21 de fev. de 2026

Tradição, forró e alcance nacional: Derradeiro de Maio confirma transmissão para todo o Nordeste e parte do RJ e MG

 

Em sua quarta edição, o Derradeiro de Maio mostra que tem crescido e levando a tradição nordestina para todo o Brasil. Prova disso é que, este ano, a festa, que acontece nos dias 15 e 16 de maio, vai ter transmissão ao vivo para todos os estados da região Nordeste além de Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A festa, que já é conhecida por ser a abertura do São João no Nordeste, acontece na Cidade do Forró, que fica na Fazenda Tome Xote, em Olho d’Água do Borges, e tem como anfitrião o cantor e compositor Dorgival Dantas.

Criador e entusiasta do Derradeiro, ele não esconde a emoção de levar não só o forró como a cultura nordestina para todo o Brasil. “É algo que mexe comigo porque gosto, valorizo e defendo o Nordeste. Saber que vamos levar nosso melhor para esse mundão de gente é gratificante”, disse.

Para o superintendente do grupo InterTV no Rio Grande do Norte, Thiago Lajus, acompanhar a evolução do alcance da transmissão do Derradeiro de Maio reforça a certeza de que este é um projeto de grande relevância e enorme potencial. “Em 2026, a transmissão chegará aos nove estados do Nordeste, além da área de cobertura da Rede InterTV nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, ampliando de forma significativa sua visibilidade”, explicou.

Para ele, o Derradeiro de Maio se consolida como a grande abertura dos festejos juninos no Brasil, celebrando a cultura nordestina e conectando tradição, emoção e alcance nacional. Vale lembrar que o projeto criado no Rio Grande do Norte para valorizar a cultura nordestina e o forró está oficialmente dentro do upfront 2026 da Rede Globo e está dentro dos produtos oficiais da emissora ao lado de grandes festivais como Rock In Rio e Lollapalooza fazendo um resgate da cultura do Nordeste.

Um dos organizadores do Derradeiro, o empresário André Dantas afirmou que a transmissão para todo o Nordeste, RJ e MG reforça ainda mais o compromisso do projeto com a cultura e a música do Nordeste. “Foi algo pensado e criado para mostrar a riqueza e o valor daquilo nossa região tem de melhor”, disse.

Nos bastidores do Oeste, surge hipótese de Marianna Almeida ocupar espaço de Galeno Torquato

 

  • Possibilidade é vista como improvável diante da resistência da prefeita em deixar comando de Pau dos Ferros

Nos bastidores políticos da região Oeste potiguar, comenta-se que uma das alternativas do deputado estadual Galeno Torquato, caso permaneça inelegível, seria lançar o nome da prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, ocupando seu espaço político.

A movimentação, no entanto, é considerada improvável por lideranças locais. A principal razão estaria na resistência de Marianna em deixar o comando da prefeitura — considerada a mais importante do Alto Oeste — para a vice-prefeita Lara Figueiredo, filha do ex-prefeito Nilton Figueiredo.

Segundo interlocutores, a prefeita teria seus próprios motivos políticos e administrativos para não abrir mão do mandato neste momento. Assim, embora o nome circule como alternativa em caso de impedimento definitivo de Galeno, a tendência é de que Marianna permaneça à frente da gestão municipal.