26 de set. de 2016

Nova pesquisa aponta novamente vantagem de Alan Silveira sobre Flaviano Monteiro


Na reta final da campanha eleitoral em Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte, o candidato Alan Silveira (PMDB) lidera as intenções de voto com 10,20% de vantagem sobre o seu principal oponente, o atual prefeito Flaviano Monteiro (PC do B), candidato a reeleição, que tem 34,20%, enquanto Alan alcançou o patamar de 44,40%, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Perfil Pesquisas Técnicas.

A sondagem, que foi realizada nos dias 15 e 16 de setembro, revela ainda que se as eleições fossem hoje, o número de indecisos era de 8,0%, Dr. Pinheiro obtinha 6,60% dos votos, Paulo Viana chegaria a 3,40% e no item branco/nulo o percentual seria de 3,40%.

Na pesquisa espontânea, que é quando o entrevistador não cita os nomes dos candidatos, Alan Silveira também segue liderando. Ele está com 41,80; Flaviano 34,00; Indeciso 15,20; Dr. Pinheiro, 4,40, Branco/nulo 3,20 e Paulo Viana 1,40.


A Perfil Pesquisas Técnicas realizou sondagem com o objetivo de avaliar, além das intenções de voto para o próximo pleito de prefeito e vereador em Apodi/RN, o grau de aprovação da administração municipal e do Governo do Estado.

O erro amostral máximo calculado para o tamanho da amostra em relação ao total dos eleitores é de 04,38% (quatro pontos percentuais e trinta e oito centésimos) e o intervalo de confiança é de 95%. Isto significa que poderá ocorrer uma variação máxima para mais ou para menos nos percentuais levantados, dentro da citada margem de erro.

A pesquisa foi quantitativa e consistiu na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa da população pesquisada.

Foram realizadas 500 (quinhentas) entrevistas, abrangendo áreas urbanas e rurais, tais como Centro, IPE, Rodoviária, Cohab, Baixa da Alegria, Beteu, Malvinas, Ponte/Cruz das Almas, Bacurau I, Lagoa Seca/Baixa do Caic/Bacurau II e os distritos/povoados de Melancias, Soledade, Córrego, Góes, Rio Novo/Juazeiro/Baixa Fechada, Trapiá I e II e Santa Cruz/Santa Rosa.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 19 de setembro sob o número: 02108/2016.