17 de fev de 2017

Prefeitura de Umarizal promove campanha contra Leishmaniose (calazar).

A Prefeitura de Umarizal, através da secretaria Municipal de saúde (SMS) e Vigilância Sanitária do Município, está promovendo uma campanha de Controle e Combate a Leishmaniose (calazar).
A Campanha que teve inicio hoje quarta-feira (15), no Bairro Caraíbas, com diversos profissionais como agentes do controle de endemias, médicos-veterinários, assessores e técnicos, com foco tanto na população, quanto nos territórios mais suscetíveis à doença.

A Campanha tem como objetivos alertar a população de Umarizal em relação aos perigos da doença; socializar as informações a respeito dos sintomas do calazar no homem e no cão.
Segundo o secretário municipal de saúde Ubiratan, apesar de ser bastante associado aos cães, o calazar também acomete seres humanos podendo levar a óbito. Em seres humanos os principais sintomas da doença são febre, apatia, emagrecimento, anemia, aumento do abdômen e possível hemorragia. “Como em Umarizal já é uma região endêmica, quando uma pessoa tem febre há mais de dez dias deve verificar se não tem outros sintomas do calazar”, alerta o secretário Ubiratan.
O medico-veterinário Rafael Duarte faz um alerta como detectar o Calazar canino, os sintomas apresentados abrangem lesões nas pontas das orelhas, descamação cutânea, crescimento exagerado das unhas e manchas nos olhos. Segundo também o medico-Veterinário nos cães foi necessário realizar um exame de sangue, que foi disponibilizado gratuitamente pela prefeitura de Umarizal.
No primeiro dia de campanha, foram diagnosticado 25 cachorros com leishmaniose (calazar), no Bairro Caraíbas, uma média de quase 40%.
Caso o resultado desse positivo, o cão deverá ser sacrificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário