30 de jan. de 2014

Banco do Nordeste de Umarizal já está em funcionamento atendendo a 14 municípios da região

O Banco do Nordeste de Umarizal começou a operar nessa quinta-feira, 30 de janeiro. A nova agência do município será responsável por atender clientes de 14 municípios da região movimento a economia local e gerando desenvolvimento para as cidades. O BNB de Umarizal fica localizado na Rua Porcino Costa no Centro, ao lado do Mercadinho Miragem.
A agência foi aberta às 8h e funcionará até as 12h. O gerente geral, José Erivaldo vai estar nessa sexta-feira, 31, no programa Evidência da FM Fraternidade 104,9 explicando a importância do banco para o município e tirando as dúvidas da população. A entrevista está marcada para as 16hs.

 Conquista do mandato da deputada Fátima Bezerra, as obras de construção da unidade de Umarizal tiveram início no ano passado. Em setembro a parlamentar esteve em Umarizal, visitou a obra e disse que assim que pronta, o cidade ganharia uma das mais modernas agências do Nordeste.
“Palavra dita é palavra empenhada. Umarizal vai ganhar uma das mais belas agencias a nível de nordeste, vai ser uma agencia modelo, e que essa agencia se traduza em desenvolvimento para a nossa região, o BNB tem muita expertise nos programas de micro credito, nos programas de agricultura familiar ou seja o BNB é de fato um parceiro muito importante para promover o desenvolvimento”, disse Fátima na oportunidade.
A agência de Umarizal atenderá os municípios de Riacho da Cruz, Viçosa, Martins, Serrinha dos Pintos, Antonio Martins, Frutuoso Gomes, João Dias, Almino Afonso, Lucrécia, Rafael Godeiro, Olho Dágua do Borges, Patu, Messias Targino e Janduís.
Antes, moradores dessas cidades precisavam se deslocar a Pau dos Ferros ou a Mossoró para resolver alguma situação no banco. Agora, com a implantação da agência em Umarizal, cidade polo da região, os beneficiários de outras cidades terão maior comodidade pela proximidade com o município.

A inauguração oficial da agência deverá ocorrer no mês de fevereiro com presenças de políticos e autoridades da região.
Por Léo Silva - Uzl em Fotos - O Retrato da Noticia - Contato: uzlemfotos@hotmail.com

Lula celebra 500 mil seguidores no Facebook com mensagem em vídeo

Ex-presidente diz que possibilidade de interação na internet “aumenta responsabilidade”

GOVERNADORA DIZ QUE NÃO TIROU DINHEIRO DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA PARA A CONSTRUÇÃO DO ESTÁDIO ARENA DAS DUNAS.

(A) Os recursos para construção da Arena das Dunas foram assegurados pelo BNDES por meio de uma Parceria Pública Privada (PPP).


Prefeito de Baraúna é afastado do cargo em decisão de 2ª instância

 

 
O prefeito de Baraúna, Izoares Martins, foi afastado hoje (28) em decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que é a segunda instância nas causas relacionadas ao direito eleitoral. A decisão é referente à condenação que foi proferida pela Corte em dezembro do ano passado, que cassou o prefeito, mas lhe manteve no cargo. Izoares vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a última instância, para tentar manter-se no cargo de prefeito. A posse de Luciana Bezerra, segunda colocada nas eleições de 2012, está prevista para ocorrer amanhã. 
Luciana Bezerra - Segunda Colocada

De acordo com Edson Barbosa, que é ex-vereador e foi vice de Luciana Bezerra (foto ao lado) em 2012, o grupo político já estava agilizando os trabalhos para a realização da solenidade de posse, que deve ocorrer ainda no período da manhã. “Será uma posse simples”, adiantou Barbosa, que comemora mais uma vitória judicial contra o grupo do prefeito cassado. Izoares já foi cassado quatro vezes por supostos crimes eleitorais, mas ele foi afastado somente na terceira, quando o presidente da Câmara dos Vereadores, Tértulo Alves, tomou posse. Izoares voltou logo depois´.

Consumo de energia elétrica no RN cresceu 7,1%

O consumo de energia elétrica no Rio Grande do Norte cresceu 7,1% em 2013, em relação a 2012. O acréscimo é atribuído ao período de poucas chuvas e elevadas temperaturas, sobretudo no primeiro semestre.
Todas as classes de consumo analisadas no período apresentaram crescimento, com destaque para a classe residencial, que representa 86% dos consumidores do estado, e registrou expansão de 10,35% no consumo. Esta classe tem o maior consumo médio por cliente de todo o Nordeste, registrando, até dezembro/13, 142,1 kWh, superando o consumo médio da região que foi 119,4 kWh no mesmo período.
O menor crescimento do consumo de energia no ano passado ocorreu na classe serviço público, com 0,22%. O fato é atribuído à redução do bombeamento de água para o interior do estado decorrente da diminuição no nível dos reservatórios de água do estado, afetados pela estiagem.
Janeiro – para este mês de janeiro de 2014 a perspectiva é que o consumo de energia elétrica no estado cresça cerca de 6,2% em comparação com janeiro de 2013. 
A Cosern encerrou o ano de 2013 com 1.255.060 clientes. Para este ano de 2014, a previsão é que, o número de unidades consumidoras no Rio Grande do Norte aumente para 1.303.594, o que significa um acréscimo de 3,87% em relação ao ano passado.

BARCO DO PMDB PODE FICAR PESADO PARA REMAR



henrique caminhao
No mundo das disputas partidárias ficou imortalizada a frase que “a política é como um caminhão de feirante”, aonde tudo vai se encaixando até que a carga possa partir. Pois bem. Henrique Alves quer incluir na carga do PMDB também PSB, PDT, PT, DEM, PSDB, PV, PSD e outros tantos.
Ele não quer nem ouvir falar na expressão “chapão” ou “acordão”. Tudo certo, mas uma coisa o líder tem que lembrar: Wilma de Faria enfrentou amplas alianças e venceu – duas vezes – para o governo. Micarla de Sousa ganhou a prefeitura de Natal sem dar chance aos adversários. Então Henrique, cuidado para o caminhão não ficar pesado demais para manobrar,barco pesado demais poderá não remar.

Tags:COLIGAÇÃO

JOAQUIM BARBOSA CRÍTICA PRESÍDIOS DO RN



barbosa transparenciaO Globo – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, qualificou nesta quarta-feira as prisões brasileiras como um “inferno”. Em Londres, o ministro falou sobre a crise do sistema penitenciário, além do seu possível futuro político. “Nunca fiz militância política”, disse ele, ao refutar a possibilidade concorrer à Presidência da República.
“Ano passado fiz visita a presídios como presidente do CNJ. O que posso dizer é que ‘horror’ é a palavra mais adequada para qualificar as prisões brasileiras. Por que a situação é tão absurda? A questão é política”. O ministro visitou, em abril do ano passado, o Foro das Comarcas de Natal, no Rio Grande do Norte. Na ocasião, ele chamou de ‘desesperadora’ a situação dos presos.

Tags:JUSTIÇA

Governo deposita salário de 97% dos servidores na sexta-feira 31




As Secretarias de Planejamento e Finanças e de Administração comunicam que o pagamento dos salários dos servidores estaduais relativo ao mês de janeiro se dará da seguinte forma:
Dia 31, sexta-feira, a partir da 10h, será efetuado o pagamento de todos os servidores da Segurança, Saúde, Educação, UERN (independente do valor do salário) e de todos os demais servidores das outras áreas que recebem até R$ 5 mil líquidos (99.514 servidores, equivalente a 97% da folha).
Dia 10, segunda-feira, recebem os 3.078 servidores que ganham acima de R$ 5 mil líquidos.
Em fevereiro, o Governo do Estado retomará o pagamento das férias dos servidores da seguinte forma:
10 de fevereiro: pagamento das férias relativas a agosto e setembro de 2013 e dos que vão sair de férias em fevereiro.
10 de março: pagamento das férias relativas a outubro e novembro de 2013 e dos que vão sair de férias em março.
10 de abril: pagamento das férias relativas a dezembro de 2013 e janeiro de 2014 e dos que vão sair de férias em abril.

Hospital Regional Tarcísio Maia não registra doações de órgãos em 2013

Setor de captação de órgãos e tecidos fica instalado no HRTMSetor de captação de órgãos e tecidos fica instalado no HRTMDiferentemente de anos anteriores, ao longo de 2013 o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) não registrou nenhuma doação de órgãos. O resultado vai de encontro ao balanço mais recente do Ministério da Saúde, apontando que o número de doadores dobrou no Brasil em dez anos, saltando de 7,5 mil para 15.141 cirurgias realizadas no país.
Segundo a coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cidotti) do HRTM, Antônia Ivanete, uma série de fatores influenciou diretamente o balanço negativo de 2013. Entre eles, mudanças na equipe da Central de Transplante da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
"A pedido de Natal, tivemos que suspender a captação de córneas durante determinado período, pois a equipe da capital estava sendo substituída e os novos gestores queriam promover a capacitação do pessoal aqui em Mossoró", diz Antônia Ivanete.
Outra dificuldade destacada pela coordenação da Cidotti diz respeito à falta do aparelho de eletroencefalograma, que atesta morte cerebral. "O aparelho foi emprestado para Natal e até agora não foi devolvido. Já protocolamos a devolução. Quando é preciso fazer o diagnóstico, uma equipe da capital se descola a Mossoró com o aparelho. A coordenação continua funcionando, de acordo com as nossas limitações", relata Antônia Ivanete.
Apesar dos obstáculos estruturais, a expectativa para este ano é que as doações voltem a ocorrer. "Já começamos o ano com o pé-direito, realizando captação múltipla de órgãos de um paciente e temos um outro potencial doador, cujo processo está sendo viabilizado. Sabemos que o setor da saúde está comprometido, faltam ações efetivas", frisa a coordenadora da Cidotti.
Negativa familiar prejudica captação de órgãos
Além das dificuldades já citadas pela coordenação da Cidotti, a falta de autorização por parte das famílias também prejudica a captação de órgãos na cidade. Questões religiosas e culturais muitas vezes impedem que a doação seja feita, conforme pontua Antônia Ivanete:
"A família muitas vezes acredita que um milagre pode acontecer, que o paciente vá se recuperar e nós temos que respeitar, são vários fatores que influenciam a decisão", diz.
E foi justamente o aspecto religioso que quase impediu a família do empresário Evandro Praxedes, falecido no último dia 13 de janeiro, de doar os seus órgãos. Segundo Karen Praxedes, filha do empresário, a esperança que ele pudesse acordar tornou a decisão muito difícil.
"A gente acreditava muito que painho pudesse acordar e se tirassem os órgãos ele não acordaria. Minha família é evangélica, então até o último momento a gente acreditava no milagre. A decisão foi difícil por causa disso, apesar do diagnóstico a gente queria acreditar que ele acordaria. A ficha não tinha caído, pelo menos para mim não", relembra.
Após a doação, realizada em Curitiba, onde o empresário estava internado, a família se sente realizada e feliz. "Doar órgãos é saber que um pedacinho do meu pai continua vivo no corpo de alguma pessoa. Não tem coisa melhor e sensação tão maravilhosa do que saber que nossa família e meu pai ajudaram a salvar vidas com apenas um gesto e uma decisão. Imagino a felicidade que deve ter sido para cada pessoa e cada família que recebeu o órgão e a notícia", conta Karen Praxedes, acrescentando: "Espero que com essa matéria a gente possa incentivar outras pessoas com esse gesto".
Mitos e verdades sobre a doação
Mito: Para me declarar doador, preciso disponibilizar essa informação no meu RG ou CNH
Verdade: Para se tornar um doador de órgãos e tecidos você só precisa informar esse desejo a seus familiares
Mito: Idosos ou pessoas que estavam doentes não podem doar órgãos
Verdade: Todas as pessoas são consideradas potenciais doadores de órgãos, independentemente da idade ou do histórico médico
- Fique por dentro:
Um único doador de órgãos salva em média de oito a 10 pessoas, chegando a 20, com o transplante de córneas, coração, pulmões, rins, fígado, pâncreas, pele, ossos e válvulas cardíacas
No Rio Grande do Norte, de acordo com dados da Sesap, foram realizados no ano passado:
282 transplantes, sendo 171 de córnea,
52 de rins,
56 de medula óssea e
3 de fígado.


FONTE: O MOSSOROENSE.COM

Tribunal Superior já recebeu 29 pedidos de registro de pesquisas eleitorais

Pleito eleitoral deste ano: primeiras pesquisas registradas (TSE)Pleito eleitoral deste ano: primeiras pesquisas registradas (TSE)O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu 29 solicitações de registro de pesquisas eleitorais feitos por empresas e entidades especializadas nesse tipo de serviço. Deste total , seis pedidos são para levantamentos de âmbito nacional e 23 para pesquisas sobre eleições estaduais.
As solicitações obedecem à nova norma do tribunal, que estabeleceu a necessidade de comunicação prévia para os levantamentos este ano. As pesquisas têm de seguir critérios científicos, que incluem amostragem mínima, segmentação dos entrevistados e metodologia, entre outras coisas. As chamadas sondagens ou enquetes, que não obedecem a esse tipo de critério, estão proibidas este ano.
A resolução do TSE permite que os institutos utilizem equipamentos eletrônicos como tablets e similares, mas estabelece que eles podem ser submetidos a auditoria dos técnicos do tribunal a qualquer momento. As pesquisas poderão ser divulgadas até um dia antes das eleições, exceto as de boca de urna, que só poderão ser veiculadas após o término da votação.
Os registros de pesquisas eleitorais podem ser feitos no TSE, em caso de levantamentos de opinião pública sobre os candidatos à Presidência da República, e nos tribunais regionais eleitorais, no caso das candidaturas para o Senado, a Câmara dos Deputados e os governos estaduais. A divulgação de informações de pesquisas não registradas pode acarretar multa de até R$ 106 mil. (Agência Brasil)

PMDB apresenta Fernando Bezerra para correligionários nesta quinta-feira



Nome do empresário e ex-ministro será levado para análise dos peemedebistas com apoio das lideranças do partido.

 

Por Ciro Marques 

A indefinição do PMDB sobre quem será o candidato do partido para o Governo do Estado pode estar perto de acabar. Nesta quinta-feira (30), a sigla se reúne para discutir um nome para a disputa estadual e, provavelmente, deve apresentar o nome do empresário e ex-ministro Fernando Bezerra, apoiado pela cúpula peemedebista, para análise dos correligionários do interior do RN.
“O candidato que para mim e Garibaldi será apresentado para o partido, não será imposto, será o nome de Fernando Bezerra, pela sua qualificação e seu currículo”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados (e do partido no RN), Henrique Eduardo Alves, defendendo que “Fernando Bezerra tem o perfil de um gestor que o Estado deveria ter” – praticamente, as mesmas palavras ditas por Garibaldi Filho quando defendeu o nome de Fernando Bezerra para o cargo.
A declaração de Garibaldi sobre a candidatura de Fernando Bezerra foi afirmada no final do ano passado. “A minha é Fernando Bezerra, mas não decido sozinho. Se pudesse lançar um candidato, eu sinceramente fazia um apelo aos correligionários e lançaria o nome de Fernando Bezerra. Ele ainda disse que está estudante, pensando, examinando o quadro. Mas eu diria que ele é um nome viável do meu ponto de vista”, comentou o ministro da Previdência Social.
Por sinal, a cúpula peemedebista não é a única a apoiar o nome de Fernando Bezerra. O deputado estadual Nélter Queiroz, por exemplo, é um dos que defende a escolha do partido pelo ex-ministro da Integração Social e também ex-senador da República. “Fernando Bezerra é um nome que está posto para a discussão com outros partidos e com a sociedade, sem nenhum tipo de pressão. Eu apoio o nome dele, mas acho que essa discussão passa pelo povo do RN e também pelos demais partidos. A gente tem que fazer uma grande frente em prol do Rio Grande do Norte, porque a situação do Estado não está fácil”, afirmou Nélter Queiroz.
Assim como o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, ao defender Fernando Bezerra, o deputado estadual também ressaltou o perfil “empreendendo”, “gestor” do empresário, ex-ministro da Integração Nacional e ex-senador da República. “Fernando Bezerra tem um perfil importante para o RN que é o perfil de gestor. O povo está cansado de candidato simpático, popular, carismático. Precisa de um gestor que consiga resolver os problemas”, afirmou Fernando Bezerra.
Apresentado para os correligionários, o nome de Fernando Bezerra, segundo o presidente Henrique Alves, será discutido pelos peemedebistas. Para ser o candidato mesmo da sigla, ele precisará ser aprovado, fato que não será tão fácil, uma vez que Fernando Bezerra ainda não tem a unanimidade da sigla – alguns têm receio que pelo tempo afastado da política (desde 2002), ele tenha perdido espaço eleitoral. “Não será nada imposto. Hoje, não se pode mais impor nomes ou se está fadado ao fracasso”, garantiu Henrique.

DEU NO PORTAL NO AR

DO BLOG - TODOS IRÃO VER A REPERCUSSÃO NEGATIVA SOBRE O NOME DE FERNANDO BEZERRA COMO PRÉ CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO PELO (PMDB).