14 de ago. de 2013

VEREADOR ERICO ONOFRE PEDE PARA QUE SEJA FEITO O ROÇO DAS ESTRADAS DA ZONA RURAL.






Ontem na seção da câmara de vereadores de Umarizal no uso de sua palavra o vereador Erico Onofre do (PMDB)  pediu ao presidente da casa para enviar um oficio a secretaria de infraestrutura para que a mesma fizesse o roço das estradas de toda a zona rural de Umarizal.



O VEREADOR BAZOCA PEDIU O ESFORÇO DO VEREADOR ERICO ONOFRE PARA QUE A CONAB DE UMARIZAL POSSA TAMBÉM SE BASTECIDA COM FEIJÃO, ARROZ E TORTA DE ALGODÃO PARA QUE OS AGRICULTORES DO NOSSO MUNICÍPIO POSSAM SER MAIS BEM BENEFICIADOS, E O VEREADOR ERICO SE COMPROMETEU EM AGILIZAR PARA VER SE ISSO É REALMENTE POSSÍVEL

TRE cassa prefeito de Caiçara do Norte e determina novas eleições em até 90 dias



Em sessão realizada nesta terça-feira, por unanimidade de votos, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral – TRE-RN decidiu, em consonância com a Procuradoria Regional Eleitoral manter a decisão do juiz de primeiro grau que cassou o diploma do prefeito e vice-prefeito do município de Caiçara do Norte, respectivamente, Alcides Fernandes Barbosa e Victor Vinícius de Almeida, por captação ilícita de votos.
Também decidiu pela aplicação de multa e realização de novas eleições, em razão da nulidade ter atingido mais da metade dos votos válidos em data a ser definida pelo TSE. A Corte decidiu, ainda, a inelegibilidade do prefeito e vice-prefeito por um período de oito anos. Enquanto não se realizam as eleições, permanece interinamente no cargo o presidente da Câmara Municipal.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE teve como relator o juiz Verlano Medeiros.Em seu voto, ele afirma que a ação, encampada pelo Diretório Municipal do PMDB, foi proposta em razão da prática de captação ilícita de sufrágio, materializada na forma de entregar dinheiro, ajudar a emitir certificado de registro de pescadores e prometer empregos em troca de votos, “numa afronta à lisura e ao equilíbrio do pleito eleitoral”.
O relator acrescentou, ainda em seu voto que “o processo eleitoral do município de Caiçara do Norte foi eivado de máculas, onde os recorrentes através de um esquema orquestrado, buscaram e conseguiram vilipendiar a livre vontade dos eleitores, sem deixar que suas vontades prevalecessem soberanamente nas urnas”. 
Para Verlano Medeiros, “na qualidade de relator, ficou mais do que provado, o vilipêndio e o desrespeito à livre vontade do eleitor de Caiçara do Norte/RN perpetrados pelos recorrentes e seus subordinados. Teceu-se, assim, verdadeira teia de troca de vantagens materiais pelos votos dos eleitores do município, numa tentativa criminosa de se alçar ao poder do Executivo Municipal”.
Do TRE

Governadora Rosalba Ciarlini pode apoiar Dilma Rousseff para reeleição de presidente

Por Murillo Camarotto | Do Valor
A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), disse ontem pela primeira vez que pode apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff no ano que vem. Sua postura, considerada excessivamente simpática ao Palácio do Planalto, já vinha suscitando críticas entre colegas de partido, sobretudo do senador José Agripino Maia, que além de presidente nacional do Democratas é uma das principais lideranças políticas do Rio Grande do Norte.
Em conversa com o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, a governadora destacou seu bom relacionamento com o Planalto na esfera administrativa, mas também elogiou a forma como Dilma recebe seus pleitos. “Há uma relação muito harmoniosa em questões do nosso Estado, como projetos na área logística e acesso aos programas federais”, disse a governadora.
Sem demonstrar muita convicção, Rosalba afirmou que está confortável no DEM e lembrou que muitos partidos que integram sua base de apoio também sustentam Dilma no Congresso Nacional, citando como exemplos PMDB, PP e PRB. Apesar de reconhecer a possibilidade de apoiar a reeleição da presidente, a governadora do Rio Grande do Norte afirmou que “ainda há muito a ser analisado” até a tomada de uma decisão.
Com a administração mal avaliada pela população potiguar, Rosalba analisa qual o cenário mais favorável para tentar a reeleição no ano que vem. Em Natal, informações de bastidores apontam que a governadora vê como tábua de salvação o PMDB, principal legenda da base aliada ao governo federal. Apesar disso, não há garantia de apoio do partido à sua reeleição.
Recentemente, a governadora falou sobre as dificuldades vividas pelo DEM, que teve no Rio Grande do Norte a única vitória nas últimas eleições estaduais, em 2010. Rosalba também defendeu o direito de se manifestar favoravelmente ao governo federal. Questionada se é governadora de oposição, não respondeu. “Como governadora, tenho que pensar no melhor para o meu Estado.”

Gestão Social do Governo Mano: Secretária participa de reunião sobre o reordenamento do SCFV.

A secretária municipal de Assistência Social, Sandra Maia participou nesta terça-feira, 13, da reunião regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social – Congemas no município de Viçosa. O objetivo do encontro, que teve a participação de mais de 15 secretários da região, foi tratar do reordenamento Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

“Foi um encontro muito bom, pois tirou muitas dúvidas que todos os municípios estão passando sem saber como será o funcionamento desse serviço”, disse Sandra.

O reordenamento visa unificar a oferta do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes e idosos que atualmente são cofinanciados por meio do Projovem Adolescente, PETI e serviço para criança/idoso.

 Os pisos divididos por faixa etária resultaram em regras de oferta, forma de acompanhamento e lógica de cofinanciamento diferentes para cada piso. Essas diferenças representam um alto custo de manutenção do Serviço, agravado pela burocratização e fragmentação do funcionamento e cofinanciamento por faixa etária. Além disso, há um engessamento da utilização dos recursos. “Por que eles disseram que o mês de julho iria cair o dinheiro dos meses de julho, agosto e setembro, mas terminou julho e não foi repassado nada, então ficaram todos os gestores se perguntando, mas já foi tudo esclarecido”, explicou a secretária.

No trimestre de julho, agosto e setembro, será repassado o valor integral do piso, sem verificação dos atendimentos efetuados. A partir do trimestre outubro, novembro e dezembro será verificado o atendimento de usuários por meio dos registros efetuados no sistema de informações do serviço.

“Com certeza é preciso destacar também o apoio do prefeito Mano na execução de todo serviço, pois queira ou não, o município tem suas despesas com adaptação, pessoal, entre outros pontos. Mas Mano tem nos dado apoio e o projeto está funcionando muito bem atendendo mais de 200 crianças”, completou Sandra.

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal
(84) 9921-1164

Prefeito Mano contrata médico ginecologista para atuar em Umarizal



Sem medir esforços para melhorar os serviços de saúde do município de Umarizal, o prefeito Mano Onofre contratou um médico ginecologista para atuar no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Dr. Antônio Junior irá atuar, a princípio, a cada quinze dias.  O novo médico se reuniu nesta terça, 13, com a equipe do NASF e com a secretária municipal de Saúde, Luzinete Freitas na prefeitura.

“Foi uma reunião de orientação para quando eles [equipe do NASF] forem encaminhar as pacientes, elas já possam chegar preparadas, para que não haja perda de tempo e para que quando elas vierem tragam de pronto os preventivos para que o atendimento seja mais ágil”, destacou o médico.

Segundo ficou definido na reunião, o atendimento será realizado no Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes. “A principio o atendimento será quinzenal, mas se precisar de mais a gente vai organizando de acordo com a demanda que chegar para a gente”, completou Dr, Junior.

A secretária Luzinete comemorou a contração do novo profissional e destacou o esforço do prefeito Mano na melhoria da saúde municipal. Ela ressaltou que sem o apoio do executivo municipal, ações de saúde como as que vêm sendo realizadas não seriam possíveis.

NASF

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é uma equipe, integrada por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família, compartilhando e apoiando as práticas em saúde.


Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal
Contato: (84) 9921-1164