11 de mar. de 2014

[Vídeo] Ex-secretário diz que segurança não é prioridade para o Governo do RN


Para ex-secretário, nos três anos em que passou à frente da pasta governamental, a segurança pública não esteve entre os três primeiros itens de prioridades do Governo


Por Saulo de Castro
Aldair da Rocha deixou pasta da segurança pública no RN
Para o agora ex-secretário de segurança pública do Rio Grande do Norte, Aldair da Rocha, a segurança não é prioridade para o governo estadual. Em entrevista ao portalnoar.com, Aldair da Rocha disse que nos três anos em que passou a frente da pasta governamental, a segurança pública não esteve entre os três primeiros itens de prioridades do Governo.
Segundo ele, houve pouco investimento nesse período, o que repercutiu seriamente na segurança pública estadual. Ainda segundo Aldair, boa parte dos investimentos destinados à pasta, no último ano de sua gestão vieram do Governo Federal, com pouca participação do governo estadual. “Infelizmente eu cheguei no momento em que o estado atravessa uma crise econômica muito grande e não tive aquilo que desejava, apesar dos pleitos, houve uma diminuição cada vez maior dos recursos repassados para a secretaria”, desabafou.
Além disso, o ex-secretário alegou o excesso de burocracia como o limite prudencial e a Lei de Responsabilidade Fiscal como entraves para a execução de projetos que segundo ele, fariam a segurança do RN dar um salto.
Mesmo assim o ex-secretário comemora o fato de todos os projetos que foram imaginados para a segurança pública foram aprovados e estão fazendo parte de um programa maior, como o Programa Brasil Mais Seguro. ““Eu acredito que com esse programa, vamos conseguir melhorar e muito a segurança pública no estado”, disse.
Para o novo secretário que assume a pasta, o general do Exército da reserva, Eliéser Girão Monteiro Filho, Aldair diz que seu maior desafio vai ser gerenciar a segurança em no período da Copa do Mundo.
Mesmo prevista, pelos rumores de uma provável candidatura nas eleições deste ano, Aldair diz que sua saída da Sesed deixa uma sensação de frustração. “Poderíamos estar colhendo os frutos desses projetos, mas como não foi possível, esses projetos estão, hoje, dentro de programas maiores”, declarou.
Quanto a sua candidatura, o ex-secretário disse que ainda não tem nada definido, mas garantiu que caso ocorra, sua plataforma de campanha não ficará distante das questões que envolvem a segurança pública. “Estou há 36 anos na segurança pública e com certeza o foco principal é a segurança, mas quando falamos de segurança, falamos também de educação, saúde, a exemplo das drogas e tudo isso reflete na segurança”, concluiu.
Veja entrevista com Aldair da Roch
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário