10 de dez. de 2013

O PMDB do RN não quer entrar na “dividida” do PT

Com a decisão da Câmara de Recursos da executiva nacional do PT que proclamou Eraldo Paiva como presidente reeleito do diretório estadual do partido e com a confirmação do comando da legenda nas mãos do deputado estadual Fernando Mineiro, o PMDB do Rio Grande do Norte não quer entrar “nessa dividida”, me garantiu uma fonte de Brasília. Segundo essa mesma fonte, o grupo liderado por Mineiro, ao contrário da deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN), pré-candidata ao Senado, não deseja uma aliança com os peemedebistas no estado. Daí o partido de Henrique Eduardo Alves ficar escabreado quanto a uma possível aliança local. Teme o efeito orloff. Ou seja, o PT ser o DEM amanhã. Vide eleição de Rosalba Ciarlini ao Senado com Garibaldi candidato a governador.
Somado a isso a nova crise à vista entre a presidente Dilma Rousseff e a sua base no Congresso que a imprensa nacional noticia hoje. A duas semanas do fim dos trabalhos legislativos, o Palácio do Planalto deu ontem duas más notícias aos aliados: avisou que vai descumprir o acordo que previa a liberação de R$ 12 milhões em emendas por parlamentar da base, comprometendo-se apenas com os R$ 10 milhões já garantidos desde outubro; e que Dilma deve vetar a regra do Orçamento Impositivo, aprovada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, que aguarda sanção presidencial. Proposta essa feita pelo deputado Henrique Eduardo Alves ainda em campanha para a presidência da Câmara e colocada em pauta dias atrás.
A fonte me garantiu também que “nem que a vaca tussa” o ministro Garibaldi Alves (PMDB-RN) será candidato novamente ao governo. E disse mais: o guarda-chuva para abrigar uma candidatura da vice-prefeita de Natal e presidenta estadual do PSB Wilma de Faria a deputada federal, e até mesmo ao Senado, ainda não foi fechado. Acredita a fonte, no entanto, que até passar o carnaval muita conversa ainda vai rolar.
Indaguei se o fato do PSB ter candidatura própria à sucessão Presidencial – governador Eduardo Campos (PE) – não implicaria num impedimento de uma eventual aliança entre o PMDB e o PSB no estado. Ela me disse que não, por se tratar de uma aliança proporcional, no caso Wilma saindo para deputada federal. A fonte me disse que isso continua sendo trabalhado.
Quanto ao candidato do PMDB ao governo do estado, essa mesma fonte só garantiu que Garibaldi não é o nome. E só! Disse pra ela que a eleição pra governador no Rio Grande do Norte está mais parecendo eleição pra síndico de condomínio, o que concordou.
- Na verdade só tem uma pessoa que quer ser candidata a governador; Robinson Faria, afirmou a fonte.
Brinquei: também com um condomínio onde a taxa de inadimplência é altíssima ninguém quer ser o síndico. A fonte riu e concordou.
A conferir!
Acesse o blogdobarbosa http://blogdobarbosa.jor.br/novo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário