14 de nov. de 2023

Diabetes é responsável por mais de 28 amputações por dia no Brasil


O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou, entre janeiro e agosto deste ano, 6.982 amputações de membros inferiores (pernas e pés) causadas por diabetes, o que equivale à média de mais de 28 ocorrências por dia.

Os casos vêm crescendo ano a ano, conforme mostram os dados do Ministério da Saúde. O número de amputações em 2022 (10.168) foi 3,9% superior ao total de 2021 (9.781), o que representou média de 27,85 cirurgias por dia, no ano passado, em unidades públicas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a doença já figura como a principal causa de amputação não traumática em membros inferiores, no país. As amputações traumáticas são as que ocorrem, por exemplo, em acidentes de trânsito ou de trabalho.

“Hoje, nós temos um número de grande de amputações sem ser por acidente. E a principal causa é justamente o diabetes, além do cigarro. Então, a gente tem que combater esses males”, reforça o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Levimar Araújo, portador de diabetes tipo 1.

A SBD aponta também que 13 milhões pessoas com diabetes têm úlceras nos pés, os chamados pés diabéticos, que podem resultar nestas amputações.

 

Edson Soares e Edilma Soares - Irmãos vereadores da cidade de Lucrécia -RN - que sempre trabalham juntos em prol de uma cidaede melhor para todos.

 


Em Natal com o Deputado Federal Benes Leocádio, na oportunidade tratamos de projeto de apoio ao nosso Município, garantindo recursos no fortalecimento do Agro Rural, a luta continua!!


O Mandatos do Vereador Edson Soares, Vereadora Edilma Soares em busca do fortalecimento e crescimento do desenvolvimento local.


#tamosjuntos!!

 

Fonte: rede sociais 

Lidera Seridó se consolida como maior evento de formação política da região

 

O Lidera Seridó se consolidou como o maior evento de formação política da região, onde contou com mais de 300 inscritos. Idealizado pelo PSDB de Parelhas, o encontro se destacou não apenas pela qualidade das palestras e debates, mas também pela participação maciça da sociedade civil, vereadores, prefeitos e deputados de toda região, interessadas em discutir os rumos políticos e a formação de novos líderes para a campanha de 2024.

Com uma extensa programação de palestras, debates e mesas-redondas, proporcionou aos participantes uma imersão completa no universo político, que foram desde oratória e contabilidade eleitoral ao direito e marketing político. Diversos palestrantes renomados e políticos influentes marcaram presença, entre eles o Deputado Federal Benes Leocádio e também, por vídeo, o Presidente do PSDB Nacional, Eduardo Leite. Estes que compartilharam suas experiências e visões sobre os desafios e perspectivas de como criar uma campanha criativa e de sucesso.

O diretório Municipal do PSDB de Parelhas, em sua presidência, Leandro José, expressou sua satisfação com a adesão maciça e destacou o compromisso em continuar proporcionando um espaço de formação e debate para fortalecer e criar pessoas engajadas na política.

“Foi um evento feito por diversas mãos, onde ao fim, reunimos mais de 300 participantes ávidos por conhecimento político. Este encontro não apenas superou nossas expectativas, mas ressaltou a vitalidade do PSDB em debater e contribuir para os rumos políticos da região, além da participação de outros partidos, como União Brasil, Podemos e PL. Que as ideias compartilhadas se transformem em ações concretas para os atuais e futuros candidatos da nossa região. Juntos, construiremos um futuro político mais vibrante.” Destacou o Prefeito de Parelhas, Dr. Tiago Almeida.