19 de fev. de 2014

Governadora Rosalba Ciarlini reforça sua segurança diante do aumento da hostilidade popular

O sistema de segurança partícula da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM), foi reforçado. O reforço também ocorreu no armamento dos seguranças. As medidas teriam sido adotadas diante do recrudescimento do clima de hostilidade contra Rosalba. A revelação foi feita por um dos integrantes da equipe de segurança da governadora, que confessa o ambiente tenso. A única cidade onde os seguranças estariam cumprindo agenda com tranquilidade seria em Mossoró. É que mesmo diante das vaiais constantes, em sua cidade, Rosalba ainda não teria enfrentado maiores ameaças. Um dos municípios em que a governadora estaria encontrando maior hostilidade nas últimas visitas seria Pau dos Ferros. Entre os profissionais que integram a equipe de Rosalba a torcida é para que o mandato acabe logo. Também já teve agente articulando sua transferência da equipe da governadora. De acordo com a fonte do blog, que solicitou anonimato, o temor é que, a situação venha a ser agravar.
Fonte Carlos Skcarlack

Hospital fantasma em Martins

Afe que Brasil sem jeito…
No município de Martins, a Prefeitura construiu um hospital.
Que ótimo.
O povo precisa da saúde pública.
Sim…construiu mas nunca botou pra funcionar.
Ruim.
Pior: em tese, o hospital está aberto e recebendo verbas.
Funcionando? SQN – Só que não.
O Elefante Branco ameaçou sair do lugar quando, no ano passado, a governadora Rosalba Ciarlini foi a Martins e anunciou uma parceria com a Prefeitura.
Qual parceria?
Nenhuma.
De avanço – palavra da moda – só o mato crescendo ao redor do prédio em desuso.
Uma denúncia feita ao Ministério Público mostrou que desde outubro do ano passado a tal Unidade Mista está no Datasus.
Ou seja…bem obrigada, recebendo.
O hospital foi construído há anos.
E há anos o povo espera…
E espera…
Ontem o hospital – qual hospital? – foi tema de reportagem na InterTV Cabugi.
Que bem que poderia transformar o material em materinha básica para o Jornal Nacional.
Que vale, vale…
Fonte Thaisa Galvão

MEUS PARABÉNS HOJE VAI PARA EX – PREFEITA DE UMARIZAL LORETO AMORIM “A MÃE DA POBREZA.”




O que dizer em um dia tão especial  ...  pra você...

O aniversario de uma amiga especial , palavras são muito pouco pra descrever o tanto que eu gosto de você amiga, e neste dia tão especial te desejo feliz aniversário e muitos anos de vida, que você siga seus caminhos e que todas as chances e oportunidades de fazer de você uma pessoa vitoriosa, possam lhe acompanhar sempre.



Agradeço a Deus por ter colocado você na minha vida e na vida de toda comunidade de umarizal e que ele a cada dia te abençoe mais porque você merece tudo de melhor!

saiba que gosto muito de você, quero compartilhar contigo muitos e muitos aniversários


  
TEXTO: CLEUMY CANDIDO FONSECA 

“Foi um ano perverso”, diz vereador Armando.


O vereador Armando Araújo (PSB) disse que o prefeito Mano enfrentou no ano passado uma das maiores crises financeiras da história “que talvez nenhum prefeito de Umarizal tenha enfrentado”, e destacou o trabalho e as conquistas que o gestor conseguiu mesmo em meio as dificuldades “do seu primeiro ano de gestão.
“Foi um ano perverso, um ano que talvez nenhum prefeito na história de Umarizal tenha enfrentado e Mano conseguiu driblar toda essa crise e realizou uma série de ações como ouvimos em sua mensagem”, disse Armando durante a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal, nessa terça-feira, 18, ocasião em que o prefeito realizou a tradicional leitura da mensagem anual.

Armando parabenizou o prefeito pela “postura humilde” e por ter reconhecido que a gestão enfrentou problemas no primeiro ano o que acabou por atrasar salários de servidores. “Parabenizo Mano por essa postura humilde de vim até esta casa, chegando cedo, antes mesmo que seus secretários e já trazendo projetos importantes para nossa apreciação. E também o parabenizo por reconhecer que atrasou sim os salários, mas que já está empenhado com todos os esforços para que se tenha o pagamento de todos os servidores em dia”, disse Armando.

Armando frisou ainda que a bancada do prefeito na Câmara continua unida e pronta para ajudar o chefe do executivo na aprovação de matérias que venham a beneficiar a população de Umarizal. “Não existe desunião. Existe divergência de pensamentos. O prefeito Rogério me disse que torce pela gestão de Mano e passando esse desentendimento tenho certeza que todos estarão juntos novamente”, completou o vereador.
 
DO BLOG - UZL EM FOTOS DO MEU COLEGA LÉO SILVA 

Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito Mano trata da antecipação do décimo terceiro salários do funcionários públicos de Umarizal; Câmara deve votar matéria na próxima sessão


Três Projetos de Leis (PLs) foram encaminhados para as comissões competentes por analisar as matérias na abertura dos trabalhos legislativos 2014, que aconteceu nessa terça-feira, 18, na Câmara Municipal. Os PLs foram apresentados pelo próprio prefeito Mano que se reuniu com os vereadores para pedir urgência na aprovação das matérias. O chefe do executivo participou da sessão solene de abertura do período legislativo lendo sua mensagem anual.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Washington Sales (PROS), após passar pelas comissões, os projetos voltam para plenário onde serão votados. Ele destacou o teor dos três projetos do executivo.

“Um é um Projeto de Lei que trata da antecipação do décimo terceiro salário ao funcionário público que é importantíssimo, onde você recebe seu décimo terceiro na data do seu aniversário, juntamente com sua folha de pagamento”, contou Washington.

Já a outra matéria a ser analisada trata da denominação da Unidade Básica de Saúde do bairro Cohab. “Essa unidade receberá o nome, caso a matéria seja aprovada, de Expedito de Sousa, uma pessoa que teve um trabalho grandioso na área da saúde no nosso município e a gente fica feliz. Essa matéria tem urgência para que a unidade tenha um nome seja liberada para funciona”.

Por fim, o terceiro projeto encaminhado pelo prefeito trata de uma adequação na peça orçamentária do município de 2014. “para que possa ser feita a licitação para compra de equipamentos para usina de leite. Esse recurso já está garantido no Ministério do Desenvolvimento Agrário, através de um convênio com o Governo Federal”. Explicou o presidente.

A previsão é que os três projetos sejam votados já na próxima sessão que deverá acontecer na terça-feira, 25. As comissões responsáveis por avaliar as matérias vão se reunir no mesmo dia, antes da sessão, para discutir os PLs.

Assessoria CMU

Mano destaca trabalho realizado ano passado e traça metas para 2014 durante leitura da mensagem anual na Câmara dos vereadores; Prefeito foi aplaudido quando falou que hospital será reaberto até junho


“Foi um ano de dificuldades e de cortes”. Foi com essas palavras que o prefeito Mano Onofre iniciou a leitura da mensagem anual feita na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Umarizal. O chefe do executivo umarizalense falou sobre a crise financeira que enfrentou em seu primeiro ano de governo e destacou as ações que foram realizados ao longo do mesmo ano. Mano também falou sobre as metas já estabelecidas pela gestão para 2014.

“Três meses tivemos o PFM zerado, mas não foi só Umarizal. Foram municípios de todo país. Temos a obrigação de reconhecer que muitas ações foram sacrificadas, mas que tudo foi feito para o bem comum da nossa sociedade. Trabalhamos para promover o bem de todos, do município e de nossas famílias”, disse Mano em seu discurso.

Da Secretaria de Finança, Mano destacou a elaboração do calendário de pagamentos dos servidores que foi criado no ano passado. “Nossa meta era seguir esse calendário a risca, mas infelizmente devido a crise não tivemos como. Mas já estamos trabalhando para regularizar isso , para que possamos voltar a seguir as datas desse calendário”.

Na área da Assistência Social o prefeito ressaltou a reestruturação das equipes de trabalho do CRAS e do Creas; A abertura do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo PETI) e a construção da sede própria do Programa Bolsa Família para atender aos beneficiários. Mano também destacou a construção das 40 casas no bairro Caraíbas que já estão em fase de conclusão.

Ainda na Asssistência Social, Mano frisou a importância dos cursos que sua gestão tem trazido para o município. “O Pronatec oferece cursos profissionalizantes e que já capacitaram centenas de umarizalenses e este ano de 2014 vem mais por ai”.

Para Agricultura Mano falou das ações de enfrentamento a seca e de auxilio ao homem do campo de Umarizal. “Temos cinco poços que serão perfurados, através de uma parceria com a AMORN – Associação dos Municípios do Oeste do RN”. O Prefeito disse que o corte de terra já foi feito, mas aguarda o retorno das chuvas para fazer novamente.

Na cultura, Mano destaco a reativação da biblioteca pública municipal, o cadastro de artistas e artesãos feito pela secretaria, a realização do 1º Arrasta-pé para o Desenvolvimento, dando inicio ao resgate do São João e o apoio que foi dado a Festa do Sagrado Coração de Jesus “onde nós investimos mais de R$ 20 mil reais apoiado o festejo, um dos principais do calendário umarizalense”.

Na área da saúde, o gestor destacou a conclusão da Unidade Básica de Saúde do bairro Cohab; Instalação de Unidade na Rua Joaquim Clemente, atendendo moradores de cinco bairros e as campanhas realizadas pela Secretaria de Saúde contra dengue, gripe, paralisia infantil e outras.

Mano ainda destacou o atendimento prioritário que os moradores da zona rural vêm recebendo nas segundas no Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes “Com dois médicos atendendo a demanda”. O prefeito ainda falou da aquisição da ambulância “Com recursos próprios”, construção, reforma e compra de equipamentos das Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural e frisou a contração de médicos.

Já no setor da Educação Mano destacou o programa federal Caminho da Escola. “Onde conseguimos adquirir ano passado 4 ônibus e esse ano irão chegar mais 4”, disse. Mano também reportou  a aquisição de equipamentos para creches e escolas da cidade. “Dvds, Televisões, Ar condicionado, Fogões e outros utensílios”.

No Esporte, Mano falou sobre a realização do Campeonato Municipal de Futebol, estruturação dos campos dos Ozório e do Caraíbas, apoio equipe que participou da Copa Garoto Bom de Bola e o recurso já liberação para construção do Estádio de Futebol de Umarizal.

Mano completou a leitura destacando as metas para ano de 2014. De acordo ele, o maior compromisso da sua administração será com a saúde. “Vamos dá total apoio a essa área buscando uma saúde igual e de qualidade para todos os umarizalenses”. Para isso o chefe do executivo disse que continuará contratando médicos e irá trabalhar nos serviços de ampliação e equipamentação do CSDEM.

Um dos destaques da mensagem do prefeito, foi a reafirmação do compromisso de continuar trabalhando pela reabertura do hospital de Umarizal. Mano foi aplaudido pelos presentes no plenário da câmara quando destacou que a gestão está focada e fazendo todos os esforços possíveis para reabertura da unidade. “A afirmo a vocês que até junho nós teremos a decisão de reativação do hospital. Creio que não passe disso”, concluiu o prefeito.

Além dos vereadores, prestigiaram a leitura da mensagem do prefeito, secretários e servidores públicos do município, além de dezenas de populares que lotaram o plenário da câmara. O vice-prefeito Marcos Fernandes também participou da solenidade presidida pelo vereador Washington Sales (PROS), presidente da casa.

Do Site da Prefeitura de Umarizal

Mesmo a quatro meses da corrida eleitoral, Rosalba ainda evita falar em eleições

Governadora afirmou que o momento é de discutir trabalho e melhorias para o RN, e não política


Por Marcius Valerius (Editor) / Virgínia França
(Foto: Wellington Rocha)
Rosalba: “Não vou tomar meu tempo e preocupação com as eleições” (Foto: Wellington Rocha)
O pleito de 2014 já começou. Nos bastidores, os partidos já se articulam para tentar definir os nomes que irão concorrer às vagas de governador, senador e deputados estaduais e federais, mas nada está definido. Nomes já começam a ser postos, outros estão em processo de viabilização e outros já garantem que estarão no páreo de outubro deste ano. Afinal, a corrida eleitoral se inicia em junho, quando os partidos realizarão as convenções para definir os candidatos.
Mesmo a quatro meses das convenções, a governadora Rosalba Ciarlini prefere adotar o discurso de boa gestora que se preocupa em trabalhar, e não falar de política. “Esse não é o momento para falar disso. Temos que avançar na saúde, segurança”, pontuou. Rosalba ainda falou que não vai ficar nesse discussão e completou: “não vou tomar meu tempo e preocupação com as eleições”.
Rosalba continua como governadora sob força de liminar judicial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e só concorre a reeleição na mesma condição, já que ela também foi considerada inelegível em dois processos. Em outubro do ano passado e em janeiro desse ano, ela foi condenada por abuso do poder político durante a campanha para a Prefeitura de Mossoró em 2012, em que apoiou a prefeita afastada Cláudia Regina. Nos dois processos, os membros da Corte Eleitoral entenderam que deveria ser aplicada a Lei da Ficha Limpa e o imediato afastamento, mas a defesa da gestora conseguiu reverter medidas cautelares para mantê-la no cargo por entender que ainda cabe recurso da decisão.
DEM
Além do critério de inelegibilidade, Rosalba ainda pode enfrentar dificuldades dentro do próprio partido. Mesmo com a base firme em torno de seu nome, não há consenso sobre uma possível tentativa de reeleição no pleito de outubro desse ano. O presidente nacional do partido, senador José Agripino Maia, já garantiu apoio à governadora, mas disse que a decisão de tentar a reeleição com apoio da legenda ou não vai caber ao próprio partido após as reuniões internas.

Procurador-geral de Justiça acusa Rosalba de descumprir a Lei Orçamentária.


O procurador-geral de Justiça (PGJ) Rinaldo Reis não vê justificativa para o Poder Executivo reduzir o pagamento do duodécimo referente à janeiro e destinado ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). Com o impasse, o MP ingressou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) solicitando o bloqueio de recursos do Estado, com objetivo de garantir a totalidade do repasse.

De acordo com Rinaldo, "a governadora não está cumprindo a lei. A liminar demonstra que esgotamos qualquer possibilidade de diálogo, até porque não houve qualquer comunicação de que isso ocorreria. Fomos surpreendidos com o valor abaixo do que havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa".

Rinaldo justifica a ação judicial com o argumento de que o "MP não enxerga motivos para a redução, ainda mais por se tratar de um início de ano, quando não houve tempo de prever redução da arrecadação e não haver indícios de uma arrecadação menor nos meses passados". Ele ratifica que no segundo semestre de 2013 o Poder Executivo chegou a emitir uma nota antecipando a possibilidade de redução do duodécimo, levando o caso à Justiça.

Após essa tentativa, a administração estadual cogitou ainda uma redução definitiva para o repasse de 2014, diminuindo em quase R$ 25 milhões o valor destinado ao MP. Na redução atual, estava previsto um total de R$ 240 milhões pagos em doze parcelas de R$ 20 milhões. Entretanto, a parcela de janeiro foi de apenas R$ 18 milhões. Ou seja, se ao longo do ano, se o Estado continuar com o valor menor, em dezembro haverá um déficit no MP de R$ 24 milhões, quase a mesma quantia proposta em 2013.

O PGJ não quis adiantar quais seriam os próximos passos do Ministério Público, nem comentar a informação de que existe chances da governadora ser citada em um processo criminal, tendo como base a Lei nº 1.079, que trata dos crimes de responsabilidade administrativa. "Esperamos apenas uma apreciação breve, da parte do Tribunal. Essa situação esta causado problemas a gestão do MP e o funcionamento como órgão público", disse.

Dentro do MP, uma corrente defende a tese de que, ao negar o pagamento aprovado em lei pela Assembleia, a governadora se enquadraria no Artigo 74 da Lei nº 1.079 [Dos Governadores e Secretários dos Estados], que diz: "constituem crimes de responsabilidade dos governadores dos Estado (…) quando por eles praticados, os atos definidos como crimes nesta lei (Artigo 10, item 04: infrigir, patentemente, e de qualquer modo, dispositivos da lei orçamentária".

Se isso vier a ocorrer, Rosalba corre o risco de responder administrativamente pelo crime e, em seu último ano de governo, ter o cargo novamente em risco. Esse processo ocorreria por meio de uma comissão formada na Assembleia Legislativa com membros do Tribunal de Justiça. O pedido teria que ser encaminhado ao Legislativo e aprovado por maioria absoluta.

Informações do Portal No Ar

SE DEPENDER DE HENRIQUE E GARIBALDI FÁTIMA BEZERRA NÃO SERÁ CANDIDATA AO SENADO



henrique e garibaldi juntinhos
O presidente da Câmara, Henrique Alves, e o ministro Garibaldi Filho tem uma missão hoje (19), em Brasília: pleitear junto à executiva nacional do PT a retirada da candidatura da deputada Fátima Bezerra ao Senado.  Segundo os corredores do poder, o PMDB poderia devolver o ministério da Previdência ao PT, que indicaria o substituto de Garibaldi.
Tags:PMDB