21 de out. de 2015

Estudantes de Umarizal-RN participa da principal feira de ciência e tecnologia da América do Sul

Foto: Divulgação 
Jovens cientistas do Rio Grande do Norte estarão participando da maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul. Alunos de Natal, Mossoró, Assu, Tibau e Umarizal apresentarão suas pesquisas na 30ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), no Centro de Eventos da Fenac, entre os dias 27 e 30 de outubro. O evento é organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, e terá a presença de representantes de 19 países.


São sete pesquisas potiguares na próxima edição da feira. Um dos projetos é o SISADEV – Sistema Sonoro Auditivo para Deficientes Visuais, dos estudantes Rodrigo Machado dos Santos e Victor Diego do Nascimento Silva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal – Zona Norte. Orientados pelo professor Ailton Torres Câmara, os jovens desenvolveram um sistema que permite a identificação sonora das linhas de ônibus que se aproximarem nas paradas da cidade, a fim de facilitar o uso do transporte público aos deficientes visuais. De sacos a calçadas: uma construção sustentável é o projeto das alunas Ana Leonísia Jedene Nogueira Cabral, Bárbara Amorim Rodrigues e Luanna Carla Pereira da Silva, da Escola Estadual Aida Ramalho Cortez Pereira, de Mossoró. As estudantes reaproveitaram sacos de cimento vazios para a produção de blocos ecológicos na construção de calçadas. O trabalho delas foi orientado pelos professores Francisco Pereira Dantas e Divamar Bezerra Jácome Tavares.
De Umarizal vem o projeto Estudo do controle alternativo de Cryptotermes breves e Aedes aegypti por extrato de semente de Annona squarmosa, do estudante Kevyn Danuway Oliveira Alves, da Escola Estadual 11 de Agosto. O aluno foi orientado pelo professor José Everton Pinheiro Monteiro. A pesquisa originou um inseticida à base de sementes da fruta pinha para o combate de cupins e do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. A relação completa de trabalhos do Rio Grande do Norte está listada abaixo.


A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade. Nesta edição da feira, serão 380 projetos apresentados, distribuídos em 13 diferentes áreas. A Mostratec Júnior contará com 160 projetos do ensino fundamental. Os países que estarão presentes no evento são: Brasil, Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Colômbia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, EUA, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, Macedônia, México, Paraguai, Peru, Turquia e Uruguai.

Tribuna do Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário