8 de jun. de 2015

População carcerária do Rio Grande do Norte cresceu 116% em oito anos

No RGN do Vnt
Foto/Reprodução
A população carcerária do Rio Grande do Norte aumentou 115,92% entre os anos de 2005 e 2013, segundo o Mapa do Encarceramento divulgado ontem (3) pelo governo federal. Foi a quinta maior variação registrada em todo o país.
De acordo com os dados oficiais, o RN tinha 2.243 encarcerados em 2005, saltando para 4.843 presos em 2013. 
A realidade em 2015 é mais dura. O governo estadual estima que custodia mais de 7 mil presos, e admite um déficit de vagas prisionais da ordem de 3,5 mil.
A média de crescimento da população carcerária ficou em 87,7%.
Minas Gerais apresentou a maior variação de presos do país: 729,29%, seguido do Espírito Santo com 188,05%, Tocantins com 161,09%, e Amazonas com 137,82%.
São Paulo teve um aumento de 70,68% nos encarceramentos, e o Rio de Janeiro registrou uma variação de 46,38%, uma das mais baixas do Brasil.

Um dado importante do Mapa do Encarceramento revela que 40% das vagas nos presídios são ocupadas por presos provisórios, que ainda não têm sentença condenatória.
O Mapa também revela que 49,1% foram condenados por crimes relacionados ao patrimônio, como roubo ou furto; e outros 11,9% respondem por homicídios.

Fantástico destaca operação Sete Chaves no RN e PB


pedra_fantasticoSertão da Paraíba. Uma das regiões mais pobres do país esconde, 50 metros abaixo da terra, um tesouro disputado mundialmente: a turmalina paraíba, uma pedra raríssima no centro de uma fraude milionária.
O Fantástico entra na mina onde é extraída ilegalmente uma das pedras mais preciosas do mundo, que eram “esquentadas” na cidade de Parelhas. Você vai saber como funcionava esse esquema clandestino, que tinha conexão com o terrorismo internacional.

ACM Neto faz as malas rumo ao PMDB


20130110101254_cv_acmneto1_gdeA julgar pelas informações dos bastidores, o PMDB pode mesmo ser o destino político do prefeito de Salvador, ACM Neto, uma das poucas lideranças que restam ao Democratas (DEM).
Depois de ter as portas escancaradas pelo líder do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, ACM Neto parece já contar com a simpatia do presidente nacional do partido, o vice-presidente da República, Michel Temer.

Conforme publicação da coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, Temer já foi informado sobre a possível migração do prefeito de Salvador para sua legenda.

Duas legendas já ofereceram filiação à ex-governadora Rosalba Ciarlini



Depois de deixar o DEM após o cumprimento do seu mandato, a ex-governadora Rosalba Ciarlini busca realinhar seu futuro político. E a volta deve começar pela sua terra Mossoró.



O Partido Ecológico Nacional (PEN) e o Partido Verde já ofereceram a Rosalba ficha de filiação, mas essa é uma decisão que passa pelo seu esposo, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, que é seu conselheiro político.

[POLÍTICA EM FOCO] Decisão do STF para prefeitos escancara porteira partidária