28 de jun. de 2013

Enigma: Muito depende da reputação, dê a própria vida para defendê-la.

Trecho do Livro 'As 48 Leis do Poder':

"Portanto, eu desejaria que o cortesão defendesse o seu valor inerente com habilidade e astúcia, e garantisse que, onde quer que chegue como estrangeiro, seja precedido por uma boa reputação, pois a fama que parece apoiar-se nas opiniões de muitos favorece uma certa fé inabalável no valor de um homem, o qual em seguida é facilmente reforçado nas mentes já predispostas e preparadas."

O pensamento acima foi defendido pelo diplomata italiano Baldassare Castiglione ao ensinar que a reputação de uma pessoa é a pedra de toque da conquista, da preservação do poder. Afinal, quem resiste aos encantos morais de uma pessoa com reputação ilibada?

Apenas com ela (Boa reputação) você pode intimidar e vencer; um deslize, entretanto, e você ficará vulnerável, e será atacado por todos os lados.

Então, o sábio diplomata aconselha aos príncipes (governantes): 

"Torne a sua reputação inexpugnável. Esteja sempre alerta aos ataques em potencial e frustre-os antes que aconteçam. Enquanto isso, aprenda a destruir seus inimigos minando as suas próprias reputações. Depois afaste-se e deixa a opinião pública acabar com eles."
Embora tais argumentos, se colocados em prática, possam produzir "frutos" excelentes para a manutenção do poder, tem Prefeito de cidade pequena no Alto Oeste que pensa e age diferente, insistindo em não querer aprender esta lição básica.

Ao invés de aproveitar todo o seu potencial, favorecido até pela pouca idade, desperdiça as oportunidades que a vida oferece de alcançar um objetivo muito maior: A consagração política definitiva.

Como dizem: "Quem nasce para ser lagartixa, nunca se tornará um jacaré."

Lamentável...

Nenhum comentário:

Postar um comentário