28 de abr. de 2011

Curtas do Blog...Curtas do Blog...Curtas do Blog...

Caicó – A governadora Rosalba Ciarlini cumpre extensa agenda administrativa nesta quinta-feira na cidade de Caicó. É o início do projeto Governo Itinerante. Na agenda, visitas a vários órgãos e entrevista à imprensa. Parte do secretariado estadual também irá se deslocar até Caicó. Acompanham a governadora a secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto; o secretário de Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha; a secretária de Educação e Cultura, Betânia Ramalho; o secretário do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Luis Eduardo Carneiro; e o secretário extraordinário para Assuntos Institucionais, Esdras Alves.

Segurança – O deputado Leonardo Nogueira voltou a abordar a questão da segurança pública na cidade de Mossoró. O deputado atribuiu o aumento do índice de homicídios em Mossoró ao avanço do consumo de crack. Em aparte, o deputado Fernando Mineiro sugeriu a realização de uma audiência pública na cidade de Mossoró sobre segurança.

Reeleito - O comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, foi reeleito, em São Paulo, presidente do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, na região Nordeste. O Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares foi instituído em 12 de fevereiro de 1993 e é composto de 54 comandantes gerais, sendo 27 de Polícias Militares e 27 de Corpos de Bombeiros Militares.

Posse – Os suplentes de vereador Fernando Lucena e Assis Oliveira querem tomar posse na Câmara Municipal de Natal nesta quinta-feira(28). Eles irão assumir em definitivo as vagas deixadas pelo deputado federal Paulo Vagner e pelo deputado estadual Hermano Morais.

Gustavo Carvalho – O deputado Gustavo Carvalho foi convidado para ingressar no PSD, mas ainda não anunciou se vai aceitar ou não o convite. “Se Gustavo me perguntasse o que eu achava dele ingressar no PSD eu diria que ele aceite o convite”, disse ao blog o vereador Júlio César, da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, aliado do deputado do PSB.

Pronatec - A deputada federal Fátima Bezerra participa hoje à tarde, em Brasília, da solenidade de lançamento do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), que a presidenta Dilma Rousseff vai anunciar. “É gratificante para nós, que defendemos a educação pública de qualidade, verificar a sensibilidade da presidenta Dilma Roussef em dar continuidade ao programa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e consolidar o projeto de inclusão social do nosso governo”, diz Fátima.

Brasil Profissionalizado - A parceria com os Estados se dará pelo programa Brasil Profissionalizado, através do qual o Ministério da Educação liberou recentemente R$ 13 milhões para o Rio Grande do Norte, referente a 25% do convênio de R$ 55,2 milhões firmado em 2009 entre os governos federal e estadual. O convênio prevê construções de dois centros profissionalizantes em Natal (Vale do Pitimbu e Parque dos Coqueiros), e um em cada um dos seguintes municípios: São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará Mirim, Extremoz, Parnamirim (Avenida Abel Cabral), Tibau do Sul (Pipa), Alto do Rodrigues e Mossoró.

Institutos Federais - O Pronatec também prevê a continuidade do programa de expansão dos IFs (Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica). Até 2002, existiam no Rio Grande do Norte duas escolas técnicas, que nos oito anos do governo Lula subiram para 15. Além de Natal e Mossoró, que já existiam, o estado tem hoje unidades de IFRN em Ipanguaçu, Currais Novos, Natal-Centro, Natal-Zona Norte, Caicó, Apodi, João Câmara, Macau, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Nova Cruz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Novas Unidades - Recentemente, Fátima Bezerra entregou ao ministro Fernando Haddad cópia de um requerimento aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados sugerindo a criação de novas unidades do IFRN nos municípios de Parelhas, São Paulo do Potengi, Alexandria, Canguaretama, Lajes, Umarizal, Touros, Jucurutu e Ceará-Mirim, dentro do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

ZPE do Sertão - O deputado George Soares fez pronunciamento nesta quarta-feira(27) na Assembléia Legislativa defendendo a união de forças políticas em torno da implementação da ZPE do Sertão. O deputado disse que é importante a união do estado, municípios e do poder legislativo para consolidar o investimento visando diminuir o desequilíbrio entre a capital e o interior.

Audiência Pública - George considera a ZPE do Sertão um grande passo para a transformação da economia e o fortalecimento do progresso do interior, beneficiando aproximadamente 80 municípios. Ele aproveitou o pronunciamento para convidar os colegas deputados e a população em geral para participar da audiência pública sobre o assunto que irá acontecer na próxima segunda-feira(2), às 9h30, no auditório Robinson Faria, na Assembléia Legislativa.

Cursinho Estadual – A deputada Gesane Marinho apresentou projeto de lei autorizando o Poder Executivo a instituir o “Cursinho Estadual do Rio Grande do Norte(Cern)” como programa permanente de curso pré-vestibular para atender a estudantes de escolas públicas ou oriundos de famílias de baixa renda. Cursinho será oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado, segundo o projeto de Gesane.

Crack – A deputada Larissa Rosado apresentou requerimento solicitando que os líderes das bancadas que integram a Assembléia Legislativa indiquem os representantes que irão compor a Comissão Especial de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. A Comissão será instalada no dia nove de maio durante audiência pública na Assembléia Legislativa.

São Fernando - O município de São Fernando teve negado dois pedidos para incluir o nome do ex-prefeito da cidade, Abemor Fernandes Júnior, em um processo que apura má prestação de contas ligadas a um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O indeferimento se deu tanto na esfera de primeiro grau quanto no âmbito do próprio Tribunal de Justiça. Os desembargadores ressaltaram que, ao se examinar os documentos trazidos aos autos, observaram que a irregularidade na aplicação de verba pública federal é de responsabilidade do município e não do então gestor. A decisão considerou, no entanto, que é possível que o ex-prefeito Abemor Fernandes Júnior responda pela dívida cobrada, desde que esteja caracterizada sua legitimidade passiva.

postado por cleumy candido ás 08:21