24 de fev. de 2011

"Dois casos de dengue hemorrágica confirmados"



Mossoró já registrou os dois primeiros casos de dengue tipo hemorrágico deste ano. A informação foi confirmada pela Vigilância à Saúde. O órgão, no entanto, não informou dados sobre os pacientes, nem detalhes acerca das notificações deste tipo da endemia.

De acordo com o último levantamento divulgado pela Vigilância à Saúde, foram notificados no município 252 casos de dengue, dos quais 158 foram confirmados. O número de pessoas infectadas somente nos primeiros meses de 2011 supera os 133 casos registrados em todo o ano passado.

Em termos proporcionais, no ano passado foram confirmados uma média de 11 casos de dengue por mês. Enquanto que neste ano, a média mensal está em torno de 78 casos. O crescimento é preocupante e o alerta já foi feito pela Vigilância à Saúde.

Desde o início do ano, o Ministério da Saúde aponta Mossoró como uma das 24 cidades brasileiras com risco de surto de dengue. As recentes estatísticas reforçam essa previsão, embora o número de casos de dengue confirmados ainda não se configure como surto de epidemia. Diante do quadro, a Vigilância convoca a população a se unir no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Apesar das ações e campanhas desenvolvidas constantemente pelo órgão para prevenir a doença, a participação da sociedade é de suma importância para alcançar o objetivo esperado: controlar e reduzir os casos da doença no município.

As recomendações básicas para prevenir a doença são conhecidas pela população, como não deixar água parada, cobrir todos os potes e baldes, limpar frequentemente geláguas e geladeiras frost free. No entanto, esses hábitos simples precisam ser adotados na prática para mudar o quadro da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário