25 de jul. de 2012

Aizê de Souza Nunes - quarto Primeiro prefeito eleito pelo município de Almino Afonso/RN


Aizê de Souza Nunes, natural do município de Lucrécia-RN, filho do senhor Antônio de Souza Nunes e da senhora Josefa Lopes Nunes, nasceu no dia 15 de março de 1935. É professor, formado em Pedagogia, e exerceu também o cargo de secretário do município de Almino Afonso-RN.


Candidato a prefeito do nosso município no pleito realizado no dia 30 de novembro de 1969, tinha como companheiro de chapa o então vereador José de Souza Leite (Zé de Souza). A partir daí, o candidato a vice-prefeito não mais era votado. O senhor Aizê de Souza Nunes, que obteve 730 (setecentos e trinta) votos, teve como adversário o senhor Edmilson Carlos de Amorim, que tinha como companheiro de chapa o então vereador Adeirton Carlos de Souza e obteve 688 (seiscentos e oitenta e oito) votos.


Empossados no dia 31 de janeiro de 1970, cumpriram o mandato até 30 de janeiro de 1973. Observamos, portanto, que esse mandato durou apenas três anos. Essa nova gestão encontrou uma Câmara Municipal composta pelos seguintes vereadores, eleitos no pleito eleitoral realizado no dia 15 de novembro de 1966: João Luiz de Moura (Primeiro Vice-Presidente); Francisco Vitorino da Silva (Segundo Vice-Presidente); Adeirton Carlos de Souza; Fausto Carlos da Silva; Miguel Evangelista da Silva, Vicente Cordeiro Filho, Antonio Edilson de Oliveira e Nestor Rodrigues de Oliveira. Os dois últimos eram suplentes e assumiram as vagas dos vereadores José de Souza Leite (Primeiro Secretário), que renunciou ao mandato para assumir o cargo de vice-prefeito, e Antônio Duarte Filho (Brancau), que era segundo secretário, que na mesma data em que se deu a renúncia do primeiro, perdeu o mandato. Essa legislatura teve inicio em 31 de janeiro de 1967 e se estendeu até 30 de janeiro de 1971.


Em 15 de novembro de 1970, foi realizada nova eleição para vereadores. Os eleitos foram empossados em 31 de janeiro de 1971, para um período cujo término coincidiu com o do mandato do então prefeito Aizê de Souza Nunes, em 30 de janeiro de 1973. Foram eleitos nesse pleito: a vereadora Maria do Socorro Gomes (Primeira Secretária) e os vereadores Jurandir de Oliveira Leite (Presidente); João Luiz de Moura (Vice-Presidente); Nestor Rodrigues de Oliveira (Segundo Secretário); Francisco Vitorino da Silva; Iaponan de Souza Leite e Miguel Evangelista da Silva.


Observa-se que, a partir daí, o vice-prefeito não mais acumulava o cargo de presidente da Câmara Municipal e que, na composição desta, não mais existe as figuras do primeiro e do segundo vice-presidente. A partir daí, também foram realizadas eleições para todos os cargos, o que se repetiria a cada dois anos.


Na sua administração, o prefeito Aizê de Souza Nunes criou o ensino ginasial e o cooperativismo no município de Almino Afonso-RN.


Até então, os estudantes que, no nosso município, eram menos aquinhoados financeiramente, tinham de parar de estudar, pois, para continuar seus estudos, precisavam deslocar-se para outros centros, implicando despesas que os pais e/ou responsáveis, não tinham condições de custear. Portanto, só os mais abastados tinham condições de continuar os estudos. Para isso, passavam a residir em pensões, repúblicas, casas de parentes e até casas próprias compradas exclusivamente para esse fim.


No entanto, inserindo-se como exceção à regra, alguns estudantes de condições financeiras desfavoráveis teimavam em continuar os estudos e, assim como os negros que, em sua luta pela liberdade, refugiavam-se nos “quilombos”, procuravam abrigo nas casas dos(as) estudantes existentes, principalmente, em Natal e Mossoró para, assim, continuar a luta, através da educação, em busca de melhores dias não apenas para si, mas também para seus familiares e conterrâneos. Alguns desses, após vencerem as dificuldades e conseguirem alcançar seus objetivos, deixaram-se dominar pelo egoísmo.


Quem viveu essa época, deve estar recordando-se da chegada do trem à estação de Mossoró-RN, à qual muitos iam para esperar “a bolsa” – utensílio de palhas utilizado para conduzir gêneros alimentícios como leite (armazenado em garrafas de vidro), carne, etc. e, às vezes, entre estes, “uns trocados” (dinheiro) envoltos em um bilhete que trazia as notícias da família e da cidade – que vinha sob a responsabilidade do “dono do restaurante” (um dos vagões do trem era adaptado para a venda de lanches e bebidas, das quais a mais servida era o conhaque). Lembro-me muito bem de seu Arnaldo.


Com a criação do nosso curso ginasial pelo prefeito Aizê de Souza Nunes, nossos estudantes passaram a ter a oportunidade de continuar os estudos no próprio município. A maior dificuldade enfrentada pelo prefeito Aizê para isso, foi a falta de professores.


Naquela época, para ingressar no curso ginasial, os estudantes tinham de submeter-se ao “exame de admissão” (exame que se assemelhava ao vestibular), o que se dava porque não existiam vagas suficientes nas escolas para atender à demanda. Essa situação, nas escolas estaduais, teve seu fim na década de 1970, quando nossos governantes passaram a investir, de forma intensa, na construção de prédios escolares, criando, dessa forma, condições físicas (espaços) suficientes para atender a todos.


Pensando na melhoria das condições de vida do seu povo, o prefeito Aizê de Souza Nunes também via no cooperativismo uma das soluções, chegando a criar, no município, uma cooperativa (COAFA), cujo objetivo era vender diversos produtos como, por exemplo, gêneros alimentícios, que eram vendidos por preços menores que os praticados no comércio local.


Nesse período, também, foi fundado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Almino Afonso-RN, o primeiro segmento da nossa sociedade civil a se organizar. Também nesse período, na divisa entre os municípios de Antônio Martins-RN e Almino Afonso-RN, foi inaugurado o açude da Trincheira (Latão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário