10 de mai. de 2013

Leia a Coluna de Tulio Lemos do dia 11/12/2012



ROMPIMENTO
O ministro Garibaldi Filho afirmou, em entrevista à jornalista Ana Ruth, da Tribuna, que o estoque de paciência dele já se esgotou em relação à gestão Rosalba Ciarlini. O pai de Waltinho disse que seu primo Henrique Alves é que tem sido mais paciente nesse caso. 
 
ESTILO
Para quem conhece o estilo de Garibaldi e de Henrique, sabe que as palavras dos dois sinalizam para um rompimento praticamente irreversível. Gari disse na Tribuna o que já havia dito a O Jornal de Hoje, reforçado pelo desabafo ácido de Henrique nestas páginas, reclamando que ficou ainda mais rouco de tanto falar sem ser ouvido.
 
RECOMPENSA
A governadora Rosalba Ciarlini disse ontem a O Jornal de Hoje que foi a Brasília prestar apoio ao nome de Henrique Alves como candidato a presidente da Câmara dos Deputados. A Rosa mencionou o fato como demonstração de que a relação com o PMDB está boa e como se tivesse alguma força no DEM nacional para fazer o partido apoiar o namorado de Laurita. 
 
APOIO
A candidatura de Henrique não depende em nada do apoio de Rosalba. O respaldo do DEM é importante, pois reforça que candidato do PMDB, mesmo sendo aliado do Governo Dilma, também recebe apoios de partidos da oposição, mas independente disso, pois ele já contabiliza número bem acima de qualquer expectativa para ser eleito presidente da Casa. O que Rosalba fez soou como se buscasse uma recompensa pelo fato do DEM ter anunciado apoio a Henrique. 
 
DESGASTE
O PT nacional enfrenta uma onda de desgaste por conta de casos de corrupção. Além das condenações no STF por causa do Mensalão, agora surge Marcos Valério para jogar Lula no núcleo sujo do poder. E não será culpando parte da imprensa e da oposição que o partido vai convencer a sociedade do contrário.
 
CONSPIRAÇÃO
Como tudo na política parece ter cheiro de conspiração, já há quem ache que a presidente Dilma possa estar por trás do fato de Marcos Valério ter incluído Lula no Mensalão. Afinal, Dilma governa sem oposição e sem ameaça para renovar o mandato; a única ameaça viva é Lula. Sem ele...
 
LUCIDEZ
O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, entrevistado ontem no Roda Viva, da TV Cultura, disse que não há o que contestar, do ponto de vista institucional, o STF pelo julgamento e condenação de petistas no caso do Mensalão. 
 
LUCIDEZ II
Haddad afirmou que acompanhou a nomeação da maioria dos ministros do STF pelo Governo do PT, o que afasta qualquer conotação de politização do Supremo. O prefeito eleito disse que as condenações podem ser avaliadas por juristas, mas não contestadas. Haddad também afirmou que não vai visitar Zé Dirceu na cadeia e nem ajudar em 'vaquinha' para pagar as multas dos condenados. 
 
PEC 37
O deputado Felipe Maia nunca foi alvo de nenhuma investigação do Ministério Público. Aparentemente, tem vida limpa e nada a temer. Como será que se posiciona em relação a PEC 37, que tira poder de investigação do MP? Resta saber também como será a posição de Betinho Rosado, Sandra Rosado, Henrique Alves, João Maia e Paulo Wagner, pois Fátima Bezerra e Fábio Faria já revelaram posição contrária à PEC da impunidade.
 
TEMOR
A coluna continua achando que "Político que é a favor da PEC 37 ou é ladrão ou está pensando em ser". 
 
DISCUSSÃO
Mais uma vez, o jurista potiguar Erick Pereira, é destaque na imprensa nacional. A revista Época, na coluna de Felipe Patury, publica posição do filho de Emmanoel a respeito de condenações do STF: "O Congresso Nacional não é instância recursal para submeter a decisão do Supremo Tribunal Federal a uma censura da Casa Legislativa. Se os direitos políticos foram suspensos não há o que se falar em mandato eletivo. As afirmações são do advogado Erick Wilson Pereira, constitucionalista da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, e se referem à possibilidade dos parlamentares envolvidos no julgamento do mensalão perderem os seus cargos ao final do processo no STF".
 
 
FONTE: http://www.tuliolemos.com.br/noticia/4579/

Nenhum comentário:

Postar um comentário