5 de jan. de 2016

Prefeito de Monte Alegre desiste da reeleição

prefeito monte alegre



Segundo contam pelos bastidores do poder, o prefeito de Monte Alegre, Severino Rodrigues (PMDB), desistiu de disputar a reeleição. O grupo da ex-prefeita Graça Marques já vislumbra uma possibilidade de crescimento com essa possibilidade.

74% dos prefeitos potiguares podem se reeleger, diz jornal



Segundo levantamento do Novo Jornal, este ano 74% dos prefeitos do Rio Grande do Norte podem se reeleger. No próximo pleito municipal, marcado para outubro, 124 chefes de Executivos municipais eleitos em 2012 estarão em condições de tentar a renovação do mandato por mais quatro anos. O custo estimado das eleições no Rio Grande do Norte será de R$ 6,5 milhões.

Lula será ouvido como testemunha de lobista preso na Operação Zelotes


Lula-políticaO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda Dyogo Oliveira e o ex-ministro Gilberto Carvalho serão ouvidos pela Justiça Federal de Brasília como testemunhas do lobista Alexandre Paes dos Santos, o APS, um dos presos na Operação Zelotes.
APS é acusado de envolvimento na venda de medidas provisórias em benefício do setor automotivo. A operação da PF também investiga um esquema de pagamento de propina a integrantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, responsável por julgar recursos a multas aplicadas pela Receita Federal.

Janot reforça Lava jato



A operação  Lava Jato vem ganhando reforços. No início de dezembro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deu uma clara indicação do que terá pela frente: reforçou o grupo de trabalho encarregado das investigações sobre deputados, senadores e ministros com mais quatro investigadores e criou um grupo especial com cinco subprocuradores para atuar com exclusividade nos recursos da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça.

Nova redução da vazão de reservatórios do São Francisco será decidida hoje


sobradinho
Uma reunião hoje (5) na sede da Agência Nacional de Águas (ANA) vai definir se será implementada mais uma redução da vazão dos reservatórios das hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (AL), no Rio São Francisco. A ANA já autorizou a redução da descarga mínima dos dois reservatórios, de 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 800 m³/s, em uma resolução publicada no fim de dezembro. No entanto, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pediu que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que opera as usinas, elabore um plano de contingência antes de colocar em prática a medida.

Brasil encerrou 2015 1,58 mi de casos de dengue


aedes_dengue_1Após registrar queda significativa em agosto, o número de casos de dengue voltou a subir. O aumento foi identificado em todas as regiões do país e aponta também para o crescimento da população de Aedes aegypti em todo o território nacional — um indicativo de que os riscos para as outras doenças transmitidas pelo vetor, zika e chikungunya, também são altos. Até a primeira semana de dezembro, haviam sido notificadas 1.587.080 infecções por dengue, 123.304 a mais do que o verificado até a última semana de setembro.
“Todos os anos, o país registra aumento de casos no período das chuvas, no verão. Mas, em 2015, o fenômeno aconteceu de forma antecipada”, afirma João Bosco Siqueira Júnior, professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG), ao Estadão. A tendência de elevação acontece a partir de dezembro e janeiro. Em 2015, o aumento começou em outubro e novembro.