8 de dez. de 2014

Felipe Maia Deputado pede desculpas por excesso a colegas de Câmara

Da coluna Painel (Folha de São Paulo)

Pito
O deputado Felipe Maia (DEM-RN), que bateu boca com Jandira Feghali (PC do B-RJ) e Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), procurou a dupla durante a semana para pedir desculpas.
Disse que sua mãe assistiu ao entrevero pela televisão e telefonou reclamando dos maus modos.
Nota do Blog Carlos Santos – Gesto elevado, que precisa ser enaltecido, além da interveniência de dona Anita Catalão Maia – mãe do parlamentar.
A boa extração ajuda a entender o pedido de desculpas do parlamentar.
Parabéns.
Categoria(s): Política

Satélite CBERs-4 é lançado com sucesso na China

por Ascom do MCTI, com informações do Inpe Publicação: 07/12/2014 | 13:00
Última modificação: 07/12/2014 | 13:09
Ilustração mostra o satélite de sensoriamento remoto em órbita.
Crédito: Divulgação/Inpe
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, acompanhou neste domingo (7) o lançamento do satélite sino-brasileiro CBERs-4, ocorrido na base de Taiyuan (China) a 1h26 (horário em Brasília; 11h26 horário em Pequim).
A missão resulta da parceria firmada entre os dois países em 1988. O satélite destina-se à observação da Terra e irá gerar imagens para diversas aplicações, como monitorar o desmatamento da Amazônia.  
"O lançamento estreita a nossa cooperação bilateral e representa um grande passo no nosso programa espacial", disse Campolina. "O CBERs-4 será de extrema importância para a sociedade brasileira, pois permitirá aprimorar o monitoramento terrestre, além de propiciar várias utilizações de acompanhamento do bioma amazônico, das áreas agrícolas, das cidades e da costa litorânea brasileira, além da prevenção de desastres naturais".
O ministro lembrou que o satélite também possibilitará ampliar a cooperação Sul-Sul, com o estreitamento das relações com os países da América Latina e da África, mediante o fornecimento de imagens captadas pelo equipamento brasileiro.
Sobre a operação
O CBERs-4 foi lançado pelo foguete chinês Longa Marcha 4B, composto de três estágios que utilizam combustível líquido (hidrazina e N2O4 como oxidante). O tempo total de voo até a injeção em órbita foi de 12,5 minutos.
Quando atingido o ponto ideal da órbita, um comando liberou a trava do dispositivo que prendia o satélite ao foguete. Impulsionado por molas, o equipamento afastou-se do lançador e entrou em órbita.
Em órbita, o CBERs-4 efetua uma revolução completa em torno da Terra a cada uma hora e quarenta minutos.
Fonte: MCTI e Inp

Tufão nas Filipinas deixa pelo menos dois mortos e 520 mil pessoas são retiradas

As vítimas – uma menina de um ano e um homem de 65 – morreram devido à hipotermia.
Da redação, Agência Lusa, 7 de dezembro de 2014



 Pelo menos duas pessoas morreram nas Filipinas e mais de 520 mil foram retiradas de suas casas com a passagem do Tufão Hagupit, que atravessa o arquipélago com ventos de 140 quilômetros por hora e rajadas de até 170 quilômetros por hora, informou a imprensa local. As vítimas – uma menina de um ano e um homem de 65 – morreram devido à hipotermia, na localidade de Estancia, província de Iloílo, no centro do país. As pessoas foram levadas para mais de 1.160 abrigos.

O tufão, que chegou na noite de sábado (6) à localidade de Dolores, na província de Samar Oriental, no Leste, deslocava-se na manhã de hoje (7) em direção ao Noroeste, a 15 quilômetros por hora.

Embora a intensidade da tempestade tenha diminuído e a velocidade dos ventos tenha reduzido de 185 para 140 quilômetros por hora nas últimas 24 horas, o Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres advertiu para a necessidade de manter as medidas de precaução.

No sul da IIha de Leyte, por onde o tufão já passou, alguns moradores começaram a voltar para casa após permissão das autoridades, de acordo com o Conselho Nacional.

Em Manila, que se encontra sob nível de alerta 1 – sendo 4 o máximo –, as autoridades evacuaram as regiões costeiras. Espera-se que o tufão passe a cerca de 130 quilômetros da capital na noite de hoje ou na madrugada desta segunda-feira (8).

Quatro aeroportos filipinos estão fechados, enquanto as companhias aéreas anunciaram o cancelamento de mais de 100 voos nacionais e internacionais.

Entre 15 e 20 tufões passam todos os anos pelas Filipinas, durante a temporada das chuvas que tem início em junho e vai até novembro. No ano passado, o Tufão Haiyan deixou 6,3 mil mortos e mais de mil desaparecidos.

Esporte - Palmeiras empata em casa e conta com Santos para ficar na Série A

palmeiras a
O Palmeiras tem a pior defesa do Campeonato Brasileiro de 2014. Isso pode ser visto pelos nomes dos jogadores, pelas atuações em campo e também pelos números: 59 gols sofridos em 38 jogos. A torcida alviverde pode detonar qualquer jogador que atuou nessa defesa, mas tem que enaltecer o goleiro Fernando Prass.
Mesmo sozinho ou mal acompanhado, ele conseguiu ser o principal herói palmeirense na temporada, ao lado de Valdivia, que também jogou bem neste domingo, mesmo no sacrifício, por causa de dores na coxa. A atuação da dupla no empate por 1 a 1 com o Atlético-PR foi apenas o complemento de um ano brilhante do goleiro, que salvou o time do rebaixamento para a Série B – também com ajuda de Santos e Coritiba, que bateram os concorrentes Vitória e Bahia.

Seridó - Açude Boqueirão de Parelhas está com menos de 15% de sua capacidade

boqueirao parelhas
Foto: Canindé Soares
Com 84 milhões de metros cúbicos, o açude Boqueirão de Parelhas é o maior reservatório da região Seridó. Contudo, chegou a dezembro com de 15% de sua capacidade total. De acordo com a secretaria estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), a última medição foi realizada em novembro.

fonte: robson pires