4 de set. de 2013

Juiz pede informações sobre hospital e suspende propaganda do Governo

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, tem 30 dias para informar se foram tomadas as providências necessárias para o funcionamento dos serviços de Pronto Socorro e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional de Currais Novos, na região do Seridó. A decisão é do juiz da Vara Cível do município, Marcus Vinícius Pereira Júnior.
Ele determinou, ainda, que o Estado responda sobre a nomeação de médicos suficientes para cumprir todas as escalas de plantão, material a ser utilizado, bem como profissionais da área de saúde necessários para atender os necessitados da região. A governadora foi advertida de que, o prejuízo ao erário público, além de outras consequências, configura improbidade administrativa, o que poderá ser apurado em processo posterior.
A multa para caso de descumprimento é de R$ 1 milhão. A penalidade, se for o caso, será pessoal à chefe do Executivo. O recurso porventura arrecadado será destinado ao custeio das demandas de saúde, ou seja, o valor deverá ser depositado em favor do Fundo Estadual de Saúde.
Suspensão
Marcus Vinícius suspendeu, ao mesmo tempo, todas as propagandas pagas pelo Estado até que “sejam garantidos os direitos à saúde”. O secretário de Comunicação tem um prazo de 10 dias para enviar ao Juízo a relação de todas as empresas que recebem valores do Governo, com ênfase para as agências de publicidade. O Governo deve, ainda, suspender os repasses financeiros com o referido fim, até ulterior deliberação.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio de seu curso de Medicina, será intimada para que preste informações acerca da possibilidade de enviar equipe ao Hospital Regional de Currais Novos com o escopo de descrever a atual situação, bem como propor um modelo ideal, quantificando os profissionais da área de saúde, instalações físicas, equipamentos, medicamentos, dentre outros, para um funcionamento com excelência (prazo de 10 dias).
Essa é a segunda vez que o magistrado suspende as propagandas do Estado até que o direito à saúde seja amplamente garantido. Ele alertou que antes de determinar a medida foram necessários alguns bloqueios nas contas do Executivo para que os recursos fossem liberados.

DO SITE / TJRN

Prefeitura de Umarizal contrata mais um médico‏

Diogo Felipe Barretos é o novo médico contratado pela prefeitura de Umarizal para atender a população no Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes. A contratação é a confirmação de mais um compromisso do prefeito Mano Onofre com a saúde municipal.

De acordo com a secretária de Saúde, Luzinete Freitas, o médico irá atender nas terças e quartas durante todo o dia. “Nesses dois dias manhã, tarde e noite, assumindo o PSF. Dessa forma a gente já tem médicos todos os dias da semana, faltando apenas cobrir dois domingos. Na verdade já temos médico no domingo, mas ele está atendendo a cada quinze dias em plantão”, explicou.

Dr. Diogo é natural de Natal e atualmente reside em Mossoró. Ele conta que é acostumado a atendimento de urgência e emergência e que veio à Umarizal para trabalhar. “Pra mim não pesa quantidade de pacientes como é parte de PSF a gente se prepara já para consulta mesmo. Estou acostumado mais com urgência e emergência e nessa parte a gente exige que os pacientes não venham se consultar mais aqui não, eu venho para consultar mesmo, conversar e atender as necessidades da população”, contou.

Recentemente o município contratou dois profissionais para atuar no Nasf – Núcleo de Apoio a Saúde da Família: Um ginecologista e uma Nutricionista. “Estamos correndo atrás e fazendo todos os esforços para garantir que toda a população que procurar o serviço de saúde em Umarizal seja atendida. Esforço de Mano e das equipes de saúde” completou Luzinete.


Da Assessoria de Comunicação e Imprensa de Umarizal
Agmar Dutra
Contato (84) 9921-1164 
Muito obrigado pela divulgação.

Release da PMU: Educação: Escolas municipais realizam projetos de incentivo a prática da leitura‏


Procurando estimular os alunos do pré ao 5º ano na prática da leitura, a Escola Municipal Santa Filomena deu início a execução do projeto “Viajando no Mundo da Leitura”. De acordo com a diretora da escola, Verônica Dias, além da leitura a ideia é trabalhar também a escrita e a interpretação de textos.

“Com base na necessidade do aluno desenvolver a leitura, a escrita, a interpretação e o verdadeiramente o gosto pela leitura, vimos que seria preciso desenvolver este projeto. E a partir daqui a gente quer estimular nos alunos um processo de leitura permanente e atualizado frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores”, destacou Verônica.

O projeto teve início no dia 26 de agosto e segue até o dia 12 de setembro. O trabalho de leitura será desenvolvido através de poesias, histórias em quadrinhos, história infantil, fábulas, adivinhas e os livros. Da mesma forma a escrita será integrada através de atividades de desenvolvimento de textos.

Escolas de todo município estão trabalhando a leitura como base fundamental na formação dos estudantes. Além da Santa Filomena, as escolas Raimunda Barreto e Tancredo Neves e as creches Dinas de Brito e Vilgovina de Oliveira realizaram trabalhos de leitura e escrita.

A prática é defendida pelo prefeito Mano Onofre que, através da Secretaria de Educação, vem cobrando trabalhos como os que vem sendo desenvolvidos. "Queremos uma educação que dê gosto do aluno ir a escola estudar. E dá pra ter gosto também pela leitura por isso acho importante demais se trabalhar a leitura. Apoio e incentivo", disse o gestor.


Da Assessoria de Comunicação e Imprensa de Umarizal
Agmar Dutra
Contato (84) 9921-1164 
Agradeço a divulgação.



Câmara dos Deputados aprova fim do voto secreto

A votação foi por unanimidade dos 452 votantes no plenário da casa.

 

PEC põe fim ao voto secreto em todas as deliberações da Câmara, do Senado e do Congresso Nacional.

 

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (3), por unanimidade dos 452 votantes a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que determina voto aberto em todas as votações do Congresso Nacional. Apenas o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB) se absteve, por questão regimental. Antes de alterar a carta constitucional, o projeto ainda precisa ser aprovado em dois turnos pelos senadores.
De autoria do ex-deputado Luiz Antônio Fleury (PMDB-SP), a proposta estava engavetada na Câmara desde 2006 à espera da apreciação em segundo turno. Mas, por falta de acordo, a PEC foi retirada de pauta diversas vezes ao longo dos últimos sete anos.
Diante da repercussão negativa do caso Natan Donadon, os líderes da Câmara decidiram na manhã desta terça resgatar o projeto de Fleury para tentar dar uma resposta rápida à opinião pública.
A PEC do ex-parlamentar paulista era a única que estava em condições de ser submetida nesta semana ao plenário.
O texto sugerido por Fleury põe fim ao voto secreto em todas as deliberações da Câmara, do Senado e do Congresso Nacional.
A PEC também estende seus efeitos às Assembleias Legislativas dos estados, à Câmara Legislativa do Distrito Federal e às Câmaras Municipais.


FONTE: NO MINUTO.COM

GESTÃO DO PREFEITO MANO COMEÇA A DAR SINAIS DE MELHORA DIZ VEREADORES DA BASE GOVERNISTA.








Os vereadores da base governista estiveram reunidos na ultima segunda - feira (02) com o prefeito de Umarizal Mano Onofre e saíram satisfeitos com o que escutaram do chefe do poder executivo.

Segundo o vereador Bazoca (PSB)  a prefeitura de Umarizal irá repassar  30.000 mil reais para o hospital Dr. Erico Onofre para que a instituição possa pagar os seus funcionários e com isso amenizar um pouco as dificuldades vividas pela saúde do nosso município.

O governo do estado já repassou 29.000 vinte e nove mil reais para o hospital dinheiro esse que foi usado para quitar dividas internas da instituição.

Opinião do blog  - somando os dois repasses o total vai chegar há 59.000 mil reais, a saúde do nosso município tendência a começar um trabalho significativo para atender os anseios da nossa população.

VEREADOR NALDO DE BRANCA (PPS) PEDE AO PRESIDENTE DA CÂMARA PARA QUE OS JOVENS DO BAIRRO SÃO JOSÉ SEJAM COMTEMPLADOS COM A INTERNET GRATUITA WI-FI.





Na seção de ontem (04) o vereador (NALDO) solicitou ao presidente que fosse instalado na praça são José a internet  wi-fi, já que esse tipo de internet já foi colocada em todas as praças do centro da cidade,  o presidente da casa vereador Washington Sales se prontificou de atender o pedido do amigo vereador.

Então muito em breve todos os moradores da rua nova terão acesso a internet gratuita, parabéns ao nobre vereador Naldo de branca pela iniciativa e por lembrar dos mais carentes do nosso município.