16 de out. de 2014

Imprensa Nacional destaca virada na eleição para governador do RN


Está na Folha de São Paulo
O atual vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), largou na frente na disputa pelo segundo turno no Estado.
Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta (15) mostra o candidato com 45% das intenções de voto, sete pontos à frente do presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), com 38%.
Votos brancos e nulos somam 12%, e os indecisos são 5%. Esta é primeira pesquisa do segundo turno encomendada pela Inter TV Cabugi, afiliada da TV Globo.

Quando analisados apenas os votos válidos, ou seja, sem contar com brancos, nulos e indecisos, Faria tem 54% e Alves, 46%.
No primeiro turno, Henrique Eduardo Alves, que lidera uma coligação de 17 partidos, incluindo PSDB e PSB, obteve 47% dos votos. Robinson Faria, que na última semana de campanha do primeiro turno recebeu declaração de apoio do ex-presidente Lula, obteve 42%.

O professor Robério Paulino (PSOL), que obteve 9% dos votos, agora optou por não apoiar nenhum dos candidatos.

REJEIÇÃO
De acordo com o Ibope, Henrique Eduardo Alves tem 47% de rejeição. O nome do presidente da Câmara foi mencionado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa em delação premiada no caso que envolve corrupção na estatal. O presidente da Câmara nega qualquer participação no esquema.

Robinson Faria tem 35% de rejeição. Contra ele pesa o fato de ser vice da impopular governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que não declarou apoio a nenhum dos dois candidatos.
O Ibope também questionou quem os eleitores acham que será o próximo governador, independentemente da intenção de voto. Os dois candidatos empatam em 43%. Não souberam ou não responderam, 14%.

O Ibope ouviu 812 eleitores em 39 municípios entre 12 e 14 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Eleitoral Regional) do Rio Grande do Norte sob o número RN-00043/2014.

Está no Estadão
O candidato do PSD ao governo do Rio Grande do Norte (RN) está na liderança pelo governo do Estado, com 54% das intenções de votos válidos, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Inter TV Cabugi. Henrique Eduardo Alves (PMDB) tem 46%.
Levando em conta os votos totais, quando são incluídos os votos brancos, nulos e dos eleitores indecisos, Robinson Faria tem 45% e Henrique Alves, 38%. Os brancos e nulos somam 12% e ‘não sabe’ 5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário