24 de jan. de 2014

Afastada pelo TRE, governadora do RN reajusta salários de professores

Aumento de 8,32% foi anunciado na tarde desta sexta-feira (24).
Governadora Rosalba Ciarlini foi afastada do cargo por decisão do TRE.

Do G1 RN
Comente agora
Governadora sorri ao assinar reajuste para professores da rede estadual de ensino do RN (Foto: Ivanízio Ramos)Governadora sorri ao assinar reajuste para professores da rede estadual de ensino (Foto: Ivanízio Ramos)
Afastada do cargo pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), anunciou nesta sexta-feira (24) o reajuste de 8,32% para professores ativos e inativos da rede estadual de ensino durante despacho administrativo com a secretária de Educação, Betânia Ramalho. A chefe do Executivo Estadual também anunciou a adição da progressão horizontal a partir de março a todos os professores e especialistas, bem como autorizou o pagamento do terço de férias a todos os servidores da pasta da Educação.


De acordo com o governo, o aumento de 8,32% será pago em fevereiro retroativo a janeiro e obedece ao Piso Nacional com percentual definido pelo Ministério da Educação. A secretária de Educação, Betânia Ramalho, declarou que além da progressão horizontal, já foram pagos quinquênios e mais de três mil aposentadorias represadas desde 2006. “Fizemos tudo isso para mostrar que o governo está promovendo uma reposição de direitos que não foram cumpridos em anos passados”, disse.

A governadora também adiantou que encaminhará para a Consultoria Geral do Estado o projeto de lei que altera o porte das escolas da rede estadual. Os projetos serão encaminhados à Assembleia Legislativa tão logo o ano legislativo seja iniciado.

A secretária de Educação acrescenta que a alteração do porte das escolas incide na gratificação dos diretores, de acordo com o tamanho das escolas. Pela nova proposta da governadora, os diretores terão a gratificação atual dobrada em praticamente todos os portes. Além disso, os diretores das Diretorias Regional de Educação (Dired) também receberão aumento na gratificação. “Isso é um reconhecimento muito importante para aqueles que contribuem efetivamente para o fortalecimento da educação”, encerrou a secretária.

Afastamento

Rosalba foi condenada por abuso de poder econômico e afastada do cargo por uma decisão do TRE que ainda a tornou inelegível por oito anos. A decisão do pleno ainda cassou os mandatos de Cláudia Regina (DEM) e de Wellingtton Filho (PMDB), prefeita e vice-prefeito de Mossoró, respectivamente. Ambos também estão inelegíveis 8 anos. A decisão do TRE foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico nesta quinta-feira (23).

A defesa da governadora já recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar suspender a decisão do TRE. O mandado de segurança que pede a suspensão do acórdão do TRE foi protocolado pelos advogados Felipe Augusto Cortez, Esequias Pegado Cortez e Thiago Cortez, no início da tarde desta sexta e ainda aguarda distribuição entre os ministros do TSE.
Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa do RN (Foto: Canindé Soares)Ricardo Motta, presidente da Assembleia do RN
(Foto: Canindé Soares)
Enquanto isso a Assembleia Legislativa do RN marcou para este sábado (25) às 9h30 a sessão extraordinária de posse de Robinson Faria no Governo do Estado. A Mesa Diretora da Casa deliberou a publicação de edital no Diário Oficial do Estado convocando os deputados estaduais que se encontram em recesso parlamentar.

De acordo com o deputado Ricardo Motta, presidente da AL, é necessário o quórum mínimo de 8 deputados, um terço do número de deputados que compõem a Casa.

FONTE: G1.COM/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário