28 de dez. de 2013

Teremos um 2014 sem Rosalba, Cláudia e Larissa?

Veja a análise como sempre muito bem feita do jornalista Neto Queiroz, em sua coluna da Gazeta do Oeste deste domingo (15), a respeito da situação vivida por algumas das principais figuras da política mossoroense. Merece leitura:

As novidades da semana 
Muita coisa aconteceu durante esta semana na política potiguar. Cassação de Rosalba Ciarlini e as cassações de Cláudia Regina no Tribunal Regional Eleitoral causaram burburinho nos bastidores do poder. 

As implicações para Mossoró 
Quero ficar restrito nas análises da coluna neste domingo, as implicações dos eventos políticos para Mossoró. Foram tantos fatos, vamos fechar o foco sobre Mossoró apenas para estimular o leitor a pensar sobre os fatos e as possibilidades. 

Cláudia permanece cassada 
As sucessivas reiterações do Tribunal Regional Eleitoral às sentenças que cassaram o mandato de Cláudia Regina mostram que o quadro vai ficando bastante complicado para que a prefeita reverta as decisões e volte a assumir o cargo. 

Dificuldades são maiores 
Não é impossível, mas torna-se cada vez mais improvável que Cláudia Regina retorne a Prefeitura. As decisões em segunda instância deixam para Cláudia apenas o Tribunal Superior Eleitoral como última alternativa. 

Quantidade atrapalha reversão
Não seria difícil para Cláudia conseguir o efeito suspensivo da decisão que a afastou do cargo para uma ou duas condenações, mas na medida em que elas vão se acumulando, cria um efeito cascata, dificultando cada vez mais a possibilidade de reversão. 

Sobre novas eleições 
Na opinião pública em geral não há expectativa que Cláudia possa retornar e todos já conversam abertamente sobre as novas eleições. Discute-se nomes, prazos e alianças. Alguns já abertamente se lançam como candidatos. 

PLUGADO 
Alguns acontecimentos criam expectativas em Mossoró. Teremos mudanças, seja para eleições suplementares, sejam para as eleições previstas para outubro. Rosalba se tornou inelegível com decisão transitada em julgado, dessa forma, não poderá participar de nenhuma eleição nos próximos oito anos. Betinho Rosado está prestes a perder seu mandato por decisão da Justiça Eleitoral e estará impedido de participar das eleições estaduais de 2014. Mais um fora da disputa. A deputada Larissa Rosado será julgada esta semana pelo TRE-RN e poderá ter confirmado a perda dos seus direitos políticos e ficar de fora das eleições do ano que vem. Mais um nome fora. No ponto de vista federal, sem Betinho no páreo se beneficiam Sandra Rosado e Fafá Rosado, até agora os nomes postos para disputar por Mossoró vaga na Câmara dos Deputados. Na disputa estadual, o deputado Leonardo Nogueira, candidato à reeleição, poderá ser o grande beneficiado com um possível afastamento de Larissa Rosado da disputa.

RETORNO - Caso Rosalba Ciarlini fique mesmo fora das disputas de eleições nos próximos oito anos, lhe restará o retorno para Mossoró. 

TEMPO - Rosalba terá tempo de sobra para se dedicar às eleições mossoroenses. Mesmo afastada ela poderá subir no palanque dos seus candidatos. 

TRÊS - Poderemos ter Rosalba Ciarlini, Larissa Rosado e Cláudia Regina sem poderem participar de eleições pelos próximos oito anos. 

ABERTAS - As disputas eleitorais em Mossoró ficarão completamente abertas e com a possibilidade de nomes novos surgirem e despontarem no cenário. 

NOVOS - Quando se fala em eleição suplementar, estes nomes começam a surgir, como: Silveira Júnior, Alex Moacir, Tomaz Neto e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário