22 de abr. de 2014

Seleção Brasileira é motivo de ação contra candidato a prefeito de Mossoró

Coligação adversária argumentou que prefeito em exercício Silveira Júnior se favorecia pelo uso das cores amarelas em ano de Copa do Mundo


Por Leonardo Dantas
Uso da cor amarela seria o motivo da irregularidade (Foto: Divulgação)
Uso da cor amarela seria o motivo da irregularidade (Foto: Divulgação)
As coligações que disputam a eleição municipal suplementar de Mossoró decidiram de vez levar a briga para a Justiça. O plantão da 33ª Zona Eleitoral, montado especialmente para o pleito, vem recebendo diariamente representações contra os candidatos, com pedidos de impugnação de candidaturas, multas e até cassações.
O pedido julgado mais recente partiu da Coligação Unidos por Mossoró, da candidata Larissa Rosado, pedindo que a Justiça proibisse a Coligação Liderados Pelo Povo do prefeito em exercício, Francisco Silveira Júnior, de adotar a cor amarela durantes os movimentos político, como caminhadas e carreatas.
Na representação, os argumentos eram de que “estariam fazendo propaganda irregular através do atralamento da imagem da Seleção Brasileira de Futebol à sua campanha, caracterizando infração eleitoral na forma prescrita em lei (…), requerendo, portanto a condenação em multa em seu patamar máximo, bem assim, concessão liminar para que todo tipo de propaganda que faça esta ligação cesse, sob pena de multa diária”.
O titular da 33ª Zona Eleitoral, juiz Herval Sampaio indeferiu este pedido, citando casos de condenação, nos quais os candidatos distribuíram camisetas e tabelas da Copa do Mundo contendo associação com a candidatura.
“Por fim, temos que não resta comprovado de plano tal ligação, nem que o candidato tenha ‘dado’ tais camisetas aos seus eleitores, ou qualquer outra referência que possa levar a entender nesse momento que se trate de propaganda irregular(…). Portanto, nesse primeiro momento sem ouvir a outra parte não encontro elementos para deferir de plano o solicitado, pelo contrário em uma primeira análise da jurisprudência percebi justamente o contrário”, decidiu.
A atuação do plantão eleitoral deve crescer até a realização da eleição, marcada para o dia 4 de maio. Na verdade, a batalha judicial em Mossoró foi o que gerou a realização do novo pleito, após disputa entre a prefeita cassada Cláudia Regina e a deputada Larissa Rosado. Ambas estão, no momento, impossibilitadas pela Justiça de ter o registro de candidatura.
FONTE:http://portalnoar.com/selecao-brasileira-e-motivo-de-acao-na-justica-contra-candidato-prefeito-de-mossoro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário