1 de fev. de 2013

Samu começa a funcionar em Pau dos Ferros, Apodi e Areia Branca

Médico Luiz Roberto, coordenador Estadual do SAMU 

O coordenador estadual do SAMU, médico Luiz Roberto Fonseca, informou ao Defato.com na manhã desta quinta-feira (31) que as unidades descentralizadas do SAMU dos municípios de Areia Branca, Apodi e Pau dos Ferros entraram em atividade.
A regulação dos pacientes destas cidades está sendo feita pela Central do Samu Metropolitano, localizada no município de Macaíba. O médico Luiz Roberto disse que assim como estas três, Assu também está sendo regulada a partir de Macaíba.
Ele destaca a importância do cidadão ter conhecimento de como funciona o sistema SAMU. Ele destaca que não vai aceitar em hipótese alguma (é uma determinação do Ministério da Saúde) que o gestor municipal transforme a unidade do SAMU em ambulancioterapia.
A princípio, a regulação dos pacientes de Mossoró e Natal não estão com a Central Estadual do SAMU, porém esta é a proposta do Governo do Estado. “Este é o melhor caminho, pois assim teremos o gerenciamento real dos leitos do SUS existente no estado”, explica Luiz Roberto.
Segundo Luiz Roberto, o Governo do Estado está aguardando a Secretaria Municipal de Saúde de Natal se organizar para também integra-la a Central Estadual de Regulação de leitos. O mesmo deve acontecer também com a Regulação do SAMU em Mossoró.
Após colocar em funcionamento as unidades de Areia Branca, Apodi e Pau dos Ferros, atendendo a população de aproximadamente 40 cidades, o próximo passo é colocar em funcionamento as unidades de Caraúbas, Baraúna e São Miguel.
Sala de estabilização - Todas as cidades que terão unidades descentralizadas do SAMU terão em seus respectivos hospitais uma sala de estabilização funcionando, com equipe médica completa. "O paciente é socorrido pelo SAMU do local da ocorrência para a sala de estabilização, onde tem o quadro estabilizado e daí enviado para o hospital de referência na região para o tipo de enfermidade do paciente", explica o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário