12 de abr de 2011

Diferente de umarizal que é a terra da promessa"Prefeitura de Martins abre concurso público"


A Prefeitura de Martins assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pela promotora de Justiça Gerliana Maria Silva Araújo Rocha para resolver problema com as contratações temporárias.

Pelo acordo, a Prefeitura deve realizar concurso público para substituir os atuais servidores temporários por efetivos, onde serão oferecidas vagas nos cargos de advogado, engenheiro civil, bioquímico, fisioterapeuta, nutricionista, contador, tratorista, motorista, secretário escolar, merendeira, zelador, vigia, eletricista, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, professor, gari, recepcionista, varredor de rua e digitador.

Já no setor de Saúde as vagas ofertadas são de enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista e auxiliar de dentista do Programa Saúde Bucal, assistente social e psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e médico do Programa da Saúde da Família.

O preenchimento destas vagas é imediato, já que a Prefeitura tem o prazo de 30 dias para a criação dos cargos públicos.

PUBLICADO POR CLEUMY CANDIDO ÁS 14:20

DESCASO












ESSAS FOTOS EU TIREI QUANDO VINHA TRABALHAR AGORA A TARDE., E É IMPRECIONANTE O DESCASO E A FALTA DE INFRA-ESTRUTURA QUE O NOSSO MUNICIPIO ESTÁ PASSANDO.

JÁ NÃO BASTA A SAÚDE QUE É PESSIMA AI AGORA AS NOSSAS RUAS FICAM ABANDONADAS PELO PODER PUBLICO, SÃO TANTOS BURACOS QUE DÁ ATÉ PARA ANDAR APÉ, ESTÁ FICANDO DIFICIL ISSO MESMO, POR IMCRIVÉL QUE PAREÇA, MAIS ESSA É A PURA REALIDADE VIVIDA PELA MAIORIA DA POPULAÇÃO DE UMARIZAL.

MAIS O QUE ME DEIXA MAIS REVOLTADO, É QUE ENQUANTO A PREFEITURA MANDA LIMPAR O LOCAL ONDE VAI SER REALIZADO O CARNAVAL FORA DE ÉPOCA. " QUE É PRIVADO " AI DEIXA DE LIMPAR AS RUAS E CONSERTAR AS NOSSAS ESTRADAS.

COMO DIZ AQUELE VELHO DITADO "POBRE É POBRE". DEPOIS VOLTO COM MAIS, ISSO É SE NÃO MANDAREM ME PRENDER COMO ACONTEÇEU NO ULTIMO DOMINGO.

PUBLICADO POR CLEUMY CANDIDO ÁS 14:00

“Como não estão fazendo nada a solução é sentar o cacete no passado”, desabafa Iberê Ferreira




O ex-governador Iberê Ferreira (PSB) cumpriu a promessa de se pronunciar tão logo a sucessora Rosalba Ciarlini (DEM) cumprisse cem dias à frente da administração estadual.

Ontem, em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM de Natal, o pessebista ao negar que tenha deixado o Governo do Estado no limite prudencial previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), deu a entender que as críticas de Rosalba são motivadas por questões políticas. "Eu não quero estabelecer esse tipo de polêmica. Eu tenho um documento que diz que não estava no limite prudencial, mas eu sei que um governo novo precisa dar muita satisfação, com muitas promessas de campanha. Quando ele senta ali, aí vem a realidade. Aí começam as cobranças, e como não estão fazendo nada, a única solução é sentar o cacete no passado", disparou.

Ele admitiu dificuldades, mas desmentiu que tenha "quebrado" o Estado. "Em primeiro lugar, eu quero dizer que o pacto federativo do Brasil precisa ser modificado. Os estados pequenos sofrem muito com esse problema financeiro. Os municípios, todos eles, estão enfrentando dificuldades e é preciso que haja uma modificação para que os estados e os municípios tenham uma situação melhor. Agora entre esse desequilíbrio financeiro e você dizer que o Estado está falido, quebrado e que, eu, em apenas nove meses me transformei no algoz da economia do Estado? Eu assisti a uma entrevista da governadora onde ela diz que o Estado tem um débito de R$ 800 milhões. Em janeiro, fevereiro e março o governo arrecadou 1 bilhão e 600 milhões, paga 211 milhões de pessoal. Sobrou um bilhão aí, não é? Este ano o Orçamento do Estado é de 9,5 bilhões, se a governadora disse que estava devendo 800 milhões não chega a 10% da receita do Estado. Então isso é quebrado? Se o cidadão que ganha um salário mínimo estiver devendo 10% do que ganha, então ele deve 54 reais. Está quebrado? Isso não existe", questionou.

O ex-governador evitou afirmar que a sucessora esteja "fazendo caixa": "Eu não acho errado o governo fazer caixa, se ele tiver condições de fazer isso, é importante para que se tenha sempre dinheiro disponível para uma necessidade maior do Estado. Agora eu sou contra se fazer caixa quando não se está nem se pagando as gratificações, por exemplo, dos profissionais da Central do Cidadão, quando diversas obras foram paralisadas e tem várias coisas para serem pagas. Além disso, só se pode dizer que uma instituição está quebrada quando se compara o ativo e o passivo".

Sobre a Copa do Mundo de 2014, Iberê Ferreira insinuou que Rosalba esteja sendo injusta com os antecessores. "Eles falam: 'Ah! Eu resolvi a Copa do Mundo', não resolveu. Veja bem, se Natal não tivesse sido escolhida sede, o que adiantava o atual governo tomar essa ou aquela providência? Nada. Nós estamos na Copa porque a governadora Wilma de Faria, primeiramente, ousou bancando aquele projeto que foi premiado. Depois, no meu período eu criei a Secopa, eu mandei fazer os projetos, realizei audiências públicas, eu publiquei o edital. A governadora Rosalba Ciarlini abriu o edital, e eu a louvo por isso, e vai levar adiante. Agora é preciso que as pessoas entendam que não é nenhum demérito a pessoa dizer que está concluindo, que o governo passado tomou algumas providências e que agora há uma sequência", opinou.

Ex-governador diz que AL dificultou gestão

O ex-governador Iberê Ferreira afirmou que os problemas no Orçamento Geral do Estado (OGE) no final do ano passado foram frutos do debate político que contaminou a Assembleia Legislativa. "É preciso lembrar que eu administrei o Estado por 9 meses, e numa época em que a Assembleia Legislativa estava em pleno ano de campanha, e distorceu totalmente o Orçamento ainda no governo Wilma, diminuiu o percentual para remanejamento que foi para 5%, ou seja, uma Assembleia completamente contrária. Eu tive de pagar 13º salário e paguei, eu tive de pagar os 30% de treze planos de cargos e salários que foram aprovados pela Assembleia e eu honrei a minha parte, além de ter priorizado o pessoal, porque eu sei o que é um funcionário que ganha pouco e tem compromissos que quando não pagam tem um tal de SPC que acaba com ele", disse.

Questionado se havia participação da também ex-governadora Wilma de Faria (PSB) nesta crise Iberê evitou polemizar declarando que a queda no Fundo de Participação dos Estados (FPE) também pesou. "Eu não quero acusar A ou B. O grande problema que nós tivemos no ano passado foi a queda do FPE", frisou.

Ele criticou a decisão da governadora de cancelar 222 convênios sob a acusação de que se tratam de decisões "eleitoreiras". "Faltam ser pagos 30 milhões desses convênios. O Orçamento do Estado é de 9,5 bilhões, isso é muita coisa? Os municípios estão precisando, inclusive tem obras em hospitais que foram paradas. Foi feito convênio com o Hospital Infantil Varela Santiago, isso é eleitoreiro? Eu posso dar mais de 70 municípios que votaram na governadora Rosalba, e quem me conhece sabe que eu não sou de fazer picuinha em fazer convênios só se for eleitoreiro. Eu tenho mais de 40 anos de vida pública", concluiu.

FONTE: O MOSSOROENSSE

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO ÁS 10:20

Presidente da AL confirma que acompanhará Robinson


LUÍS JUETÊ
Da Redação

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta, confirmou que deverá acompanhar o vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria no que diz respeito à migração para o Partido Social Democrático (PSD). Entrevistado no Jornal do Dia (TV Pontanegra), Motta explicou que a tendência é de que a nova agremiação partidária brasileira atraia um número substancial de parlamentares e lideranças no Estado.
"É o desejo e o nosso objetivo tornar o PSD grande no Estado. O vice-governador Robinson Faria reuniu os nossos colegas deputados que têm intenção de migrar para a nova legenda e de forma que nós esperamos que esse novo partido que haverá de ser instalado no país e, evidentemente na Assembleia Legislativa tenha o maior número de deputados. Eu tenho a convicção que poderemos chegar a formar uma bancada com oito deputados. Eu não tenho autoridade para falar em nome de outros deputados, mas no PMN o deputado Raimundo Fernandes já externou desejo de mudar para o PSD além da deputada Gesane Marinho e eu. O deputado José Dias, através da imprensa também manifestou o desejo de migrar para o novo partido, assim como o deputado Vivaldo Costa também deverá se filiar ao PSD, além de outros deputados que estão em conversação para ingressar na sigla. Eu tenho certeza que, se o PSD não for o maior, será uma das maiores legendas do Estado", prevê o parlamentar.
Em relação aos compromissos assumidos no tocante ao Poder Legislativo do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Ricardo Motta assinalou que em princípio está sendo feito um levantamento das demandas dos principais setores do parlamento para que, em seguida seja elaborado o concurso público no Palácio José Augusto. "Nós já estamos analisando as demandas dos diversos setores da nossa Casa Legislativa e nos diversos órgãos que integram o parlamento e, em cima disso, nós iremos ver o número de vagas e o que podemos fazer em nível de dotação orçamentária", detalhou o presidente da Assembleia Legislativa do RN.
No que se refere à avaliação dos 100 dias da gestão Rosalba Ciarlini (DEM), o deputado estadual Ricardo Motta disse estar otimista. Ele disse que, ao fazer um balanço de suas primeiras ações, a chefe do Poder Executivo norte-rio-grandense explicou como pretende dar governabilidade a sua gestão. "Além da contenção de despesas já anunciada, a governadora também pretende fazer com que o funcionalismo público tenha o seu real ganho desde que o Estado entre na legalidade no que diz respeito ao teto de pagamento dos servidores e também no que diz respeito às áreas da Saúde, Educação, Segurança, Turismo", explicou o presidente do Poder Legislativo.
Ele entendeu o fato da governadora do Rio Grande do Norte, em seu balanço ter feito referencias as gestões anteriores, na medida em que a opinião pública tem ideia de como ela recebeu o Estado dos seus antecessores. O deputado Ricardo Motta acredita que na sessão plenária de hoje da Assembleia Legislativa, os parlamentares deverão analisar o conteúdo do balanço apresentado pela governadora Rosalba Ciarlini.

PSD será lançado no Rio Grande do Norte ainda este mês, assegura deputado



Em entrevista hoje ao jornalista Robson Carvalho, no programa Momento Político da Band Natal, o deputado federal Fábio Faria confirmou que ele e o grupo político liderado pelo vice-governador Robinson Faria estão mudando de partido nos próximos dias. Os parlamentares deixarão o PMN e ingressarão no PSD, partido que está sendo criado sob o comando do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Segundo o deputado federal, ainda este mês será realizado, inclusive, o lançamento do PSD no Rio Grande do Norte. “O partido nasce muito mais forte que o PMN a nível nacional, com um governador, vice-governador, senadores, e já lista mais de 30 deputados federais. Aqui no Estado, não posso entrar em detalhes, mas muitos políticos com mandato já têm nos procurado demonstrando interesse pelo PSD”, afirmou Fábio. A nova legenda deve ser lançada em Brasília nesta quarta-feira (13).

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO ÁS 09:17

Garibaldi: Dilma manda mais que dona Denise

Deu na Folha de São Paulo

Em reunião com o presidente do Sindicato dos Aposentados, João Inocentini, Garibaldi Alves (Previdência) alertou que teria de interromper a conversa a qualquer momento, pois aguardava telefonema de Dilma Rousseff. Pouco depois, um assessor entrou no gabinete avisando que a presidente chamava o ministro ao Planalto. Garibaldi desabafou:

-Mais uma mulher pra mandar em mim...

Um outro sindicalista presente indagou:

-Em casa também é assim, ministro?

-É, mas a presidente manda mais...

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO ÁS 09:31

Curtas do Blog...Curtas do Blog...Curtas do Blog...

Sepultamento – O corpo da mãe do senador Paulo Davim, dona Maria Eunice Davim, será sepultado às 10h30 desta terça-feira(12) no cemitério Morada da Paz, em Emaús. Corpo está sendo velado numa Capela do Morada da Paz desde a noite de ontem. Antes do sepultamento, às 9h30, haverá Missa de corpo presente celebrada pelo padre Gilberto.

Fica em Natal – Por causa da morte de sua mãe, o senador Paulo Davim suspendeu suas atividades no Senado durante esta semana. Ele vai ficar em Natal sendo confortado e confortando a família. Mais uma vez um abraço de fé e solidariedade ao amigo Paulo Davim e sua família.

Dengue – Representantes das secretarias de Saúde do Estado e do Município, do Ministério Público e de várias outras instituições da sociedade civil organizada estarão hoje na Assembléia Legislativa debatendo o problema da dengue em audiência pública proposta pela deputada Márcia Maia. Evento começa às 9h30 no auditório Robinson Faria.

Pagamento do Meios - Finalmente os funcionários do Meios irão receber os salários atrasados nesta terça-feira(12). Salários foram depositados na noite de ontem no Banco do Brasil e já estão disponíveis para saque nesta terça-feira. Os vencimentos são referentes aos meses de outubro, novembro, dezembro e o 13º salário.

Fantasmas - Dos 1.843 funcionários que estão na folha de pagamento do Meios, 21 não irão receber os salários atrasados. É que o interventor do Meios, Marco leal, não conseguiu comprovar se essas pessoas trabalhavam na ONG. Essas pessoas, no entanto, ainda poderão receber seus salários. Para isso, elas precisam comparecer ao Meios e comprovar que trabalharam na ONG durante os meses de outubro, novembro e dezembro. Com o pagamento, o Governo do Estado encerra sua relação com o Meios.

Ceará-Mirim – O ex-secretário de Agricultura e atual chefe de gabinete do deputado Gustavo Fernandes, Marcílio Dantas, foi convidado para ingressar no PMDB. Marcílio, no entanto, não deve aceitar o convite. É que ele é pré-candidato a prefeito de Ceará-Mirim em 2012 e teme que a cúpula do PMDB entregue o partido ao ex-senador Geraldo Melo, como já ocorreu no passado. Uma das alternativas de Marcílio é ingressar no PSD.

Geraldo candidato – A ex-prefeita Edinólia Melo não vai disputar a prefeitura de Ceará-Mirim pela terceira vez. O candidato do grupo de Edinólia deverá ser o ex-senador Geraldo Melo. Ao menos é o que se comenta nos bastidores da política cearamirinense. A conferir.

ZPE – O Centro de Estudos e Debates da Assembléia Legislativa marcou para o dia dois de maio a realização de uma audiência pública sobre a ZPE da região do Vale do Açú. O propositor do evento é o deputado George Soares. Evento terá como tema "Ações estruturantes para a implementação da ZPE do Sertão no Vale do Açú".

Defensoria Pública – O deputado Walter Alves apresentou requerimento solicitando à governadora Rosalba Ciarlini que convoque em regime de urgência a realização de concurso público para preenchimento de 60 vagas no âmbito da Defensoria Pública do RN. As vagas foram criadas pela Lei Complementar nº 386, de 19 de maio de 2009.

Necessidade – Segundo Waltinho, é urgente a realização de concurso público para preencher as 60 vagas, já que a Defensoria Pública conta atualmente com apenas 40 defensores. O deputado do PMDB explica que de acordo com a Associação Nacional dos Defensores Públicos(Anadep), deve existir um defensor público para cada grupo de 10 mil pessoas. “Neste caso, o RN deveria contar com aproximadamente 300 defensores”, afirma Walter Alves.

Aniversário de Dom Matias – Nesta quinta-feira(14) a Igreja de Natal celebra os 75 anos de vida do arcebispo metropolitano Dom Matias Patrício. Celebração irá acontecer às 18 horas na Catedral Metropolitana. Alguns bispos do Regional Nordeste 2, o clero da Arquidiocese de Natal, religiosos e fiéis leigos participarão da celebração.

Trajetória - Dom Matias nasceu em 14 de abril de 1936, em Santana do Matos. Foi ordenado presbítero em 14 de julho de 1963, em Natal, e bispo em 21 de outubro de 1990, em Nova Cruz, paróquia onde era pároco. Como bispo, atuou em Cajazeiras e Campina Grande (PB) e, desde 25 de janeiro de 2004, está à frente da Arquidiocese de Natal.

Cajueiro de Pirangi – A polêmica sobre a poda ou não do Cajueiro de Pirangi é tema de audiência pública que irá acontecer na Assembléia Legislativa no dia 27 de abril. A iniciativa é do deputado Gustavo Carvalho. Representantes do poder público e de instituições ligadas ao meio ambiente serão convidados para discutir o assunto. Com certeza será um debate acalorado, pois até hoje não se chegou a um consenso sobre a questão da poda do Cajueiro de Pirangi.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO ÁS 09:30