19 de nov. de 2012

UMARIZAL VAI COMPLETAR 54 ANOS NOM PROXIMO DIA 27 DESSE MÊS DE NOVENBRO


A nossa querida cidade de Umarizal vai completar 54 anos de emancipação politica no próximo dia 27 , todos os anos a secretaria de esporte cultura e lazer realiza uma programação especial para todos juntos comemorarmos o aniversário da nossa cidade.
Mas até o momento não tem nada programado para esse dia , será que esse ano essa data vai passar em branco ??? tomara que não , por que é sempre bom comemorar o aniversário da nossa terra querida.

Juazeiro da época de Lampião é fonte de histórias no interior do RN

Ele está sempre lá: verdejante, no meio da vegetação árida do sertão. Mesmo com a falta d'água, ele mantem-se majestoso. O juazeiro é uma árvore típica do semiárido, originário das caatingas do Nordeste brasileiro. E, embora a seca castigante, ele continua lá, com seu porte elegante e capaz de viver até uns 100 anos.

No sítio Jucuri, na zona rural de Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte, um pé de juazeiro em especial chama a atenção. Segundo os moradores mais velhos da comunidade, a árvore tem mais de 80 anos e faz parte de uma paisagem onde, antigamente, existia uma fazenda por onde, em 1927, passou Lampião e seu bando cangaceiro. “A gente baseia de 80 a 90 anos esse pé de juazeiro. Tem história! Lampião passou por aqui e fez um sequestro relâmpago. Levou o dono da fazenda. Primeiro deu um banho nele e o levou, dizendo à família que queria dinheiro”, contou o pastor evangélico Naldo Aires, morador do Jucuri.

Dificilmente o juazeiro, ou o pé de juá, passa dos 15 metros. Mas, sua sombra é sempre um grande e maravilhoso abrigo no calor tórrido do sertão. Debaixo da sombra do juazeiro o vento parece mais fresco e não há como resistir a uma cadeira de balanço e uma boa conversa debaixo dele.

O juazeiro cresce especialmente em terreno de várzea ou a beira de rios. Então, como explicar ele verdinho no meio de uma terra seca, onde o restante da vegetação perde suas folhas pra sobreviver? Não é que ele seja mais resistente, mas a presença do juazeiro é um sinal de que há poucos metros de profundidade existe água.

Marcelino Gevilbergue Viana, que é biólogo e professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), tem a resposta: “Ele consegue alcançar os solos mais úmidos e encontrar água. Por isso que ele tem permanece verde na maior parte do ano, diferenciando a paisagem da caatinga”.

Às margens da BR 405, que liga Mossoró a Apodi, a cada poucos metros é possível avistar um juazeiro. Eles estão lá, exuberantes e enchendo a vista de quem só vê mato seco. E tem mais: o caule, as folhas e o fruto podem ser muito bem aproveitados. “O fruto pode ser comestível e pode ser utilizado na produção de doces, de geleias. A casca, vem sendo bem utilizada para o clareamento dentário. A estudos que evidenciam isso. E, a própria folhagem que pode servir para nutrir rebanhos”, acrescentou o biólogo.

Aposentados do RN podem ter pagamento bloqueado






Apenas 6 mil dos 27 mil aposentados do Estado atenderam à convocação do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern) para cadastramento. Quem não se recadastrar, corre risco de bloqueio do pagamento das aposentadorias.

Para evitar essa medida, o Ipern anuncia mais uma oportunidade para quem não se recadastrou. A partir de segunda-feira (19), os servidores aposentados (administração direta e indireta do Poder Executivo) ainda podem fazer o recadastramento, nas unidades da Central do Cidadão.
Os documentos necessários são: Carteira de Identidade, CPF e um comprovante de residência. Os que não puderem comparecer aos locais de recadastramento, podem fazê-lo através de uma procuração pública. O documento precisa ter validade de um ano.
Fonte: O Mossoroense

Ministério do turismo reabre prazo para cadastramento de proposta de eventos





Os Deputados federais e senadores têm de segunda-feira, 19, à sexta-feira, 23, para indicarem junto ao Ministério do Turismo propostas de apoio a eventos vinculadas às emendas parlamentares. A indicação deve ser protocolada na pasta por meio de ofício com o número da emenda, a indicação do beneficiário com o respectivo CNPJ e o valor para cada contemplado. Após o fim do prazo não será aceita a indicação ou alteração de qualquer proposta.

As regras e os critérios para a formalização de instrumentos de transferência voluntária de recursos estão explicitados na Portaria 112 do MTur.
A abertura do sistema para apoio a eventos foi definida ontem (16) em reunião do ministro com o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, responsável pela área técnica.

Henrique será o presidente da câmara dos deputados e o PT que indicar o vice


“Definida a eleição de Henrique Alves (PMDB-RN) para a presidência da Câmara em 2013, a vaga de vice tornou-se alvo de um vale-tudo entre os petistas André Vargas (PR) e Paulo Teixeira (SP). Rachados, agora buscam apoio de outros partidos às suas respectivas candidaturas”. Como sempre será uma briga já que cada um que queira um pedaço do bolo.


Deu na IstoÉ

Tremor de 2,8 graus na escala Richter é registrado no RN

Registro foi feito pelo Laboratório Sismológico da UFRN na sexta (16).
Evento não foi sentido pelos moradores de João Câmara



O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) registrou um tremor de magnitude 2,8 na escala Richter. O registro foi feito às 21h41 da sexta-feira (16). O epicentro do tremor foi na zona rural de João Câmara, município a 81 quilômetros de Natal.

Segundo o site do LabSis/UFRN, havia "um longo período de baixa atividade da Falha de Samambaia", onde foi registrado o tremor. Como a magnitude foi menor que 2,9, o tremor não foi sentido pelos moradores de João Câmara.

No mapa de localização, segundo o LabSis/UFRN, o epicentro do sismo fica onde onde está marcada a estrela vermelha na foto acima.

Ainda de acordo com o LabSis/UFRN, "aparentemente o evento ocorreu na região de Samambaia-Lagoa Rachada onde a atividade sísmica teve início em 1986".