19 de ago. de 2013

Capacitação: Merendeiras vão aprender a incluir peixe tilápia na alimentação escolar; Prefeitura quer fortalecer piscicultura



Merendeiras do município de Umarizal serão capacitadas para aprender como incluir o peixe tilápia na alimentação escolar de crianças e adolescentes. O curso acontecerá no em Apodi, região do alto oeste, de 20 a 23 de agosto. A prefeitura de Umarizal está viabilizando a ida das merendeiras assim também com a participação das mesmas na capacitação.

“É um projeto que o Sebrae também tem e está desenvolvendo em parceria com os municípios parceiros, de incluir o peixe na merenda escolar, nas creches e escolas”, explicou o prefeito Mano.

De acordo com o gestor, as merendeiras e uma nutricionista do município passarão pelo treinamento para saber como se utilizar de forma saudável o pescado na merenda escolar. “O município esta destinando quatro pessoas, além da nutricionista pra fazerem essa capacitação. Quando voltarem elas serão multiplicadoras do que aprenderam. Resumindo vão passar para as outras merendeiras como trabalhar com o peixe, e isso é mais uma parceria com o Sebrae”, disse.

Mano destacou que a iniciativa, além de garantir uma alimentação nutritiva, saudável e de qualidade, fortalece a agricultura familiar local já que o peixe será comprado dos próprios pescadores do município.

Projeto fortalece a cadeia produtiva familiar

A prefeitura de Umarizal vem buscando fortalecer a produção de pescados no município. Projeto de Lei (PL) nesse sentido, de autoria do executivo, foi encaminhado pelo prefeito Mano para Câmara Municipal e aprovado pelos vereadores. O PL 010/2013 cria o Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar, bem como utilizar recursos na promoção de ações de apoio e incentivo à atividade.

Em seu art. 1º a referida lei (Já sancionada pelo prefeito Mano), destaca que os recursos municipais poderão ser utilizados para promover ações de apoio e incentivo ás atividades da piscicultura na fase de implantação (construção de tanques), visando aumentar a produção e agregar renda às famílias rurais.

Ainda de acordo com a lei municipal, os recursos utilizados deverão ser ressarcidos ao município pelos produtos como peixe e camarão, para instituições municipais após o primeiro ciclo de produção.
Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal
(84) 9921-1164
Grato pela divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário