5 de jun. de 2012

“Rosalba é uma das piores gestões que o RN já teve”



Fátima Bezerra04

"O governo do DEM no Rio Grande do Norte é um fracasso", define a deputada federal Fátima Bezerra (PT), abordada sobre a gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) nestes 500 dias de governo. A avaliação da petista é dura. Simplesmente, afirma que o governo não tem projeto. "Infelizmente, é uma das piores gestões que o RN já teve", diz, classificando o governo de "autoritário, centralizador e incompetente". Para Fátima Bezerra, "a frustração está em todo o Estado, em todos os setores", afirma e constata: "É o que pode ser observado nas pesquisas de opinião", afirma.
"Estamos caminhando para a metade do mandato de Rosalba e não conseguimos enxergar nada de novo, pois um governo que vive no passado, olhando pelo retrovisor, não tem a menor condição de avançar. O feito do DEM, até agora, foi conseguir a façanha de desmantelar o que antes funcionava no Estado", afirmou a petista.

Segundo ela, ao descumprir promessas de campanha, a governadora frustrou as expectativas da população. Ela disse que os programas do governo federal foram desrespeitados pela gestão democrata. Além disso, acusou Rosalba de falhar ao não construir os acessos do novo aeroporto. "Para um governo com o slogan 'fazer acontecer' é no mínimo estranho que sequer os projetos idealizados pelo governo anterior, realizados com recursos oriundos do governo federal, avançaram. Exemplos disso são os acessos ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, a duplicação e manutenção de estradas, obras de infraestrutura hídricas e os parques eólicos", afirma a petista.

Segundo a deputada do PT, administrativamente, o governo Rosalba é "um caos"; politicamente, é conservador e autoritário. "Como exemplo disso basta citar a postura da governadora no enfrentamento da greve dos servidores públicos", recorda, fazendo menção ao descumprimento dos planos de cargos e salários e a dura repressão aos funcionários que lutam por seus direitos.

A falta de secretários nas principais secretarias estaduais também é vista com ressalvas pela petista, que aponta o setor de saúde como o mais preocupante. Ela também critica a imagem negativa do RN fora do estado. "A gestão agoniza, o RN ficou meses sem secretários em áreas estratégicas como segurança pública. A saúde continua sem gestor num momento em que a assistência à população vai chegando ao fundo do poço. O RN tem sido notícia frequente na mídia nacional devido a toda essa crise na saúde", observou.

“Governo promove arrocho salarial violento e desmonte da máquina”
No tocante ao estilo de governar, Fátima Bezerra considera a prática de Rosalba desrespeitosa e diz que sua gestão é avessa ao diálogo. "O funcionalismo estadual vive a base de água e sal. Lamentação e descontentamento, é o que sente os servidores diante desse governo que tem se mostrado avesso ao diálogo, tratando o funcionalismo de forma desrespeitosa não cumprindo os acordos firmados com diversas categorias", diz.

Ao sinalizar para a terceirização dos serviços públicos, o governo parte para o que a deputada classifica como "desmonte cruel" da máquina pública. "O governo promove um arrocho salarial violento em cima do funcionalismo, avança em direção ao desmonte cruel da máquina pública com o projeto de lei que preconiza a privatização dos serviços públicos numa demonstração clara do desmonte da máquina".

Por fim, Fátima diz que o governo Rosalba reza na cartilha do DEM e dos aliados PSDB e PPS, por isso que "está igualzinho à oposição no plano nacional. Perdido, sem rumo, sem plano, sem projeto". A deputada conclui afirmando o seguinte: "O que dói é que quem arca com as consequências é a população que não merece um tratamento deste", finalizou.

Deu no Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário