6 de out. de 2012

COMO O BLOG JÁ TINHA ANTECIPADO SOBRE A DUVIDA DA PESQUISA START / A confusão dos números em Umarizal

Como adiantamos na coluna de ontem, a reta final da campanha de Umarizal se dá em meio ao confronto de números apresentados por pesquisas eleitorais elaboradas por institutos distintos. Com duas pesquisas registradas é preciso fazer algumas considerações para entender o atual cenário.

Segundo os dados do Tribunal Regional Eleitoral, Start e Consult realizaram as sondagens. Como os números mostram realidades distintas é evidente que algum dos institutos está equivocado. Mas qual dos dois está errado? O Instituto Start registrou a pesquisa primeiro, exatamente no dia 29 de setembro.

A Consult no dia seguinte. Até aí, nada de mais. A grande diferença poderia ser gerada pela distância na coleta dos dados. Mas a Start coletou os dados no dia 1º. de outubro. A Consult no dia 2. A proximidade da coleta faz com que os números evidenciem um momento muito parecido da disputa. Como não houve nenhum fato novo que gerasse grandes modificações, os números da Start e Consult deveriam ser praticamente idênticos. Então como justificar a diferença entre as duas sondagens. A resposta pode está numa falha apontada pelo questionário aplicado pela Start.

No registro do TRE consta um formulário com a presença de três candidatos num momento onde a disputa conta com apenas duas candidaturas deferidas. Este detalhe pode ter resultado numa distorção capaz de gerar a confusão que norteia o pensamento de praticamente 100% do eleitorado local. Afinal, quem está liderando as pesquisas em Umarizal? Sem registro de nenhum erro aparente, a Consult tem tudo para demonstrar a real situação da eleição umarizalense, com a candidata Elijane liderando a disputa com 4%. Mas a realidade da disputa local só será realmente conhecida neste domingo. Até lá, o cenário permanecerá com uma tendência clara de definição, mas diante da confusão de números, deverá reinar a velha cautela. Valerá o trabalho de convencimento dos indecisos até as 17h de amanhã. Campanha emocionante a da cidade de Umarizal.

fonte: jornal o mossoroense / coluna de marcio costa

FALTANDO 24 HORAS PRA O DIA DA ELEIÇÃO ELIJANE PAIVA RECEBE MAIS DE 50 ADESÔES SÓ HOJE PELA MANHÁ


A CANDIDATA DA OPOSIÇÃO ELIJANE PAIVA RECEBE MAIS DE 50 ADESÔES SÓ HOJE PELA MANHÁ , A CADA DIA QUE PASSA ELIJANE CRESCE NA OPINIÃO AQUI DE UMARIZAL.

SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE ELIJANE JÁ TERIA MAIS DE 500 VOTOS DE MAIORIA EM RELAÇÃO AO SEU ADVERSSARIO MANO ONOFRE.

EM RELAÇÃO A VEREADOR AS ESPECTATIVAS SÃO GRANDES , SEGUNDO A OPINIÃO PUBLICA O CANDIDATO A VEREADOR PELA PRIMEIRA VEZ NALDO DE BRANCAR JÁ SUPERAVA O CANDIDATO DA OPOSIÇÃO WASHIGTON SALES.