21 de jun de 2016

Saiba Mais sobre o transito com o instrutor Raphael Luiz - - - - - Você acha o trânsito em Umarizal seguro?

                                              Você acha o trânsito em Umarizal seguro?

Como profissional na área da educação para o trânsito, percebo que o tema nunca foi tratado e nem discutido com a atenção e os cuidados necessários.

Quantos acidentes acontecem em Umarizal por ano? Você sabe? Vejamos dados do levantamento de urgência a vítimas de acidentes envolvendo motocicletas em Umarizal no ano de 2015: Foram 160 acidentes!

1 acidente a cada 2 dias; a cada 67 habitantes 1 sofreu acidente em motocicleta; 61% dos acidentes foram na faixa etária entre 20 e 49 anos, sendo que destes, 80% estão ligados ao álcool.
É importante frisar que são dados envolvendo apenas “motos”, e que tiveram entrada no posto de saúde Dom Elizeu Medes de Janeiro a dezembro de 2015, dados fornecidos pelo ex diretor e enfermeiro Charlles Kenedy, tenham plena certeza que os índices são muito mais altos, tendo em vista a quantidade de acidentes que a vítima não se deslocou ao posto de saúde.

Sei que sem trânsito municipalizado, sem fiscalização, essa mudança não acontece da noite para o dia. Porém, Umarizal precisa melhorar a sinalização das vias, implantar mais placas, elaborar projeto com estudo técnico, saber em quais vias e cruzamentos acontecem em maior número os acidentes, lombadas em locais apropriados segundo estudos técnicos e padrões para sua implantação, conforme determina o CONTRAN, palestras nas escolas, empresas, associações... campanhas educativas para difundir as normas de circulação e conduta, bem como a educação para o trânsito, mobilizando setor público, privado e a sociedade como um todo para que se tenha uma melhora relevante nesse aspecto. Quanto custaram aos cofres públicos esses acidentes? Quais gestores puseram alguém especializado em uma secretaria para desenvolver esse trabalho? Há algum interesse no tema? É melhor prevenir ou remediar?

Só a educação pode conscientizar o cidadão para que haja uma melhora significativa. Espero que os gestores de Umarizal possam olhar com carinho para o trânsito da nossa cidade, e já que estamos em ano político, acredito ser um bom momento para essa discussão vir à tona!!!!
Raphael Luiz instrutor e consultor em trânsito.

Fonte dos índices de acidentes: Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário