13 de jun de 2016

Pré - Candidato a vereador Gilmar de Alba (PR) concede entrevista ao blog "Umarizal Completo".


Primeiro, quem é Gilmar de Alba?


Bem… Eu (Gilmar de Alba) sou filho natural de Umarizal, nascido no sítio Campus e criado na cidade, sou das famílias Freitas (mãe) e Oliveira, ou Curdulina, (pai). Não sou de nenhuma família “ilustre”, porém tenho muito orgulho de todos, pois ganhamos a vida honestamente e temos grandes profissionais, destaque na educação e na saúde. Fui casado com Rejane Alves, cuja família tenho muito apreço e com quem tive uma filha, que já me deu uma neta e um neto. Sou casado com Obelaide Moura há 20 anos e dessa relação tenho duas filhas. Por obra do destino, ingressei na área da saúde, na qual, instintivamente, desenvolvi algo que eu já fazia, que era cuidar das pessoas. Na saúde, me tornei auxiliar, técnico de enfermagem e, dada a conjuntura econômica, não deixei Umarizal, mas tive que fixar residência também em Natal, com o intuito de buscar novas oportunidades, as quais infelizmente não eram oferecidas em nosso município, para me formar como Enfermeiro. Hoje, sou plantonista do Hospital João Machado e Coordenador de Atenção Especializada em Saúde no município de Nova Cruz/RN. Atuo nessa área há mais de 25 anos, conheço o SUS desde sua criação e, por isso, me sinto preparado para contribuir para a melhoria da saúde em Umarizal/RN.


Qual motivo que leva a você querer entrar na política????


Não basta ter somente boas intenções, temos que participar ativamente nas decisões. Para isso, a maneira mais eficaz é atuar nas elaborações das leis, que é uma das muitas atribuições pertinentes ao vereador. Além do mais, acredito que a saúde pode ser construída na comunidade e, como é um direito fundamental da pessoa humana, deve ser assegurado sem distinção de raça, de religião, ideologia política ou condição sócio-econômica, por isso me sinto no dever de contribuir na garantia desse direito. E uma das formas que posso contribuir para isso é através da legislatura, como vereador.


Você é ligado a qual grupo político e por que ????


Estou filiado ao PR (Partido da República), o qual tem como líder o ex-prefeito Néo, por questão de coerência, pois Umarizal sabe do compromisso que ele, enquanto gestor teve na assistência a saúde e apoio a pré-candidata a prefeita Elijane Paiva, porque compartilhamos dos mesmos ideais, naquilo que acredito ser o melhor para a população. Nas ultimas administrações sentimos que Umarizal estagnou e por isso tornou-se um município atrasado em alguns aspectos, o que prejudicou seu desenvolvimento como um todo.


Você que trabalha na área da saúde, como você pensa em realizar um trabalho voltado para essa área tão complicada?????


Primeiramente, por possuir uma afinidade com a área, e principalmente, devido já atuar nela por mais de 25 anos, consigo identificar com clareza suas deficiências e prioridades. O SUS hoje necessita de parcerias, seja a nível inter-municipal, estadual ou federal e é justamente este, um dos pontos que digo que nós precisamos melhorar. Utilizar bem os recursos que já existem e buscar outras iniciativas, através de parcerias, de interação e integração, em uma atuação conjunta entre a população e os poderes executivo e legislativo.


Quais suas bases políticas?


Como já mencionei, nunca fui ligado a nenhuma base politica ou partido político em Umarizal, ou em outro lugar, sempre acompanhei as pessoas nas quais acreditava estar buscando o melhor para a nossa cidade. Então, dedico esse espaço e considero minhas bases politicas, minha família (Freitas, Oliveira e Moura) meus amigos, incluindo a família Alves, da qual já fiz parte, pois pois foram eles que mostraram-me quão importante era essa provável candidatura para Umarizal.


Você já vem reunindo alguém em prol da sua pré-candidatura??? 


Como é sabido pela população de Umarizal, eu já venho desenvolvendo um trabalho voltado à saúde há mais de 10 anos, sempre auxiliando o povo da minha querida Umarizal quando era solicitado, sem pensar em política. É como sempre falo: a saúde deveria ser prioridade de todo governo, pois se analisamos, essa é uma área que o atendimento tem que ser 24 h, porque ninguém tem hora para adoecer e a única secretaria que tem que funcionar os 12 meses do ano sem férias ou feriados nos quais fechem todos os serviços. Então, tem que ser vista com bons olhos por qualquer que seja o governante. É fundamental o respeito com os profissionais de saúde, do porteiro, (pois esse profissional muitas vezes é que faz as vezes de recepcionista) ao mais graduado. Então essas reuniões sempre aconteceram, pois nelas podemos ouvir os anseios da população.


Você acredita que a mudança de governo é a saída para os atuais problemas????


Acredito. Historicamente vem sendo comprovado que a reeleição não é saudável para os municípios, haja vista está definido por lei, ser essa a última eleição em que um prefeito pode se candidatar a reeleição. Em Umarizal, especificamente, há pelo menos 12 anos o município vem sendo conduzido por pessoas de um único grupo político ou por pessoas que se aliaram, como forma de manter o poder, sem se preocupar com a coerência partidária, sem consultar a população. E um governo construído a partir de interesses privados e disputa por privilégios e poder, cuja permanência é duradoura, tende a prejudicar mais ainda o povo e o desenvolvimento de uma cidade, pois estes são relegados a segundo plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário