6 de dez. de 2019

Prefeitura de Umarizal integrará plano emergencial para recuperação da parede do açude Rodeador




 O secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Lázaro Dias e o vice-prefeito Raimundo Dias Pinheiro participaram nesta terça-feira, 03, da 9ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró.

 O encontro aconteceu no auditório da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Umarizal e contou com a participação do diretor geral do Instituto de Gestão das Águas (IGARN), Auricélio Costa.  A principal pauta do encontro foi o açude Rodeador, que abastece os municípios de Umarizal e Rafael Godeiro.

 Foi discutido os problemas encontrados na sua estrutura após uma inspeção e também a recente abertura da comporta do reservatório. “Lá ficou encaminhado um plano emergencial para a recuperação e manutenção da parede do açude do Rodeador tendo em vista que os técnicos fizeram um levantamento e analisaram que existem alguns problemas que precisam ser solucionados”, destacou Lázaro. 

 Uma parceria deverá ser firmada entre Governo do Rio Grande do Norte, prefeituras de Umarizal e Rafael Godeiro e Companhia de Águas do RN (CAERN), para fazer a manutenção da estrutura do açude.  Sobre a abertura da comporta, ficou decidido que ela ficará aberta até o mês de março de 2020. 

“Foi feita toda uma explanação pelo analista que entende do reservatório e disse que é seguro, diante da capacidade que ele tem e da quantidade de água que será liberada. Foi deixado claro que isso poderá acontecer sem prejudicar o abastecimento da zona urbana”, detalhou Lázaro Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário