20 de dez. de 2013

Socorro rápido e ação de equipe do CSDEM salva vida de idoso vítima de bandidos em Umarizal

Cícero Henrique da Silva, de 75 anos trafegava em sua moto quando foi atropelado por um dos assaltantes que roubaram a Casa Lotérica do município na manhã dessa quinta-feira, 17. Caído no chão e com uma fratura na perna, o senhor foi levado às pressas para o Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes - CSDEM onde as equipes médicas agiram rápido.
De acordo com a diretora da unidade, Susana Pereira havia dois médicos no Centro de Saúde na hora em que Cícero foi recebido. “Em menos de 10 minutos ele já estava aqui, o primeiro socorro foi feito, ele foi consciente [pra Mossoró], vai com oxigênio, vai só com a fratura da perna”, contou.

De acordo com Susana o preparo das equipes médicas e de enfermagem da unidade e o trabalho de primeiros socorros foram fundamentais para atender com precisão e salvar a vida do idoso.
“Fundamental os primeiros socorros. Pegar um paciente e colocar na ambulância do jeito que está, ele provavelmente ele não chega nem em Olho Dágua do Borges. O que vale é o primeiro socorros, é medicar, olhar a pressão, estabilizar, colocar no oxigênio que ai ele vai tranquilo ate o seu destino”, explicou a diretora.
Susana conta que o município de Umarizal é elogiado no Hospital Regional de Mossoró – para onde a maioria dos pacientes em urgência são encaminhados – por ser o único município da região que leva o paciente estabilizado.

“Nós temos profissionais qualificados, treinados nos primeiros socorros. Eu dou nota 10 a equipe daqui e quando a gente chega no Tarcísio Maia em Mossoró eles dão parabéns por que é a única cidade da região oeste que leva estabilizado, medicado. Quando chega lá vai direto para o centro cirúrgico, não precisa limpar mais, já vai estabilizado”, destacou.
A diretora do CSDEM conta que o município já possui duas ambulâncias atendendo a população, mas ressalta que o socorro imediato realizado pelas equipes no centro de saúde é tão importante quanto o transporte que irá levar o paciente.
“O primeiro socorro é fundamental. A ambulância é muito bom, claro. As pessoas questionam por causa da ambulância, mas não é a ambulância que salva a vida é o primeiro socorro. A equipe, o médico, os enfermeiros que fazem os primeiros socorros ai sim entra a ambulância que a gente bota na ambulância e faz a transferência tranquilo”, completou.
Além de atender ao seu Cícero, enfermeiros e técnicos, além da diretora prestaram, assistência a família do idoso que chegava ao Posto em busca de notícias.

Serviço essencial
O CSDEM funciona hoje como um hospital de pequeno porte atende a toda população de Umarizal de domingo a domingo. De acordo com a diretora a unidade tem médicos quase todos os dias, mas ainda faltam profissionais.

A secretária de Saúde, Luzinete Freitas a própria diretora, juntamente com o prefeito Municipal Mano Onofre estão em busca de profissionais pra atuar no município e fechar o quadro médico da unidade.
Por Léo Silva - Uzl em Fotos - O Retrato da Notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário