21 de jan. de 2013

FRASE DO DIA

A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver.



O TROCA - TROCA / SAI CORTEZ ENTRA ERIVANIA DE FREITAS.....

 PUBLICADO DIA 18 DE JANEIRO 2013


Portaria nº 014/2013. Dispõe sobre a nomeação da Srª. Francisca Erivania de Freitas Costa para o cargo comissionado de diretora da Escola Municipal Tancredo Neves e dá outras providências.

FONTE: DIARIO OFICIAL DO MUNICIPIO

UMA DUPLA BOA NO PMDB / Contemplação: DNOCS atuará em Umarizal



Depois de muitos contatos via ofício e telefônico, a oposição de Umarizal, através do Vereador Érico Onofre, do PMDB, e do Presidente da mesma Sigla, o médico Dr. Guaraci Onofre, mais uma vez se articularam junto às lideranças Estaduais e surpreenderam com a notícia de que o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a seca) vai atuar no município de Umarizal.
                               Segundo Onofre, no dia 18 de janeiro passado, às 15:00hs, em Natal, o Vereador participou de audiência marcada no DNOCS com o coordenador estadual, José Eduardo Alves, sendo aquele vereador encaminhado pela assessoria do Deputado Henrique Alves.
                               Em pauta constava o pedido da população de Umarizal com referência à perfuração de poços tubulares e construção de açudes/barreiros. De pronto, o coordenador demonstrou total interesse em ajudar o município, informando que o DNOCS elaborou um grande projeto em 2011 para ser executado em 2012 e foi encaminhado ao Deputado Henrique Alves, onde constava a perfuração de 500 (quinhentos) poços só para o Rio Grande do Norte. Informou que o sucesso da liberação do serviço dependerá das emendas parlamentares e convênios específicos firmados entre o DNOCS e o Governo Federal, o que pode está ocorrendo nos próximos meses.
                               Quanto aos açudes/barreiros solicitados, o coordenador afirmou que enviará a Umarizal já no mês de março deste ano (03/2013) uma equipe do DNOCS orientada por um Engenheiro Civil e um Topógrafo do quadro efetivo do órgão, para a respectiva elaboração do projeto de engenharia.
                               Relata ainda, o coordenador, que em Caicó, por exemplo, fora realizado um projeto contendo 13 (treze) açudes, orçados em 4,5 milhões, oportunidade em que ressaltou-se a demora na liberação da obra nos casos que o custo fique elevado, sugerindo, até, que os açudes sejam de pequenos portes e num total de 05 (cinco).
                               Por fim, o coordenador lembrou que ainda este mês o órgão estará recebendo mais duas máquinas de perfuração de poços, o que pode acelerar o andamento dos serviços, diminuindo, por consequência, a fila de espera por parte dos municípios e os efeitos provocados pela da seca.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

SEVERIANO MELO /Prefeito Dagoberto Negocia Dívida da gestão anterior

O Prefeito Dagoberto Bessa tem pressa em limpar o nome do Município de Severiano Melo, na viagem feita a capital do estado Natal, buscou em vários orgãos soluções para os problemas deixando pela gestão anterior.
Em visita a CAERN - Companhia de Águas e Esgotos do RN, na presença do Diretor Yuri Tasso, Dagoberto destaca os problemas enfrentados atualmente pelo município. Como Severiano Melo encontra-se inadimplente decorrência do desgoverno passado, com contas muito altas e atrasadas.
A principal pauta da reunião com a CAERN foi o PARCELAMENTO da DÍVIDA que o Município possui junto ao orgão, que desde 2008 que não há pagamento, totalizando um valor de R$101.958,90. Para resolver esse problema o Prefeito Dagoberto entrou em um acordo de PARCELAMENTO da dívida junto a CAERN, que ficou acordado em um total de 48 parcelas de R$2.124,14.
 
 
 Prefeito Dagoberto Bessa e o Diretor da CAERN - Yuri Tasso.
No entanto, se existisse um contrato de Concessão do município (que a gestão anterior não fez) com a CAERN para o gerenciamento do abastecimento e saneamento essa dívida teria um abatimento de metade do valor.
Dagoberto afirma que o município estando inadimplente com a CAERN só tras desvantagens, pois o SANEAMENTO BÁSICO esta parado, que consequentimente afeta a SAÚDE das pessoas, degrada o MEIO AMBIENTE, e contribui para um ABASTECIMENTO deficiente e precário. O prefeito também destaca, que até junho busca elaborar um projeto para ser enviado a CAERN, para retomar com o Contrato de Concessão para que essa dívida seja quitada e que o município venha usurfruir do trabalho e esforço que vem sendo desenvolvido, para que JUNTOS possamos RECONSTRUIR A CIDADANIA dos SEVERIANENSES.

Fonte: Blogda Sec. de Comunicação de Sev. Melo
 

Novos Gestores devem Atualizar Cadastro de Informações no Sistema Único de Assistência Social



Com a mudança de gestão em diversos Municípios brasileiros, é necessária a atualização dos dados dos novos prefeitos no Cadastro do Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social (CadSuas). Além dos chefes do Executivo, devem atualizar também os secretários e demais membros governamentais que constam no sistema CadSUAS.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para importância dessa atualização, que contribui também para organização local, pois dará ao novo gestor uma perspectiva e noção da realidade. Com ele, o prefeito poderá também fazer uma avaliação e planejamento de trabalho na área de Assistência Social.
A entidade defende que conhecer a realidade é o ponto de partida para uma gestão local de qualidade, que pode dar respostas às demandas da população.
O Cadastro
O CadSuas é um dos aplicativos que compõe o Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social (rede Suas). Ele registra todas as informações cadastrais de prefeituras, unidades gestoras, fundos e conselhos municipais e entidades que prestam serviços socioassistenciais. O CadSuas possibilita realizar buscas sobre entidades não governamentais, rede socioassistencial e recursos humanos.
Os dados contidos no CadSuas servem de base para subsidiar indicadores relacionados à gestão municipal e ao co-financiamento de serviços, projetos e programas da política de Assistência Social. Isso pode evitar assim a suspensão futura de repasses de programas federais.
Passo-a-passo para atualização
Para atualizar os dados, o preenchimento das informações deve seguir as seguintes orientações:
Em relação à prefeitura:
Deve ser realizado o cadastro/vinculação do prefeito eleito em 2012, e preencher os campos correspondentes às datas de início e fim de mandato e realizar a atualização cadastral do ex-prefeito colocando a data do fim de mandato e excluir o registro.
Em relação ao órgão gestor de Assistência Social:
Caso ocorra mudança do Gestor de Assistência Social Municipal, será necessário cadastrar (como pessoa física) e vincular o novo secretário. O novo Gestor deverá ser cadastrado com o Cargo de “Secretário (a) de Assistência Social” informando a data de início e fim de mandato. Ainda deve ser realizada a atualização cadastral do antigo Gestor de Assistência Social, colocando a data do fim de mandato e excluir o seu registro.
Em relação ao Fundo:
Para alterações no cadastro do Fundo Municipal de Assistência Social, enviar o documento de nomeação do responsável pelo Fundo para o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), para o e-mail: cgeof.fnas@mds.gov.br ou pelo correio para o endereço: Edifício Sede do Fundo Nacional de Assistência Social; SAF Quadra 02, Bloco H - Lote 08 - Sala 109. CEP 70.070-600 / Brasília-DF.