2 de abr. de 2014

Cinco candidatos querem ser oficializados em Mossoró

As convenções para homologação de candidatos a prefeito e vice que irão disputar a eleição suplementar de 4 de maio, em Mossoró, serão realizadas neste final de semana. Até lá, os partidos políticos intensificam as articulações para fechar alianças e anunciar vices - em alguns casos ainda indefinidos. Entre sexta-feira e domingo, cinco candidaturas deverão ser confirmadas: Cláudia Regina (DEM), Larissa Rosado (PSB), Francisco José da Silveira Júnior (PSD) e Gutemberg Henrique Dias (PC do B) e Josué Moreira (PSDC). 
Raul PerreiraCláudia Regina, prefeita eleita em 2012Cláudia Regina, prefeita eleita em 2012

O dia 6 de abril é o último prazo estabelecido por resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para definição das chapas. Após as convenções, os candidatos poderão registrar a candidatura até 11 de abril, para disputar a eleição suplementar mossoroense. Apenas a deputada Larissa Rosada (PSB) tem o vice definido e anunciado desde a última semana,  a partir da aproximação com o PMDB - à exemplo do ocorrido na coligação majoritária para o governo do Estado. O nome que irá compor a candidatura é o do vereador Alex Moacir. A confirmação será na sexta-feira, dia 3, quando o PSB realiza a convenção. “Esta aliança com o PMDB só vem a somar”, disse.

Para o encontro são esperados o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria e demais lideranças dentro da aliança com o PMDB, PSB, PV, PROS e outros partidos.

Apesar dos processos de cassação junto ao TRE, que manteve a inelegibilidade  da  deputada estadual Larissa Rosado no último ano,  a parlamentar reiterou que irá disputar o Executivo. “Eu sou candidata a prefeita de Mossoró mesmo sob júdice”, destacou. Larissa impetrou liminar junto ao TSE solicitando agilidade no julgamento da ação e espera um despacho até o final desta semana – em tempo da realização da convenção.
Júnior SantosLarissa Rosado, deputada estadualLarissa Rosado, deputada estadual

Embora descarte a possibilidade de não concorrer, nos bastidores, já se cogita alguns nomes em substituição. O da deputada Sandra Rosado e do vereador e presidente do diretório municipal do PSB em Mossoró-RN. Lahyre Rosado Neto, mãe e irmão da deputada, respectivamente.

O prefeito em exercício Francisco José Silveira Júnior (PSD), que era presidente da Câmara Municipal, será candidato à reeleição. Silveira já teria o respaldo de 11 partidos e espera atrair outros dois até o sábado, quando está prevista a convenção do PSD. O vice deverá vir do PT, ratificando a relação estabelecida para as eleições de outubro, quando PSD e PT, se coligam para eleger a deputada federal Fátima Bezerra e o vice-governador Robinson Faria, ao Executivo estadual. Entre os nomes cotados para subir ao palanque com Silveira Júnior, estão Crispiniano Neto e o vereador Luiz Carlos Mendonça.

O DEM realiza  a convenção na manhã do próximo domingo (6), no Diretório Central dos Democratas, quando deverá oficializar a candidatura de Cláudia Regina à prefeitura de Mossoró. Até a tarde de ontem, a ex-prefeita Cláudia Regina trabalhava para fechar a chapa e atrair aliados. O palanque deverá ser  integralmente do DEM, com a empresária Ceiça Praxedes.
Júnior SantosFrancisco Silveira Júnior, prefeito em exercícioFrancisco Silveira Júnior, prefeito em exercício

Enquanto os dez processos judiciais originários da primeira instância não transitam em julgado e aguardam julgamentos de recursos nas instâncias superiores, inclusive no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), as articulações se mantém para a disputa municipal.  Durante toda a tarde de ontem, a ex-prefeita esteve reunida com lideranças do DEM e outros partidos, segundo informou a   assessoria de imprensa. 

Resolução
Embora assessores próximos a ex-prefeita Cláudia Regina, aleguem que e resolução do Tribunal Regional Eleitoral nº 003/2014 não impeça a candidatura da gestora, a diretora geral do TRE, Andreia Campos, é enfática ao afirmar: “pela resolução, aqueles que provocaram a anulação do pleito anterior (no caso ela e o vice-prefeito) não podem participar da eleição suplementar”.  “Desta forma, ela (Cláudia Regina) não poderia se candidatar”, disse Andreia Campos. Por ora, a diretora afirma que não há nenhum pedido na Justiça para tentar reverter a resolução. Sobre a possibilidade de nova suspensão do pleito, não há informações sobre mandados de segurança ou qualquer “motivação palpável” em demanda judicial nesse sentido, segundo a diretora.  

Cláudia Regina foi eleita em 2012 e cassada por dez decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, em processos distintos. A gestora também se encontra irregular junto a Justiça Eleitoral, que desaprovou as contas de campanha. 

Eleição Suplementar
Data: 4 de maio
Diplomação: 31 de maio
Eleitores em Mossoró: 168.059
Urnas eletrônicas: 578
Mesários: 1964
Supervisores de locais de votação: 113
Zonas Eleitorais: 2 (33ª e 34ª ZE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário