19 de abr. de 2012

Bancada do RN busca apoio para amenizar efeitos da seca


A governadora Rosalba Ciarlini e os parlamentares da bancada do Rio Grande do Norte estiveram no Ministério da Integração Nacional, nesta quarta-feira (18), para pedir que o governo federal apresente medidas que amenizem os efeitos da seca na região. Dos 167 municípios do RN, 139 já decretaram estado de emergência. A estimativa é que 500 mil pessoas sejam afetadas.
De acordo com o ministro Fernando Bezerra, o Executivo está concluindo levantamento para apontar as principais áreas atingidas e destinar recursos emergenciais para essas cidades. Além disso, vai enviar carros-pipa e cestas básicas para alguns municípios. E ração será doada para os rebanhos. “Também ouvimos do ministro que serão concedidas novas linhas de crédito e incentivos ao pequeno agricultor”,disse o deputado Felipe Maia, presente na reunião.

O ministro destacou que grande parte dos recursos será liberada via programa Água para Todos. Segundo Fernando Bezerra, o governo deve repassar cerca de R$ 1,1 bilhão para os projetos de infraestrutura hídrica em todo o país.

Segundo levantamento realizado pelo site UOL, o número de municípios que declararam estado de calamidade por conta da estiagem que atinge o Nordeste é o maior dos últimos cinco anos. Cerca de quatro milhões de pessoas estão em áreas atingidas. De acordo com o portal, 458 municípios estão com decretos em vigor,o que representa aumento de 469% em relação ao número de cidades com decretos reconhecidos pelo governo federal, em 2011.

Além do deputado Felipe Maia, compareceram à reunião os senadores José Agripino, Garibaldi Alves e Paulo Davim; o ministro Garibaldi Alves Filho; os deputados federais Sandra Rosado, Rogério Marinho, João Maia e Henrique Eduardo Alves; o deputado estadual Walter Alves e os secretários Betinho Rosado e Gilberto Jales.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 07:31

Nenhum comentário:

Postar um comentário