11 de fev. de 2011

Socialistas divergem quanto a candidatura de Wilma

LUÍS JUETÊ
Da Redação

A possibilidade da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) disputar a prefeitura de Natal no embate eleitoral do próximo ano tem dividido as opiniões entre os socialistas. Na quarta-feira passada, Wilma na condição de presidente do Partido Socialista Brasileiro no Rio Grande do Norte reuniu a bancada do partido na Câmara Municipal de Natal no sentindo de iniciar as discussões em torno do processo sucessório de 2012. Enquanto uma corrente da legenda defende a candidatura da ex-governadora a chefia do Poder Executivo natalense, outra ala entende que ela deve se preservar para o pleito de 2014 concorrendo novamente ao governo do Rio Grande do Norte ou mesmo a uma cadeira no Senado da República.
"Eu entendo que a nossa presidente Wilma de Faria deve se preservar para a disputa de 2014 onde todos nós sabemos que ela tem um projeto de disputar novamente o Governo do Estado ou uma cadeira no Senado. Mas, existe a certeza de que o Partido Socialista Brasileiro vai participar diretamente da sucessão em Natal, fazendo alianças e discutindo com a militância o caminho que deve ser seguido no pleito", disse o vereador Enildo Alves se considerando um "wilmista de carteirinha". Ele integra a corrente que acha necessária a preservação da ex-governadora para os próximos embates eleitorais em nível de Rio Grande do Norte.
O parlamentar natalense chegou a defender que a ex-governadora concorra a uma cadeira na Câmara Municipal de Natal. Enildo Alves justificou o seu raciocínio argumentando que ao disputar um mandato de vereadora, Wilma de Faria teria uma tribuna permanente para discutir não só os problemas de Natal, mas todo Estado como um todo. "Não se surpreenda se a ex-governadora disputar um mandato de vereadora em Natal, porque assim ela terá uma tribuna para falar sobre os problemas que afetam Natal, as suas comunidades e também em relação ao Rio Grande do Norte. E, no que se refere a chapa majoritária, o PSB pode indicar um candidato a vice e que poderá ser o companheiro de chapa da prefeita Micarla de Souza. Tudo depende das conversações", explicou Enildo.
Ainda em relação a primeira reunião do Partido Socialista Brasileiro após o último pleito, que ocorreu no apartamento da ex-governadora do Rio Grande do Norte e presidente do diretório estadual da legenda, Wilma de Faria, ficou determinado também que será feito trabalho direcionado a reestruturação e o fortalecimento do partido, visando os rumos que tomarão para o pleito de 2012 e será formado um "bloco independente" na CMN.
A vereadora Júlia Arruda, que é defensora da candidatura de Wilma de Faria á prefeitura da capital do Rio Grande do Norte, informou por intermédio de sua assessoria de comunicação que, no encontro provocado por cinco vereadores da bancada da legenda, ficou definido, por exemplo, que será feito um trabalho intenso nas quatro regiões administrativas de Natal. "Com a base fortalecida nos prepararemos para o pleito de 2012, podendo ser uma candidatura própria ou optando por uma com alianças", acrescentou Julia, dizendo ainda que "O PSB fortalecido referenda e credencia uma possível candidatura da nossa maior líder, Wilma".


PSB vai adotar postura de independência em Natal

Com esse primeiro passo visando a eleição 2012, a bancada pessebista, que era maioria de situação na Câmara para a prefeita Micarla de Sousa (PV), será agora independente e pode tornar-se, em breve, majoritária de oposição. No entanto, Júlia não integrará o bloco independente.
"Continuo coerente na oposição", confirmou a parlamentar socialista, que nos dois anos da administração Micarla de Souza é a única do detentora de mandato filiada ao PSB a não integrar a bancada de situação.
Outro objetivo foi a abertura do diálogo interno e que, a partir de agora, os vereadores sejam escutados e participem das principais decisões que o partido tomar. Os cinco vereadores presentes - Júlia Arruda, Júlio Protásio, Franklin Capistrano, Bispo Francisco de Assis e Adenúbio Melo - reafirmaram o compromisso com a legenda e com os rumos que o partido tomará. Também participaram da reunião também a presidente do diretório municipal do PSB, Márcia Maia, e secretário executivo do diretório estadual, Genildo Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário