24 de set. de 2012

SAÚDE / GOVERNO ROSALBA UM DESASTRE TOTAL


Metade das salas de cirurgia do Walfredo Gurgel funciona como UTI

Pacientes em estado grave ocupam três leitos do centro cirúrgico.

Médicos alertam para o risco de morte de pessoas em situação crítica.


"A situação caótica do maior complexo de saúde do Rio Grande do Norte, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, parece piorar a cada dia". A opinião é de Geraldo Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN). Segundo ele, não bastasse a superlotação dos corredores, somente três das seis salas do Centro Cirúrgico estão aptas para realizar procedimentos cirúrgicos."Três delas estão ocupadas com pacientes em estado grave à espera de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)", acrescentou.

A assessoria de imprensa do Walfredo Gurgel confirmou a situação e explicou que, à medida em que leitos de internação no próprio complexo ou em outras unidades estaduais de Saúde forem disponibilizados, os pacientes serão transferidos.

No início da manhã desta segunda-feira (24), ainda de acordo com Geraldo Ferreira, a situação era ainda pior. "Somente uma sala de cirurgia estava sendo utilizada para intervenções cirúrgicas", pontuou.

Para tentar resolver o problema, a presidência do Sinmed encaminhou ofício à governadora Rosalba Ciarlini, à Secretaria Estadual de Saúde, ao Conselho Regional de Medicina e à direção do Hospital Walfredo Gurgel. "Nós solicitamos providências urgentes aos gestores, pois existem pacientes que correm o risco de morrer se as cirurgias não forem realizadas", alertou Geraldo Ferreira.

De acordo com comunicado encaminhado ao G1 pelo Sindicato, os pacientes permanecem nas salas de cirurgia por falta de vaga em UTI. Na nota, o Sinmed relata que existem cinco pacientes em "situação gravíssima" nos respiradores e aparelhos de anestesia e sem médico acompanhante.


"Os anestesiologistas estão dando cobertura a estes pacientes quando sua função é a execução dos procedimentos anestésicos para cirurgias, que não têm condições de serem realizadas pela falta de salas. Há risco de morte, tanto para os pacientes que estão em sala aguardando vaga em UTI, quanto aos que estão aguardando sala para cirurgia", destacou Geraldo Ferreira.

Segundo dados estatísticos do Hospital Walfredo Gurgel, para esta segunda-feira existem 79 pacientes à espera de uma cirurgia ortopédica, dos quais, 47 são do interior. Há, ainda, 57 pessoas aguardando atendimento de clínica médica. Deste total, 33 são oriundos de municípios do Rio Grande do Norte diferentes da capital. Já à espera de uma vaga na UTI, contabilizou-se 29 pacientes, dos quais 15 são de outras cidade que não Natal.

POR ANNA RUTH DANTAS / PANORAMA NAS RUAS

JOÃO MAIA EM ASSU

O deputado federal João Maia participou de mobilização em Assu, ao lado do prefeitável George Soares. Os dois caminharam juntos no comércio da cidade, ontem. “Nós vamos ganhar esta eleição, sabe pra que? Pra respeitar a vontade do povo, resgatar a dignidade do povo de Assú, para dizer um não a ingratidão e traição. George é uma pessoa respeitada em todo o RN como deputado sério e que defende as causas populares. Vamos trabalhar por saúde, educação, segurança, mas vamos trabalhar principalmente pela geração de emprego para os jovens de Assú”, destacou João Maia em seu discurso.



ELÍDIO EM JARDIM DE PIRANHAS

O prefeitável de Piranhas Elídio recebeu o apoio de duas novas lideranças estaduais. A deputada Márcia Maia (PSB) e o deputado Fernando Mineiro (PT) anunciaram adesão a coligação.


AGRIPINO NO OESTE

O senador José Agripino foi dedicado às campanhas da Região Oeste. O presidente nacional do Democratas participou de comícios em quatro municípios, que têm candidatos do Democratas à prefeitura. Nos discursos, o líder do DEM no Senado destacou o vigor do partido nessas eleições e a expectativa de crescimento ao final do pleito de outubro. “Nós disputamos a eleição com grande chance de vitória em várias capitais do país como Salvador, Aracaju e Fortaleza. No RN também sairemos vencedores em muitas cidades. Depois de 7 de outubro, estaremos maiores do que quando começamos essa campanha”, anunciou.


PANCADÃO DE VILTON CUNHA EM CURRAIS NOVOS

O deputado federal Fábio Faria e o deputado estadual Ezequiel Ferreira participaram de grande mobilização na cidade de Currais Novos, defendendo o nome de Vilton Cunha. “Eles deram um tiro no pé ao perseguir Zé Lins. Vilton Cunha é um nome novo, empreendedor, honesto, e que têm modernidade e projetos importantes para beneficiar Currais Novos. Chegou a hora do povo ter vez e o povo quer o melhor. Por isso também vim somar aqui para eleger Vilton e João com a força de Zé Lins”, discursou Ezequiel.


GARIBALDI NA CAMPANHA MUNICIPAL

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, dedicou a noite de ontem aos municípios de Lagoa de Pedra, Serrinha, Passagem e São José do Mipibú, na região agreste do Rio Grande do Norte. Na primeira manifestação política, em Mandú – distrito de Lagoa de Pedra, o ministro foi levar seu apoio a candidatura de Ana Pontes e Cláudia da Farmácia (ambas PMDB). De lá, Garibaldi seguiu para o Povoado de Maretas, em Serrinha, onde declarou – ao lado do deputado federal Henrique Eduardo Alves – apoio ao ex-prefeito Fabiano e á vice Eroíza (ambos PMDB). Em seguida, Garibaldi Filho se deslocou até o município de Passagem onde participou do comício do candidato a prefeito pemedebista Tota; e do vice Luciano (PT).



A COLIGAÇÃO RESPEITO PELO POVO CONVIDA TODA A POPULAÇÃO PARA A SEMANA 22




RESPEITOSAMENTE AO POVO DE UMARIZAL,

A COLIGAÇÃO RESPEITO PELO POVO CONVIDA TODA A POPULAÇÃO PARA A SEMANA 22. SERÃO TRÊS DIAS DEDICADOS A MOVIMENTAÇÕES POLÍTICAS DE ELIJANE, DR GUARACI, CANDIDATOS A VEREADORES DA COLIGAÇÃO, LIDERANÇAS, E DE TODO O POVO DO 22 . VISTA AZUL OU VERDE E VENHA COM SUA FAMÍLIA, COM SEUS AMIGOS, FAZER PARTE DESTES 3 GRANDES EVENTOS. TODO MUNDO A PÉ!

EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES.

Assessoria da Coligação Respeito pelo Povo.