20 de out. de 2015

Instituto alerta para onda de calor e baixa umidade no Oeste do RN

Foto: Josemário Alves
19 Out
12:10 2015

Por Josemário Alves

Até a próxima terça-feira (20), os municípios que compõem a região Oeste do Rio Grande do Norte deverão ser atingidos com uma onda de calor e baixa umidade relativa do ar. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitido no domingo (18).

Segundo estudos, o principal causador é o fenômeno meteorológico El Niño, que provoca um grande aquecimento no Oceano Pacífico Equatorial e muda a circulação dos ventos sobre a América do Sul. Isso dificulta a entrada de massas de ar polar no Brasil.

O Inmet informa que o extremo Oeste potiguar é uma área considerada de perigo potencial, com umidade chegando a 25%.

Devido a isso, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. A baixa umidade e o calor intenso poderão provocar ressecamento das vias aéreas, sangramentos e a intensificação de problemas respiratórios.

Para amenizar o desconforto e evitar problemas de saúde mais sérios, especialistas recomendam ingerir bastante líquido, usar umidificadores de ar e aplicar soro fisiológico nas narinas, para quem tem problemas respiratórios como rinite e sinusite.


Fonte: http://www.mossorohoje.com.br/noticias/3838/19-10-2015/Instituto-alerta-para-onda-de-calor-e-baixa-umidade-no-Oeste-do-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário