29 de nov. de 2013

Com empenho da gestão do prefeito Mano, Umarizal poderá se beneficiar em 2014 com recursos pra cultura

O município de Umarizal poderá ter em 2014 seu próprio plano e fundo de cultura para investimentos em artistas e eventos culturais da cidade. Isso porque A prefeitura de Umarizal, através da secretária de Cultura, Zeneide Meneses cadastrou o município no Sistema Nacional de Cultura (SNC), programa federal que pretende fortalecer a gestão pública da cultura.
“O sistema Nacional de Cultura para o município é uma porta aberta para que as ações da cultura comecem a chegar até nós. E é muito importante, porque se não existir essa demão com o Ministério fica difícil a gente procurar trazer alguma cultura para nosso município”, disse Zeneide Menezes.

 De acordo com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, que participa em Brasília da 3ª Conferência Nacional de Cultura, "Cada ente federativo desenvolverá o seu plano de cultura. Dessa forma um município de 10 mil habitantes vai fazer seu plano de cultura e vai ter o seu fundinho de Cultura e vai ter um Conselho de Cultura com participantes da prefeitura e da sociedade civil, quando tiverem todos esses itens nos municípios e estados, nós vamos começar a transferir os recursos para as cidades e os estados”, detalhou a ministra na abertura do evento.
Umarizal é um dos 2.100 municípios que fizeram a adesão ao sistema do Governo Federal que somente em 2014 irá repassar R$ 30 milhões às cidades que cumpriram os requisitos necessários.
Atenção a Cultura.
O prefeito Mano Onofre tem apoiado, incentivado e resgatado a cultura do município de Umarizal desde que assumiu a gestão no começo do ano. A inclusão do município no Sistema Nacional de Cultura, de acordo com Mano, é mais um esforço do seu governo de fazer crescer e expandir as ações culturais em Umarizal beneficiando grupos de dança, teatro, músicos, artesãos, e todos os artistas e talentos municipais.

Esse ano, mesmo enfrentando crise financeira, Mano, através da secretaria de Cultura já deu início ao fortalecimento da cultura local com a realização do São João e recentemente da festa de 55 anos de emancipação política de Umarizal que teve uma vasta programação cultural. Em setembro, o prefeito também garantiu total apoio a realização da festa do Sagrado Coração de Jesus.
Do site da Prefeitura de Umarizal

Nenhum comentário:

Postar um comentário