16 de set. de 2013

Relatório apresenta as ações na área da saúde entre janeiro e agosto de 2013 no governo do prefeito Mano.


Relatório apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde de Umarizal mostra que as ações na saúde no governo do prefeito Mano Onofre tem se intensificado e garantido atendimento médicos essenciais para toda população. Os dados são referentes ao período entre janeiro e 31 de agosto de 2013.

Nesses meses foram realizadas 507 consultas especializadas, 979 exames de média e alta complexidade, 117 pequenos procedimentos cirúrgicos, 601 exames em clínicas e outros 194 exames particulares.

Só em passagens o relatório mostra que foram disponibilizadas 871 para Natal, 1230 para Mossoró e 296 para Pau dos Ferros. Pousadas para acompanhantes de pacientes foram 726 pagas pelo poder executivo.

Além dos números de atendimentos e viagens com pacientes, o relatório ainda apresenta as ações que a Prefeitura de Umarizal vem realizando para ampliar os serviços de saúde no município.  Nas farmácias foram comprados medicamentos, No PSF – Programa Saúde da Família foi feita uma reestruturação das equipes e também foi adquirido mais um gabinete odontológico. Ainda destaca-se: A renovação do projeto PSE e a desvinculação do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família da cidade de Martins sendo contemplada agora somente a cidade de Umarizal.
 
 
As reformas e construção de novas Unidades Básicas de Saúde também são destaques entre as ações da Saúde alcançadas pela prefeitura de Umarizal. As informações repassadas pela Secretaria mostram, por exemplo, que a construção da UBS do bairro Cohab já está em faze com conclusão e a reforma da UBS do sítio Murici na zona rural está para ser iniciada.

Outra conquista da gestão foi a implantação da Unidade de Saúde na Rua Joaquim Clemente atendendo o bairro Santa luzia, Lalins, IPE, novo horizonte e o centro da cidade.

Entre outras ações do governo Mano, através da Secretária de Saúde, destacam-se: A garantia do tratamento odontológico, atendimento prioritário nas segundas feiras para pacientes da zona rural no Centro de Saúde Dom Elizeu Mende, continuação dos serviços da academia da saúde, a ampliação da Unidade de Saúde Cosma Lemes que é a que esta sendo reformada no bairro Caraíbas, a continuação do consórcio intermunicipal COPIRN que contempla o município através de preços mais acessíveis para exames de pessoas carentes do município e a expansão do PMAC que é o programa de melhoria da qualidade de atenção básica.

E ainda: A realização de campanhas de vacinação, a estruturação da farmácia básica, a contratação de médicos - que segundo a Secretária de Saúde, Luzinete Freitas fechou o quadro do Centro de Saúde, faltando apenas dois domingos - a aquisição de vários medicamentos para a farmácia básica entre outros pontos.

Do site da Prefeitura de Umarizal
 
 

 
Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da PMU

Agmar Dutra 
Contado: (84) 9921-1164
Obrigado pela divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário