20 de fev. de 2013

Chuva ameniza falta d'água em cidade desassistida há mais de 1 ano no RN




O município de Luís Gomes, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, ainda sofre as consequências de uma das maiores crises de abastecimento d'água da história da cidade. Lá, falta água nas torneiras desde outubro de 2011. Porém, desde a última semana, a chuva tem amenizado o problema, segundo os próprios moradores.
A precipitação ocorreu com tanta intensidade que, em algumas ruas, a água entrou nas residências e provocou pequenos estragos. Mas, para os moradores que sofrem com o colapso no abastecimento, isso foi o de menos. A água encheu todos os reservatórios da cidade.




Para aproveitar ao máximo a chuva, os moradores estão enchendo recipientes que têm em casa com a água que cai do céu. Na frente das casas, agora é comum ver caixas e toneis nas calçadas ligados às calhas.
O leiteiro José Wanderley de Oliveira lembrou que a população local foi muito prejudicada com a falta d'água nas torneiras. “Nós sofremos muito aqui, carregando água nas caixas”, reclamou. O leiteiro também afirmou que a chuva que caiu durante a última semana serviu para encher os reservatórios da casa dele.
O colapso
O abastecimento d'água na cidade de Luís Gomes está interrompido desde outubro de 2011. A esperança da população, de aproximadamente 10 mil habitantes, era de que o problema do colapso no abastecimento fosse resolvido até o fim de 2012, mas 2013 chegou e nada foi feito.


O secretário estadual de Recursos Hídricos, Gilberto Jales, afirmou que as obras da adutora que levará água ao município seriam concluídas em janeiro, mas o fornecimento ainda não voltou à normalidade. Jales disse também que o atraso nas obras se deu em razão de vazamentos na tubulação, identificados no momento de teste, tendo sido necessária a substituição dos tubos.
Os reservatórios disponibilizados no Centro da cidade são abastecidos semanalmente, mas a água não é suficiente para atender a população de todo o município. A localização geográfica do município se torna um fator a mais de dificuldade quanto à chegada de água através dos canos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
Luís Gomes é uma cidade serrana, localizada a 600 metros de altura em relação ao nível do mar. Somente através de carros-pipa e caçambas, que abastecem 18 caixas d'água com capacidade para armazenar 10 mil litros cada, o líquido é distribuído gratuitamente à população.
O prefeito Francisco Tadeu Nunes não acredita que somente a adutora que está sendo construída pelo Governo do Estado irá resolver o problema. Para ele, somente a chuva pode sanar a necessidade de água do município.






Nenhum comentário:

Postar um comentário