6 de fev. de 2017

Umarizal fecha parceria com Ufersa



O reitor da Ufersa, José de Arimatéia de Matos, recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira (3), a prefeita de Umarizal, Elijane Paiva e a secretária de Educação, professora Eva Dias, onde trataram de parcerias e projetos para o município. 

Os professores José Domingues Fontenelle Neto, vice-reitor, e Felipe Ribeiro, chefe de Gabinete, foram designados pelo reitor para tratarem da pauta, dando encaminhamento aos temas sugeridos pela prefeitura. Esse grupo de trabalho tratou de projetos como implantação do polo universitário, Ensino a Distância (EAD), Metrópole Digital, Ciência para Todos no Semiárido Potiguar e projetos nas áreas de ecologia e engenharia florestal.

EXPANSÃO – A ideia levada pela professora Eva Dias de implantar um polo da Ufersa em Umarizal será tratada em médio prazo em face do Ministério da Educação não prevê para essa universidade uma nova expansão territorial no momento, mas em contrapartida ouviu a possibilidade de implantação do EAD. Esse tema foi bastante discutido e a Secretaria de Educação fará projeto nesse sentido.

CIÊNCIA PARA TODOS – Projeto coordenado pelo professor Felipe Ribeiro vai chegar a Umarizal a partir do ensino fundamental, o que contempla os alunos da rede municipal. O assunto foi bastante discutido e Umarizal será contemplada ainda neste ano. “Vamos elaborar o projeto, realizar as feiras de ciências em nível das escolas municipais, e trazer a Ufersa para abrir espaços para nossos alunos mostrarem seu conhecimento aqui, no Brasil e no mundo” – disse Eva.

METRÓPOLE DIGITAL – Sabedora de ser a Ufersa polo regional do Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a professora Eva suscitou a inclusão digital nas escolas públicas de Umarizal. A Ufersa tem interesse e vai constar da pauta de sua expansão no setor. O Metrópole Digital atua na formação de pessoal de nível técnico, superior e na pós-graduação, cujas ações integram a inclusão social e digital de jovens do ensino básico até a pós-graduação. Somam-se a isso, ações de pesquisa, inovação tecnológica e incentivo à cultura do empreendedorismo. 

PARCERIAS – Revitalizar as áreas verdes e instalar o bosque municipal, bem estruturado e em equilíbrio com o ambiente, terá o apoio da Ufersa, garantindo pelo professor Domingues. Uma equipe de professores das áreas de Ecologia e Engenharia Florestal tratará da questão junto a prefeitura, gerando conhecimento e estudos de melhor uso da terra, proteção ao ambiente e plantio e preservação de árvores, além dos cuidados com o manejo de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário