10 de mai. de 2011

Prefeitura cria grupo de trabalho para acompanhar entrega da merenda


O secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, informou, durante entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (9), que a Prefeitura do Natal criará, por determinação da prefeita Micarla de Sousa, um Grupo de Trabalho para acompanhar de forma permanente a entrega da merenda.

De acordo com o titular, o grupo formado por três servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm) e Gabinete Civil, será responsável por acompanhar, fiscalizar e produzir relatórios informando sobre a situação da merenda escolar em cada escola e creche do município.

Durante a entrevista coletiva, Walter Fonseca esclareceu que a Escola Municipal Chico Santeiro, situada no bairro Nordeste e mostrada em reportagem da Rede Globo neste domingo (8), está com a merenda escolar dos estudantes regularizada desde o dia 11 de abril. A Secretaria Municipal de Educação já realizou três repasses para a escola fazer a manutenção da alimentação, cuja conta específica está com o saldo bancário de R$ 5.220,00. A reportagem foi produzida no dia 7 de abril, mas só foi ao ar após 31 dias. A Secretaria Municipal de Educação também vai instaurar processo administrativo para apurar a veracidade das denúncias feitas junto à Escola Municipal Chico Santeiro, uma vez que a escola recebeu, durante o mês de abril, os repasses para a compra da merenda.

Na manhã desta segunda-feira (9), o secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, esteve no local para verificar a situação e conversar com a direção da escola. O diretor, Francisco das Chagas de Lima, confirmou que a reportagem foi gravada no dia 7 de abril, quando realmente faltava merenda na escola. Ele explicou que a falta dos insumos aconteceu por causa do período de transição da direção da escola e a documentação do novo diretor não estava regular para que o repasse dos recursos da merenda pudesse ser liberado, o que é uma própria exigência do Ministério da Educação.

A Escola Municipal Chico Santeiro possui Unidade Executora (UEX), recebe recursos diretamente da SME e faz a compra direta da merenda. Mas, para que o repasse seja garantido, a escola precisa estar em dia com a prestação de contas mensal dos valores. Outro problema citado pela reportagem foi a falta d’água na escola, o que segundo o diretor Francisco das Chagas não é verdade. “Um bebedouro estava interditado, mas há outros três bebedouros na escola para as crianças. Não falta água na escola”, afirmou o diretor.

Foto: divulgação

Informações: secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário