial poderia estar contaminada com metais pesados decorrentes da exploração do minério".

O promotor responsável pelo caso, Ricardo José da Costa Lima, já solicitou o mais breve possível, "a realização de perícia, através da FUNPEC, na água do Açude Antas, manancial utilizado pela CAERN para abastecimento da comunidade rural da Vila Caiçara e adjacências, no Município de Paraná/RN, no afã de avaliar a eventual presença de substância cancerígena decorrente da contaminação do manancial com metais pesados, resultado da exploração de minérios (jazida de esmeraldas) ocorrida há décadas atrás no local onde atualmente se situa o referido manancial".

Além disso, o promotor oficiou a CAERN, no prazo de 20 dias, informações sobre a realização de análise técnica na água proveniente do açude Antas e se o produto disponibilizado à população após o processo de tratamento realizado pela concessionária está adequado ao consumo humano sem riscos à saúde.
http://www.tuliolemos.com.br/noticia/4693/

Parabéns ao secretário Mazinho que se sensibilizou com a situação da rua joaquim de Alencar e mandou ajeitar ......

Agora sim está mais parecida com uma rua!!!!! .

Presidente da câmara de vereadores “Paulo Márcio”(PSD) e o vereador Zé Moura(PSDB) recebeu a visita da Ex – candidata a deputada Federal “Heleneide amorim”.

Foi uma visita de rotina, mais os parlamentares conversaram alguns minutos com a ex  - candidata, e o assunto claro eleições 2016, agora o conteúdo de tudo é mantido em absoluto sigilo.

SENADOR FERNANDO COLLOR DE MELO PEDE IMPEACHMENT DE " RODRIGO JANOT"



Primeiro e único presidente afastado do cargo em processo de impeachment no Brasil, o hoje senador Fernando Collor (PTB-AL) entrou com quatro representações, na noite de ontem (12), contra o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por crime de responsabilidade. Um dos políticos investigados na Operação Lava Jato, Collor quer o impeachment de Janot. O senador é suspeito de ter recebido R$ 3 milhões em propina por negócio firmado com uma subsidiária da Petrobras.

Robinson Faria participa de reunião sobre agenda federativa no Senado


robinsonJHO governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, e demais chefes dos executivos estaduais participam de reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para retomar a agenda federativa.
O encontro acontecerá na próxima quarta-feira (20), em Brasília, com a presença do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Um dos principais pontos a ser discutido na reunião será a repactuação das obrigações orçamentárias dos entes federativos para a segurança pública, educação, saúde e previdência.

Lula endossa críticas que Renan dirige a Dilma

lula_renan
Josias de Souza destaca que em almoço na residência oficial da presidência do Senado, Lula ouviu críticas de Renan Calheiros à administração de Dilma Rousseff. Podendo defender a pupila, Lula preferiu endossar os reparos. Em essência, Renan disse que o governo padece de falta de rumo. Ele condena Dilma por chamar de ajuste fiscal um pacote que se limita a restringir benefícios trabalhistas, sem apresentar ao país uma estratégia para a retomada do crescimento.