19 de dez. de 2025

Deputado José Dias ganha força nos bastidores em eventual “mandato tampão”

 




Por Henrique Sá

Com a possibilidade de a governadora Fátima Bezerra (PT) deixar o cargo para disputar o Senado nas eleições de 2026 — e diante da hipótese de o vice-governador Walter Alves (MDB) não assumir o governo — os bastidores da política começam a se movimentar.

Nesse cenário, o nome do deputado estadual José Dias, passou a ser o nome mais cotado para um eventual mandato tampão.


Robinson, Mineiro e Gonçalves na corda bamba

 

É avaliação de analistas do cenário político do Rio Grande do Norte que a corrida para a formação das nominatas de deputado federal está em ritmo acelerado, mas com pouca margem para grandes surpresas. A leitura predominante é de que a maioria dos atuais parlamentares tende a se manter competitiva, impulsionada pelo volume de emendas destinadas aos municípios, fator que pesa diretamente no resultado das urnas.

Ainda assim, com a entrada de novos nomes no tabuleiro, três deputados passam a figurar na zona de maior risco: Robinson Faria, Fernando Mineiro e Sargento Gonçalves. Segundo analistas, são eles que podem enfrentar maior dificuldade para renovar o mandato.

STF: Moraes libera entrevista de Jair Bolsonaro à imprensa

 

Nesta quinta-feira (18), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou uma entrevista do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A conversa com o portal Metrópoles está marcada para acontecer no dia 23 de dezembro.

A ideia é que o veículo converse com o Bolsonaro por uma hora dentro da prisão. A última conversa do líder da direita brasileira com a imprensa foi em julho.

Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília após ter sido condenado pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Ele cumpre 27 anos e três meses de prisão.

Na mesma decisão, Moraes liberou a visita permanente de Michelle Bolsonaro sem necessidade de nova autorização judicial. As visitas poderão ocorrer às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, com duração de 30 minutos.

Pleno News