28 de ago. de 2013

RN terá 7 médicos cubanos

Do Novo Jornal
Com a chegada dos cubanos e a homologação da relação de inscritos no Ministério da Saúde, a relação do número de profissionais no Mais Médicos para o Rio Grande do Norte foi alterada, passou de 43 para 49, incluindo os sete estrangeiros vindos da ilha caribenha.
Ontem à noite, o Conselho Regional de Medicina anunciou que vai entrar na Justiça para não ser obrigado a registrar médico estrangeiro que não tenha sido submetido ao exame Revalida.
Os profissionais cubanos, escolhidos pelas entidades médicas brasileiras como símbolos do repúdio ao Mais Médicos, vão trabalhar nos municípios de São Tomé, Riacho de Santana e São Miguel que haviam ficado de fora da primeira inscrição do programa. Agora, o RN tem 19 municípios beneficiados pelo programa.
O Ministério da Saúde (MS) e as secretarias estadual e municipais de saúde no RN estão se preparando para o acolhimento aos profissionais selecionados pelo Mais Médicos. Além de Cuba, eles vêm da Argentina, Espanha, Itália, Portugal e Rússia.
Os sete médicos cubanos que vêm para o RN fazem parte dos 400 que vieram de Cuba em um acordo assinados entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Eles foram designados para unidades básicas de saúde de 701 cidades brasileiras inscritas no programa federal, mas que não tiveram adesão de nenhum profissional brasileiro ou estrangeiro na fase de seleção.
Segundo a apoiadora do MS, Solane Maria Costa, a chegada dos 49 médicos confirmados até ontem está sendo preparada por uma comissão estadual formada por membros do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) e Governo Federal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário