19 de dez. de 2012

Juiz Artur Cortez toma posse como membro titular da Corte Eleitoral do Rio Grande do Norte

Tomou posse na sessão extraordinária da manhã desta terça-feira (18) o juiz de direito Artur Cortez Bonifácio como membro efetivo da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. A cerimônia foi presidida pelo desembargador João Rebouças.

Dentre os presentes, estiveram no plenário, além de amigos e familiares do magistrado, os desembargadores Claudio Santos, representando a presidência do Tribunal de Justiça do Estado, e Dilermando Mota. Também compareceram o procurador-geral do estado, Miguel Josino (representando a governadora); o vice-presidente e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Sérgio Freire; o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Vicente Leal de Araújo; o diretor do foro da Justiça Federal do Estado, juiz Janilson Bezerra; o desembargador aposentado Dúbel Cosme e os juízes Hadja Rayanne de Holanda Alencar, José Dantas de Lira, Paulo Luciano Maia Marques, Ivanaldo Bezerra Ferreira dos Santos, Francisco Gabriel Maia Neto.

Foram convidados a vestir a toga no empossando Leda Cortez Bonifácio e Nivaldo Feitosa Bonifácio, pais do magistrado, que prestou compromisso e assinou termo de posse lido pela diretora-geral, Andrea Campos.


O juiz Nilson Cavalcanti deu as boas-vindas ao magistrado, afirmando ter “imensa alegria de saber do seu progresso como ser humano e como magistrado, mas, sobretudo da sua coerência, da sua dedicação, do seu zelo e seu imenso poder de julgar, na tentativa de distribuir justiça e, através dela, transformar em realidade uma isonomia que para outros deve ficar confinada nos livros e nos tratados, servindo, eventualmente para compor suas bibliotecas ou ilustrar discursos.”

O procurador Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Duarte da Rocha Júnior, declarou que o juiz Artur Cortez “é daquelas raras pessoas que conseguem conciliar, com destreza e sabedoria, o exercício farto de atividades acadêmicas com a prática diária de suas funções como magistrado”. Ainda, afirmou que a Corte Eleitoral é como uma família e que sua conhecida simplicidade e bom humor contribuirão para que esse ambiente persista.

O advogado Paulo Lopo Saraiva fez a saudação em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, e, numa fala inflamada, salientou a competência do empossando, afirmando ter certeza de que a Constituição Federal ter implementada da melhor forma possível, considerando o zelo que o magistrado lhe tem.

Ao final, o juiz Artur Cortez, agradeceu as demonstrações afetuosas e afirmou que “tenho absoluta consciência da responsabilidade que me espera, em especial por passar a integrar um quadro tão digno e por compreender que a efemeridade e rapidez com que passa o mandato me fará ter todo o cuidado para acrescer ao bom conceito do Judiciário Eleitoral do meu estado e país, retornando à sociedade em ações e serviços tudo o que representa o múnus público de um juiz ético comprometido”.

O desembargador João Rebouças encerrou a cerimônia, dando as boas-vindas ao novo membro da Corte, da qual fará parte pelo biênio 2012/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário