27 de fev. de 2019

Juan Guaidó será recebido por Bolsonaro nesta quinta-feira, em Brasília



O líder da oposição Juan Guaidó, reconhecido como presidente da Venezuela por cerca de 50 países, chega nesta quarta-feira à noite (27/2) no Brasil e será recebido amanhã (28/2), em Brasília, pelo presidente Jair Bolsonaro, informaram fontes do governo brasileiro e venezuelanas da equipe de Guaidó. 

   Continua depois da publicidade  Guaidó, que tinha uma ordem proibindo sua saída da Venezuela pelo governo de Nicolás Maduro, chegou à Colômbia na última sexta-feira para participar de uma operação para enviar ajuda humanitária e participar de uma reunião do Grupo Lima na segunda-feira em Bogotá, onde discutiram a situação do país caribenho. 

 Uma fonte venezuelana disse que o também presidente da Assembleia Nacional ainda não decidiu se visitará a fronteira terrestre entre Brasil e Venezuela, que no último final de semana registrou momentos de tensão no âmbito da operação humanitária.  

Guaidó assegurou na terça-feira que vai voltar para a Venezuela depois de ter desafiado a ordem judicial que o impedia de deixar o país.  "Não assumi este compromisso para exercê-lo em um lugar que não seja a Venezuela, sendo assim nos vemos em Caracas muito em breve", disse o líder opositor de 35 anos, em vídeo que dirigiu aos venezuelanos, divulgado em sua conta no Twitter.  

 O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse à emissora ABC News que Guaidó terá que enfrentar a Justiça, pois tinha proibido deixar o país e deveria respeitar a lei.